• assinatura jornal

Notícias Esperantina

21 de novembro de 2016

Dia da Consciência Negra é comemorado na cidade

Dia da Consciência Negra é comemorado em Esperantina

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é comemorado em Esperantina como feriado municipal e marca a luta contra o preconceito racial e pela valorização da raça negra na formação do povo brasileiro e na cultura do nosso país.

A data também homenageia o líder Zumbi e o Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência à escravidão no Brasil.

A comunidade quilombola Olho D’água dos Negros, em Esperantina realiza hoje (20) durante o dia inteiro uma vasta programação alusiva a data com atividades religiosas, culturais e esportivas, encerrando com uma grande festa, para comemorar a data.

A programação que teve inicio as 09:00 horas com Santa Missa, no encerramento dos festejos de São Benedito, padroeiro da comunidade. Após a missa grupos de jovens das comunidades realizaram apresentações de danças, roda de capoeira e tambor de crioulo.

Para o líder comunitário Antonio dos Santos o evento é muito importante em que demonstra a conquista de Palmares e que os negros precisam cada dia buscar seus direitos porque ainda existe muitos preconceitos no Brasil.

O presidente do sindicato de trabalhadores rurais de Esperantina Antonio André falou da importância do evento." É uma junção da cultura do nosso município no Olho D'Água dos negro, é feliz quem resgata sua historia e a juventude deste local participa e preserva isto todos os anos". Disse Antonio André.

A professora de Antropóloga da universidade Federal do Piauí Márcia que trouxe um grupo de alunos de ciências sociais para realizar um trabalho na comunidade falou que é uma experiência muito louvável para os alunos pois veem de perto a realidade das famílias. "Este evento de hoje foi uma oportunidade de trazer alunos de graduação de ciências sociais para conhecer a comunidade e interagir com as pessoas do lugar, trocar ideias é um momento de aprendizagem e uma oportunidade importante".

A prefeita Vilma Amorim que participou do evento logo desde as primeiras horas falou o que representa o dia da consciência negra no município. "Quero parabenizar a comunidade Olho D'Água que cada ano fortalece a luta do movimento negro e que não deixam a historia deles morrerem e além de Olho D'água tem a comunidade Curralinhos Vereda dos Anacletos que são comunidades quilombolas, este momento que resgata questões que já foram perdidas e hoje principalmente neste momento que estamos vivendo o preconceito e o racismo esta voltando a tona então gente precisa fortalecer estes movimento para tenhamos uma sociedade mais justa, e aqui através da religião da dança elas estão resgatando o que de bom no movimento e a gente como gestora estamos contribuindo e vamos cada vez mais fortalecer atividades como esta". Disse a prefeita.

Na comunidade Olho D’água dos Negros atualmente vivem cerca de 87 famílias que vivem do extrativismo, de hortas, criação de pequenos animais e também da roça do toco.

18 de novembro de 2016

Secretário da Justiça trata de segurança prisional para Penitenciária

Secretário da Justiça trata de segurança prisional para Penitenciária de Esperantina

O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, acompanhou, nessa quinta-feira (17), vistoria na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebêlo, em Esperantina. Na oportunidade, foram discutidas estratégias a serem implementadas nos próximos meses na área de segurança prisional. O assunto foi tratado com o gerente da unidade, Agnaldo Lima Matos, e colaboradores. Na mesma reunião, foram tratadas outras ações a serem implantadas, como o consultório odontológico da unidade.

Segundo o gestor, a visita representa uma agenda administrativa com o acompanhamento do grupo de vistoria. “Hoje, nesse acompanhamento, traçamos algumas estratégias a serem desenvolvidas de hoje até janeiro de 2017”, pontua Daniel Oliveira, acrescentando que a gestão do sistema prisional presta apoio à gerência da Penitenciária de Esperantina com a finalidade de garantir a segurança da unidade.

O gestor explica, ainda, que a visita ao presídio representa um compromisso com a manutenção da ordem no estabelecimento prisional. “É um plano de segurança para evitarmos incidentes como os que aconteceram recentemente. A ideia nossa é reforçar, com esse planejamento estratégico, as ações de segurança para garantir a segurança na unidade”, ressalta Oliveira.

Daniel destaca, também, que está em desenvolvimento, no sistema prisional, a estratégia de responsabilidade compartilhada entre as unidades. “No Piauí, temos ações para desafogar o sistema penitenciário, como aqui em Esperantina, a estratégia de fazer um rodízio em que a unidade recebe presos de outras unidades e também compartilha responsabilidades”, comenta o secretário.

03 de novembro de 2016

Estado entrega reforma do Mercado de Esperantina até o fim do ano

Estado entrega reforma do Mercado de Esperantina até o fim do ano

O  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura  (Seinfra), está reformando o mercado público do município de Esperantina, no Norte do Piauí. A  secretária da Infraestrutura, Janaínna Marques, visitou a obra nessa terça-feira (1º). De acordo com a gestora, a expectativa é que, até o final deste ano, o novo mercado seja inaugurado.

A obra teve início no ano de 2013, estava parada há 7 meses e foi retomada pela Seinfra no ano passado. A nova estrutura conta com ampla praça de alimentação, restaurantes, espaço para artesanato, 78 boxes, banheiros feminino e masculino, escada, elevador para acessibilidade e um reservatório de água com capacidade de 40 mil litros.

“Essa obra é uma reivindicação antiga da população de Esperantina. Por isso, estamos trabalhando para dar celeridade a conclusão dessa nova estrutura. É uma preocupação minha, assim como do governador Wellington Dias, que esta obra seja inaugurada em breve. A nossa expectativa é que, até o final desse ano, a obra seja concluída, confirmando, assim, o nosso compromisso de trabalho com o povo dessa região”, afirmou Janaínna Marques.

A obra teve o valor licitado em R$ 2.601.554. Para a realização do serviço, foi contratada a mão de obra local. Cerca de cem comerciantes serão beneficiados o novo Mercado Público de Esperantina.

17 de agosto de 2016

I Seminário de Agricultura Familiar é realizado em Esperantina

I Seminário de Agricultura Familiar é realizado em Esperantina

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, esteve presente no "I Seminário de Agricultura Familiar do Território dos Cocais - Estratégias para fortalecer a cidadania no campo", realizado em Esperantina. O evento foi realizado pelo Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), SDR (por meio da Unidade do Crédito Fundiário), Secretaria Especial da Agricultura Familiar e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário.

O seminário envolveu agricultores, representantes de associações e sindicatos de trabalhadores rurais e estudantes de todo o território que discutiram temas relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar em todos os seus estágios, da produção à comercialização.

Francisco Limma ressaltou a importância da continuidade da organização dos agricultores que da busca pelos desafio, já que o Piauí tem uma maior proximidade com o meio rural e a agricultura familiar. "Temos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza que tem recurso no orçamento e pode ser utilizado para continuar apoiando essas atividades dos agricultores familiares, mesmo que não venha recurso do governo federal para o Piauí", declarou o secretário.

O gestor citou a parceria do Banco Mundial para apoiar pequenos projetos como casas de farinha, hortas ou criação de animais de pequeno porte. Segundo ele, estas e outras ações mostram que o Estado está empenhado a incentivar a agricultura familiar.

13 de julho de 2016

Seletiva para escolha da rainha, miss e mister do Festival do Peixe

Seletiva para escolha da rainha, miss e mister da II Edição do Festival do Peixe 2016

Aconteceu na tarde desta terça-feira (12/07) a Seletiva para o desfile de Mister, Miss e Rainha da II edição do Festival do Peixe de Esperantina que acontece no dia 29 de julho durante o evento.

O Festival do Peixe é uma organização da Prefeitura Municipal de Esperantina.

A seletiva aconteceu no auditório Sonha Amorim da Biblioteca Municipal Antônio Otávio de Melo. Foram 58 inscritos, ficando na seguinte classificação:

Mister

David Lages, Marcos Henrique, Darlyson Jordão, Miguel Filho e Carlos Felipe

Miss

Erika Machado, Ianca Sâmia e Beatriz Costa

Rainha

Bianca Oliveira, Carla Sayane, Raylla Chaves, Isabelle Lages, Joane Costa, Samara Nicolly, Patrícia Marques, Lígia Amorim, Maria Clara e Juliana Amorim

01 de julho de 2016

Prefeita entrega academia de saúde a população de Esperantina

Prefeita Vilma Amorim entrega academia de saúde a população de Esperantina

A prefeita Vilma Amorim entregou no início da noite de quarta–feira (29), a Academia de saúde no centro da cidade de Esperantina.

“Não basta ter a emenda é preciso competência para tirar as obras do papel”. Disse a prefeita.

A prefeita Vilma Amorim ao assumir o mandato em 2014 encontrou várias obras paralisadas e inacabadas a exemplo da obra da academia de saúde que fica no centro de Esperantina.

Abandonada e questionada pelos órgãos de controle e o Ministério da Sáude que é o destinador dos recursos e  servindo apenas para vândalos a academia que hoje leva o nome do saudoso magarefe o senhor Domingos Moreno, teve uma atenção dos técnicos da prefeitura para retomar a obra.

A prefeita Vilma Amorim com sua competência e sendo a gestora mais transparente do estado do Piauí segundo o Ministério Público Federal entregou a comunidade na tarde de ontem quarta feira dia 29 a obra concluída e totalmente equipada para todos moradores de Esperantina.

“Não basta ter os recursos, é preciso tirar as obras do papel e esta tem sido a minha prioridade, porque o mais importante é que as obras sirvam para comunidade e não apenas para falatórios e poses para fotos”. Comentou a prefeita.

O espaço que conta com equipamentos para a prática de atividades físicas (barras para flexão, pranchas abdominais e barras para alongamento) é mais um instrumento disponível pela gestão a população de Esperantina.


Vilma lembrou ainda de outros espaços recém entregues por sua gestão a população a exemplo da Praça Diógenes Rebelo e Biblioteca municipal, locais que se transformaram em verdadeiros espaços de lazer para crianças, jovens e adultos.

Além da prefeita Vilma Amorim, a inauguração da  academia foi prestigiada ainda pelo vice–prefeito Jânio Filho, vereadores Zé Germano, Luiz Ana, Domingos Luiz e Jânio Aguiar, Dr. Almir Rebelo,  secretários e moradores.

Várias atividades físicas foram realizadas por integrantes de academias locais e educadores físicos do município.

29 de junho de 2016

Prefeita inaugura mais um Ginásio Poliesportivo na zona rural

Prefeita Vilma Amorim inaugura mais um Ginásio Poliesportivo na zona rural

A Prefeita Vilma Amorim fez a entrega na manhã do último domingo, 26 de junho, da obra de construção de um Ginásio Poliesportivo na comunidade Boi Velho. A construção atende os padrões FNDE, e está situada ao lado da escola da referida localidade. Durante a solenidade, a prefeitura fez ainda a entrega do serviço de recuperação da estrada que dar acesso a região, em um total de 18km.

O referido ginásio leva o nome do saudoso Paulo Memória Franco, pelos relevantes serviços prestados a população da região. Um grande público se fez presente a comemoração da entrega da tão sonhada praça esportiva que irá atender a população da região.

Além da prefeita Vilma Amorim esteve presente o vice-prefeito Jânio Filho, os vereadores Zé Claudio, Domingos Luiz e Luiz Ana, além de secretários municipais, correligionários e lideranças da região e familiares do homenageado.

Na oportunidade foram realizadas apresentações culturais, jogos masculinos e femininos, além de um grande almoço ofertado pela comunidade.

“A construção desse ginásio poliesportivo aqui no Boi Velho, além de incentivar a prática de várias atividades esportivas, também vai possibilitar outras manifestações culturais para a região”, destacou a prefeita Vilma Amorim.

É o segundo ginásio entregue pela gestão “Terra que Amamos” na zona rural do município de Esperantina e mais três estão com obras em conclusão.

15 de junho de 2016

Prefeita inicia obras de terraplanagem para asfaltamento

Prefeita Vilma Amorim inicia obra de terraplanagem para asfaltamento na cidade de Esperantina

Acompanhada de várias autoridades políticas locais e estaduais, a prefeita Vilma Amorim deu início na manhã de hoje (14/06) aos serviços de terraplanagem no conjunto Bernardo Rêgo para dar início ao asfaltamento de cerca de 20 km em ruas e avenidas da cidade de Esperantina.

Estiveram presentes a deputada Federal Rejane Dias, o deputado estadual Francisco Limma, o Diretor do DER José Dias, representando o deputado Assis Carvalho o senhor João de Deus Pereira, vereadores Zé Germano e Luiz Ana e várias lideranças locais dentre elas o ex-prefeito Chico Antônio e o médico Joe Alves de Alcântara.

A presidente da associação de moradores Socorro Sousa falou da importância de iniciar as obras pelo Bernardo Rego. “Este bairro mora muita gente de bem e tem grandes obras em andamento, nós estamos muito agradecidas por estas obras que vai valorizar cada vez mais nosso bairro”. Disse.

O Deputado estadual Francisco Limma falou da mudança na vida das pessoas que tem a chegada de um asfalto na cidade.

“Esta obra tem o empenho e a dedicação da prefeita Vilma Amorim junto ao governador Wellington Dias, queremos aqui agradecer a todos os homens e mulheres que se empenharam para que hoje se tornasse realidade com o inicio das obras que vai asfaltar uma grande parte da cidade de Esperantina”. Falou

“Esta obra é uma reivindicação da prefeita Vilma Amorim que foi prontamente atendida pelo governador e hoje estamos dando início às obras de pavimentação que inclui ruas sem calçamento, como ruas de calçamento. Estamos começando em razão da escola que é prioridade tão logo termine aqui vamos continuar o programa que está no contrato e vai custar em torno de R$4.700.000 e cerca de 20 km de extensão e deverá demorar em torno de 120 a 150 dias” disse o diretor do DER, José Dias.

A Deputada Rejane Dias disse estar feliz pela contemplação do município com o asfalto e destacou que a obra vai trazer desenvolvimento e uma qualidade de vida melhor para a população esperantinense.

A prefeita Vilma Amorim anunciou que 16 ruas serão asfaltadas na cidade, dentre as Avenidas Juarez Távora (Bairro Nova Esperança), Avenida Mão Santa (Bairro Mão Santa), Avenida Petrônio Portela (Centro), passarão por melhorias. "Agradecemos ao governador Wellington Dias por ter atendido nosso pedido que desde o ano passado que fizemos essa reivindicação, juntamente com o Deputado Limma, o Deputado Assis Carvalho, Deputada Janaína Marques que também contribuíram para este momento e agradecer também a presidenta Dilma por ter liberado o recurso a pedido do governador Wellington Dias. A cidade está de parabéns e esse é o nosso objetivo, trazer melhorias e o desenvolvimento tanto na infraestrutura municipal e demais necessidades do nosso município”, conclui a prefeita.

Veja a relação das ruas e avenidas que serão contempladas com asfalto:

1.Rua da Independência

2.Avenida Bernardo Bezerra

3.Avenida Juarez Távora

4.Rua Otávio Mendes/Jerônimo Furtado

5.Avenida Petrônio Portela

6.Rua Vereador Ramos

7.Rua Coronel José Fortes

8.Avenida Mão Santa

9.Rua Patriotino Lages

10.Rua do Mercado - Entorno

11.Acesso a Escola Técnica - Bernardo Rêgo

12.Rua 04 de Outubro

13.Rua Leonardo das Dores - Quartel da PM

14.Rua Luiz Rebelo - Contorno Rodoviário

15.Rua Hermínio Castelo Branco - Centro – Mercado

16.Rua Bernardo Rêgo Aguiar - Centro

13 de junho de 2016

Município foi o mais bem avaliado no Ranking Nacional de Transparência

Esperantina é a cidade do PI mais bem avaliada no Ranking Nacional de Transparência

O cumprimento da lei e a adoção de boas práticas de transparência colocaram Esperantina como a 1ª cidade do Piauí mais transparente entre os 224 municípios piauienses avaliados no Ranking Nacional de Transparência do Ministério Público Federal (MPF). Com uma nota de 10,0, em uma escala que vai de 0 a 10, o município faz parte do grupo que está entre os 3,64% dos municípios mais bem avaliados pela pesquisa.

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (08 de junho), a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.

O Ranking Nacional dos Portais de Transparência dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com o MPF, o objetivo do projeto é fomentar a clareza nas contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.

O município de Esperantina que na primeira avaliação tinha ficado na sexta 6ª colocação, saltou para a primeira a nível estadual no Ranking dos Portais de Transparência.

“Isso é o resultado de nosso trabalho que é feito com muita seriedade e transparência, provando nosso zelo com a coisa publica”. Falou a Prefeita Vilma Amorim.

O índice leva em consideração critérios como informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens, entre outros.

ESPERANTINA É A PRIMEIRA DO PIAUÍ

Os 20 melhores avaliados no estado foram: Esperantina (10,0); Parnaíba (10,0); Piracuruca (10,0); São Lourenço do Piauí (10,0); Anísio de Abreu (9,80), Bonfim do Piauí (9,80); Bom Jesus (9,50); Pedro II (9,50); Buriti dos Montes (9,30); Antônio Almeida (9,20); Corrente (9,20); Amarante (9,10); Paulistana (9,10); São João da Fronteira (9,10); Belém do Piauí (9,00); Buriti dos Lopes (9,0); Campo Grande do Piauí (9,0); Caridade do Piauí (9,0); Castelo do Piauí (9,0); Simões (9,0).

18 de maio de 2016

II FESTIVAL DO PEIXE de Esperantina terá participação do SEBRAE

II FESTIVAL DO PEIXE de Esperantina terá participação do SEBRAE

O Sebrae será parceiro na organização do II Festival do Peixe de Esperantina. O acordo foi fechado em audiência realizada nesta segunda-feira, 16 entre a prefeita Vilma Amorim, o secretario de desenvolvimento rural, Francisco Limma e o diretor técnico do Sebrae em Teresina, Delano Rocha.

De acordo com a Prefeita, este é o momento de buscar apoios e a participação do Sebrae já foi importante no primeiro festival, com a realização de cursos, como gastronomia, atendimento, comercio, além da qualificação de produtores para projetos de piscicultura, mas também que o Sebrae esteja em nível de coordenação do próprio evento. “Nossa missão agora é encontrar os parceiros certos para garantir o melhor possível para o Festival e o Sebrae é nosso parceiro de primeira hora, temos fé que conseguiremos bons resultados” afirmou.

Em sua segunda edição, o Festival do Peixe de Esperantina será realizado entre os dias 22 e 24 de julho e já vem como agenda imperdível entre as atividades que fortalecem desenvolvimento da piscicultura no estado, especialmente no Território dos Cocais, consolidando-se como oportunidade para fechar negócios e firmar a identidade de Esperantina como município de grande potencial na produção de peixe do Piauí. “Importante compreender, que enquanto muitos falam de crise, estamos aqui falando de produção, de crescimento, de solução de problemas da piscicultura não só da cidade, do território, mas de todo o estado do Piauí”, avalia Delano Rocha.

28 de abril de 2016

Esperantinense será uma das condutora da Tocha Olímpica Rio 2016

Esperantinense será uma das condutora da Tocha Olímpica Rio 2016 no Piauí

Faltam 07 dias para o início do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no Brasil, no último dia 21 de abril, a Chama Olímpica foi acesa na Grécia, numa cerimônia que se repete a cada Olimpíada recheada de emoção e significados. Acesa pelos raios do sol, o ritual celebra a união dos povos, a excelência no esporte, o respeito e amizade. Essa mensagem será passada por todo nosso país, além de anunciar o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no dia 05 de agosto.

E a cidade de Esperantina terá uma representante na condução da Tocha Olímpica no trecho de revezamento que acontecerá na cidade de Piripiri no dia 10 de junho de 2016, trata-se de Lysmara Pinheiro.

Lysmara participou de uma promoção realizada pela multinacional NISSAN (que é patrocinadora das Olimpíadas 2016) que tinha o seguinte tema #QuemSeAtreve, onde a mesma contou sua história de cidadã soropositiva com visibilidade no combate ao preconceito e descriminação as pessoas que como ela vivem com HIV/AIDS, militância e de cidadania Proativa Lysmara descobriu-se soro positiva a 15 anos, tendo sua história real escolhido, assim será uma das 12 mil e representara Esperantina como um dos 12 mil condutores da Tocha Olímpica no Piauí para o Brasil e Mundo.

Seis cidades piauienses irão receber este, que é um dos mais importantes símbolos do esporte mundial. São elas: Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina. No litoral, a chama olímpica chega no dia 9 de junho e segue pelas outras cidades no dia 10 do mesmo mês.