Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lair Guerra, de Curimatá foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz

Lair Guerra já foi a personalidade brasileira indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.

16/09/2017 19:50

Lair Guerra.

Lair Guerra já foi a personalidade brasileira indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.

O Piauí é destaque na beleza nos jornais de todo o mundo com a coroação da nossa miss Brasil.

Uma outra piauiense já ocupou  as principais capas dos jornais, a curimataense com a indicação do Prêmio Nobel da Paz a Doutora Lair Guerra de Macedo, infectologista, gestora pública, Professora, lecionou microbiologia na UFPI, e na Universidade de Brasília.

É uma assistente social e biomédica por formação, fez pós-graduação nos Centro de Controle de Doenças (CDC) em Harvard, nos Estados Unidos.

No Brasil dirigiu o Programa de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde, foi convidada a iniciar o Programa Brasileiro de DST/AIDS em 1986. Atuou como diretora desse programa por 10 anos. Nesse período, conseguiu recursos do Banco Mundial, com os quais qualificou e treinou muitos profissionais para o combate às DST/AIDS.

Nasceu em Curimatá, um município próspero do estado. Lair Guerra é dessas mulheres que a gente se orgulha, de família tradicionalmente conhecida como mentes brilhantes, focados na competência, irmã da falecida médica de Curimatá-Piauí, Estelita Guerra, que foi prefeita do município três vezes, e de outros brilhantes irmãos, Delile Guerra de Macedo e Carlyle Guerra de Macedo, ex-diretor e Diretor Emérito da Organização Pan-Americana de Saúde e do Doutor Alvimar, reconhecido clínico em Brasília.

Empoderada sempre lutou por alguma causa, enfrentando cotidianamente muitas barreiras.  Estabeleceu Centros de referência para o tratamento de paciente soro positivo, incentivou a criação e manutenção de organizações não governamentais e iniciou o programa de teste de vacina para prevenção da AIDS.

Representou o Brasil em três reuniões da Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra.
Neste ano, a Confederação Brasileira de Mulheres e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Juventude, concedeu a ela o título de Personalidade da Década, e por ser um mártir na luta contra a AIDS, a Doutora Lair é a personalidade brasileira indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: clubsat.com/post
Edição: Henrique Guerra
Por: Henrique Guerra
Mais sobre: