Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores se revoltam e religam poço na Localidade Flamengo

Moradores se revoltam e religam poço na Localidade Flamengo

14/03/2015 08:32

Os moradores da Comunidade Flamengo, localidade situada há poucos quilômetros da sede do município de Jaicós, numa atitude de revolta pelo descaso que vêm sofrendo, resolveram quebrar o cadeado e religar por conta própria o poço tubular que abastecia as famílias que residem no local.

Na manhã desta sexta-feira (13) vários moradores se reuniram em frente ao terreno onde está localizado o poço e decidiram agir para não passarem mais sede. De acordo com eles, faz pelo menos 16 dias que a secretaria municipal de agricultura desligou o poço e colocou cadeado na casa onde fica a bomba.

O senhor Antonio Benedito Bispo, conhecido como Dadá e morador da localidade, informou à nossa reportagem que as famílias só não estão passando sede, porque pegam água de outro poço particular nas proximidades, pertencente aos familiares do senhor Adolfo, que sensibilizados com a situação disponibilizaram a água para os vizinhos.

O conflito entre Secretaria e moradores teve início quando as famílias que residem na localidade foram informadas que teriam que arcar com a manutenção do poço, como também com o pagamento da pessoa responsável por ligar e desligar o referido poço. “O que existe aqui é um descaso e um grande desrespeito com as pessoas mais pobres, pois sempre procuramos nossos direitos e nunca encontramos”, relatou o morador Luís, que informou também que a maioria das famílias da Localidade sobrevive com o cartão cidadão: “Como é que com uma renda de duzentos reais, temos condições de pagar pela água que consumimos do poço?”, disse.

Para Adolfo Teixeira Reis, um dos proprietários do poço que atualmente abastece essas famílias, isso tudo é uma grande covardia, pois o povo passando sede sendo que tem um poço parado na região. “Hoje em dia, com a falta de água no município nem dos moradores da cidade a água está sendo cobrada, e a Prefeitura querendo colocar relógio na casa dessas pessoas aqui do Flamengo. Estão só judiando com o povo”, ressaltou.

De acordo com informações obtidas no local, cerca de trinta famílias dependem desse poço para as necessidades básicas e os mesmos alegam não terem condições de arcar com essas despesas. O Senhor Cássio Fernandes explicou ainda que os moradores só decidiram quebrar o cadeado e religar o poço porque cansaram de pedir providências e não foram atendidos: “Só em Jaicós que vemos cadeado em prefeitura e em poços, deixando o povo passar sede”, finalizou!

Outro lado

ODIA entrou em contato com a prefeita Waldelina Crisanto para falar sobre o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. No entanto o espaço se mantém aberto.

Fonte: Noticiei
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: