Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jatobá do Piauí: Comunidade sai do isolamento e faz festa por estrada

Além da estrada, comunidade recebe iluminação pública e rede de abastecimento dágua

24/09/2015 12:51

A Comunidade Sambaíba, em Jatobá do Piauí, festeja no próximo sábado (26/09) a realização de um sonho desde que a primeira família habitou aquela comunidade. Esperada há anos, a comunidade festeja a construção de sete quilômetros de estrada, com investimento de 70 mil reais. A prefeitura vai entregar ainda para a comunidade, a ampliação da rede de abastecimento dágua e iluminação pública.

Segundo o prefeito Dalberto Rocha, as dificuldades nos municípios são grandes devido à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, única receita de municípios pequenos. Segundo o gestor, em seu município a situação é mais crítica devido a dívidas milionárias como um acordo com a Eletrobrás de cerca de um milhão e setecentos mil reais de energia dos anos de 2009 a 2012. Tem ainda uma conta de um milhão de parcelamento de INSS e por último começou a ser cobrada precatórias de funcionários que entraram na justiça e os processo foram julgados a revelias no final de 2012.

“Mesmo assim estamos honrando todos os compromissos destas dívidas, pagando as precatórias, mantendo os salários em dias e fazendo pequenos investimentos, mas que vai melhorar muito a vida das pessoas. Esta estrada foi prometida e era um sonho, por que no inverno era água e no verão era só areia” disse o prefeito.

O gestor disse ainda que na educação, já são 19 escolas reformadas e ampliadas, dois colégios em construção, um já entregue, dois novos ônibus, implantação de programas. Na saúde foram inaugurados dois Centros de Fisioterapia, comprada uma ambulância, ampliado um posto de Saúde. Duas UBAs em construção, ampliação de atendimento médico e odontológico e valorização dos profissionais com insalubridade, que eles lutavam por este direito.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Jatobá
Mais sobre: