• assinatura jornal

Notícias Floriano

24 de setembro de 2015

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia próximo sábado (26)

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia próximo sábado (26)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, irá lançar no próximo sábado (26), às 8h00, na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é imunizar contra a raiva mais de 14 mil animais, entre cães e gatos. 

De acordo com o coordenador de endemias do Departamento de Zoonoses, Fernando Franco Lappa, 23 locais estarão disponíveis durante a campanha.  

UNIDADES DE SAÚDE:

Helvídeo de Holanda – Bairro Manguinha

Dirceu Arcoverde – Bairro São Cristóvão

FUNASA – Centro

Luís Tavares – Taboca

10ª Regional de Saúde – Conjunto Pedro Simplício

Theodoro Sobral – Bairro Caixa D’água

João Elias Oka – Bairro Bosque

Viana de Carvalho – Bairro Sambaíba

UBS – Bairro Catumbi

ESCOLAS

Unidade Escolar Djalma Nunes

Unidade Escolar Pe. Pedro – Bairro Via Azul

Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves – Bairro Sambaíba Velha

Unidade Escolar Jacob Demes

Unidade Escolar Getúlio Vargas

Unidade Escolar Binú Leão – Bairro Tamboril

Unidade Escolar Escola  Marenice Attem – Bairro Rede Nova

Unidade Escolar Marcos Parente – Bairro Meladão

Unidade Escolar Sete de Setembro – Bairro São Borja

Unidade Escolar Odorico Castelo Branco – Centro

Unidade Escolar Fauzer Bucar

Unidade Escolar Bucar Neto – Bairro Caixa D’água

Mais informações:

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, em seguida glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão e o gato.

23 de setembro de 2015

Prefeito Gilberto Júnior participa da procissão de Nossa Senhora da Guia

Prefeito Gilberto Júnior participa da procissão de Nossa Senhora da Guia

A última noite de Festejo de Nossa Senhora da Guia reuniu, como todos os anos, centenas de pessoas que participaram da procissão e em seguida da Santa Missa celebrada por Frei Ivaldo. 

O prefeito Gilberto Júnior e o secretário municipal de Educação, Nelson Júnior, participaram do encerramento da festa religiosa, tradicional na cidade.

Nossa Senhora da Guia

Nos últimos anos a capela da santa, em Floriano-PI, passou a receber muitos romeiros vindos de várias cidades do Piauí e até mesmo de Estados vizinhos para participarem da festa.

Com o tema “Mãe, cheia de graça, doadora do tesouro das bênçãos do céu.”, o festejo deste ano comemorou 94 anos de devoção popular a Santa, reunindo multidões de fieis durante todo o período.

As noites foram marcadas por celebrações eucarísticas as quais estavam sendo realizadas na Paróquia de Nossa Senhora da Guia. 

A procissão de encerramento do novenário teve início por volta das 18h00, saindo do balão das Avenidas Calisto Lobo e Senador Dirceu Arcoverde, onde romeiros e fieis percorreram cerca de 3 km em direção ao santuário de Nossa Senhora da Guia. Em todo o trajeto eram entoados hinos e orações em honra à santa.

Ao final do percurso, devotos de várias partes participaram da missa solene e colocaram velas na calçada da igreja em agradecimento às graças e milagres 

alcançados.

21 de setembro de 2015

Prefeito de Floriano apresenta Brigada PrevFogo para comunidades

Prefeito Gilberto Júnior se reúne com lideranças da zona rural e apresenta Brigada PrevFogo

O prefeito Gilberto Júnior se reuniu com os presidentes e representantes das associações de moradores da zona rural para apresentar os trabalhos da Brigada PrevFogo, que foi implantada em Floriano com o objetivo de prevenir e combater incêndios florestais, principalmente no campo, onde há maior incidência. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Participaram do evento, o prefeito Gilberto Júnior; secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuella Simplício; chefe da Brigada em Floriano, Francisco Barros e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Enedina Pereira. “Falamos sobre a Brigada PrevFogo, estamos passando por um período de incêndios florestais, passamos por uma seca muito grande que é propício para esses focos de incêndio. Mostramos o trabalho e a importância da Brigada e a importância também da conscientização de todos”, disse o prefeito Gilberto Júnior. 

Na oportunidade, o prefeito Gilberto Júnior ouviu também às reivindicações das comunidades rurais e falou que juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural irá atender, na medida do possível, aos pedidos. “Conversamos sobre armazenamento de água, carros-pipa e temos 19 projetos de equipagem e cavação de poços já em andamento. Estamos cumprindo o que é possível, dentro de uma política de organização e planejamento para que atinjamos o maior número de agricultores”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

Sobre o assunto, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Enedina Pereira, falou  que “o prefeito Gilberto aceitou ao nosso convite e ele falou por onde irá começar a resolver esses problemas, mostrou o que o município tem para oferecer para essas comunidades, principalmente sobre a água”, afirmou a presidente.

19 de setembro de 2015

Floriano lança a Campanha de Combate à Hanseníase e Verminoses

Prefeitura de Floriano lança a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses

A Escola Municipal José Francisco Dutra, Bairro Manguinha, foi o local escolhido para realizar o lançamento da “Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses” que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17). O objetivo é reduzir a carga parasitária em estudantes do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino. O intuito da campanha é também contribuir com o desenvolvimento e rendimento escolar e identificar casos suspeitos de hanseníase para detecção precoce e tratamento. A campanha é uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Participaram do lançamento da “Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses”, o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; secretário de Saúde, Bigman Barbosa; representando a Secretaria Municipal de Educação, professor Francisco Freitas; coordenadora do Programa Atenção Básica, Danusa Felinto; coordenadora do Programa Saúde na Escola, Serlígia Fonseca; responsável pela Unidade Básica de Saúde Helvídio Holanda de Barros (Bairro Manguinha), Lucilene Ribeiro; coordenadora do Programa de Hanseníase, Hélida Ferreira e o gestor da Escola Municipal José Francisco Dutra, George Rodrigues.

“Agradeço aos professores que compõem a Secretaria Municipal de Educação, sem esta parceria não seria possível realizarmos esta campanha e atingirmos a meta. Nossas crianças precisam ser orientadas e se houver necessidade elas serão medicadas”, explicou o secretário de Saúde, Bigman Barbosa.

O prefeito Gilberto Júnior se mostrou satisfeito com o entrosamento das equipes das secretarias de Saúde e Educação para a execução da campanha. “Espero que a campanha seja da forma mais lúdica possível para que as crianças entendam a importância dessas informações, mostrar o quanto é importante observar as manchas na pele e procurar as Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou o prefeito Gilberto Júnior.

A campanha segue até dia 31 de outubro e todos os alunos das escolas municipais, após autorização dos pais, serão medicados.

17 de setembro de 2015

Prefeito discute implantação do curso de Medicina em Floriano

Prefeito Gilberto Júnior se reúne com empresários e discute implantação do curso de Medicina em Floriano

Nesta terça-feira (15), o prefeito Gilberto Júnior se reuniu com os empresários da área da educação, Saulo Farias e Antônio Neto, que tem interesse em implantar o curso de Medicina em Floriano, através da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) que já verificou estudos técnicos sobre a possibilidade econômica que garante a viabilidade do curso para a cidade.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior, há um grande interesse do poder público municipal em contribuir com este sonho para a cidade de Floriano.  “A reunião foi neste intuito de viabilizar o curso de Medicina para Floriano, a UNIPAC-Minas Gerais, já está há 30 anos no mercado e com diversos empreendimentos pelo país. O certo é que há passos firmes e concretos para trazermos o curso de Medicina para Floriano”, afirmou Gilberto Júnior. Segundo o prefeito, os empresários virão para Floriano nos próximos 20 dias para conhecer de perto a realidade da cidade.

Em julho, durante a programação de aniversário de Floriano, foi realizada na Câmara Municipal, uma audiência pública que discutiu a implantação deste curso pela Universidade Federal do Piauí. Na ocasião, o diretor da UFPI, Campus Floriano, Mauro Lima ressaltou que “existe a demanda, é uma proposta a nível nacional, existe a necessidade de novos cursos de Medicina. A Universidade Federal está pronta, mas o campus não está preparado para receber este curso. Existe a necessidade de, no mínimo, a doação de um terreno contíguo, onde a Universidade possa fazer um investimento”, afirmou Lima.

Durante a audiência pública, o prefeito Gilberto Júnior também externou o posicionamento da Prefeitura para a implantação do curso em Floriano. “A Prefeitura está à disposição para que objetivamente, sem falsas ilusões, sem pegar este tema como objeto de palanque, sem cores partidárias, ver termos quantitativos, a contrapartida da Prefeitura. Estamos estudando as opções. A Audiência Pública é isso, ouvir todos os envolvidos e dar passos para conquistar este grande sonho”, falou o prefeito Gilberto Júnior.

15 de setembro de 2015

Prefeito de Floriano recebe representantes da Editora Livro Ideal

Prefeito e Secretário de Educação recebem representantes da Editora Livro Ideal de Fortaleza-CE

O Prefeito Gilberto Júnior esteve na manhã desta segunda-feira (14) na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para recepcionar, juntamente com o secretário Nelson Júnior, as representantes da Distribuidora e Editora Livro Ideal, Ilza Oliveira e Tarcilne Bessa, que apresentaram dois projetos “Descobertas do Brincaprender” (Educação Infantil) e Raízes da Nossa Terra (Ensino Fundamental)a serem executados em Floriano.

“Gostaria de registar meus parabéns ao povo de Floriano por ter à frente esta gestão, uma vez que trouxemos dois projetos, um deles sobre a Educação Infantil e o outro sobre “Raízes da Nossa Terra” que só vem a enriquecer, um projeto que já existe aqui em Floriano, um grande orgulho para nós. Agradeço ao secretário e ao prefeito Gilberto Júnior que nos recebeu e discutimos a viabilidade de trazer esses projetos para Floriano”, disse Tarcilene Bessa.

O secretário de Educação, Nelson Júnior, afirmou que a SEMED está sempre de portas abertas para receber todos àqueles que querem contribuir com a educação do município. “Os projetos apresentados vem culminar com a produção de um livro contando a história de Floriano. Ouvimos a proposta, vamos ouvir também nossos historiadores e ver de que forma contaremos isso numa linguagem infantil”, ressaltou Nelson Júnior.