Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Itainópolis comemora 63 anos de emancipação política

Igrejas Católica e Evangélica mostram que podem conviver harmoniosamente

02/06/2017 19:11

A abertura oficial das festividades do aniversário de Itainópolis ocorreu na manhã de terça-feira, dia 30 de maio, quando, no pátio da prefeitura, houve o Ato Cívico, ocasião em que foram hasteadas bandeiras e executado o Hino Nacional e o do hino do município.

Crianças da rede municipal de ensino participaram desse momento, no qual o prefeito Paulo Lopes deu as boas-vindas a todos os presentes, falou da importância das festividades do aniversário de Itainópolis e destacou a conquista do Selo Unicef.

Após o momento cívico, a Secretaria Municipal de Educação promoveu atividades de recreação para as crianças das escolas municipais, montando um parque de lazer, no ginásio poliesportivo. Duraram o dia todo essas atividades, das quais participaram quase duas mil crianças (segundo informou o prefeito), monitoradas pelos professores e colaboradores.

Enquanto isso, a população itainopolense recebia serviços de assistência social e cidadania. Uma estrutura foi montada no colégio Alayde Rodrigues, onde foram oferecidos os seguintes serviços: cortes de cabelos masculinos; manicure e pedicure; limpeza de pele; atividades lúdicas e informativas para idosos; oficinas de artesanato-decoração; expedição de Carteira de Identidade; aferição da pressão arterial; orientação nutricional; identificação do tipo sanguíneo; aplicação de flúor e preservação de doenças bucais; prevenção do colo do útero e ginecológico; entre outros.

Na noite desse mesmo dia, aconteceu o Show Gospel na praça do Alayde. Ali houve um momento de pregação, oração e louvor. Participaram do evento pastores, cantores e bandas das seguintes igrejas: Assembleia de Deus Missão, Assembleia de Deus Palmeiras de Goiás, Igreja Evangélica Salvos em Cristo e Igreja Católica.

Apresentaram-se para um público numeroso os cantores: Jociel, Clarissa, Marcos Vinicius, Rauenne Sousa e Laryssa Sousa (da Assembleia de Deus Palmeiras de Goiás); e também: Banda Ainos (da Assembleia de Deus Missão); Banda D3 da Igreja Evangélica Salvos em Cristo, que inclusive dramatizaram uma peça teatral); e Banda Shalom (da Igreja Católica).

Um dos fatos que mais chamou a atenção do público foi a pregação da jovem Thamires Carvalho, da Salvos em Cristo. Outro momento igualmente marcante foi quando os jovens da IESC encerraram sua apresentação e permaneceram junto aos jovens católicos, não apenas prestigiando a apresentação destes, mas também participando do louvor, dando, com isso, o exemplo do amor que pregam em seus templos e a prova de que é perfeitamente possível católicos e evangélicos conviverem harmoniosamente.

Na quarta-feira, dia 31 de maio, segundo dia de atividades, houve pela manhã corridas de pedestres, ciclistas, carrinho de mão, saco, revezamento 4 por 4 e de jegue.

À noite, aconteceu o Momento Cultural, com desfiles e apresentações artísticas e folclóricas das escolas do município, na praça do Alayde. Foi nesse evento que as escolas de Ensino Fundamental I disputaram um festival de quadrilha, cujo título de campeã foi dado pelo júri à escola Elias Bezerra, do Sítio Riachinho.

Em seguida, teve shows com Luizão do Amor, Toinho dos Teclados, Benício Pimentel, Agenor de Quinca, Francis Dom, Garotos da Pizada, Rafael e Rafela.

Na quinta-feira, 01 de junho, às 16h00, aconteceu a final do Campeonato Municipal de Futebol, disputada por Juventude e Tamboril. A partida foi jogada no Estádio Municipal Luís Monteiro, e teve como vencedor o Juventude, que ganhou nos pênaltis depois de empatar a partida em 0 a 0 no tempo regulamentar.

À noite, foi celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade. E para encerrar as festividades, na praça Eng. Domingos Sávio, os cantores Marciel Forrozeiro, Fafá Santana e Luan Estilizado fizeram o tradicional show do aniversário da cidade, do qual participaram centenas de pessoas, vindas de cidades vizinhas.

Apesar de rumores sobre uma briga durante a festa, a única ocorrência registrada foi o furto de uma moto preta modelo Bros. Houve também um acidente de moto no qual um casal se envolveu já no início da manhã de sexta-feira, na saída da cidade, próximo ao portal. Quando a polícia chegou ao local, as vítimas já estavam sendo socorridas por uma ambulância.

Fotos: Anderson Monteiro, Benício Pimentel, Lusivaldo Elizene Moura, Liziene, Leylyanne Alves, DJ Telelê e Eduarda Carvalho

Fonte: Anderson Monteiro, Paulo Lopes e Cabo Nascimento
Edição: Anderson Monteiro
Por: Anderson Monteiro
Mais sobre: