Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SDR entrega caminhão para cooperativa em José de Freitas

SDR entrega caminhão para cooperativa em José de Freitas

23/02/2017 09:41

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) entregou, nessa quarta-feira (22), na cidade de José de Freitas, um caminhão baú refrigerado para a Cooperativa Agroindustrial “Frutos Daqui”. O veículo foi adquirido pela SDR com recursos provenientes de emenda do deputado estadual João de Deus, no valor de R$ 117.700.

Para o presidente da cooperativa, Francisco Antônio, a entrega do caminhão é uma grande conquista para os agricultores familiares da região de José de Freitas. “Recebemos hoje esse caminhão com grande satisfação. Nos sentimos bastante realizados, pois sabemos da importância dessa aquisição para agricultura familiar e para os cooperados, pois, a partir disso, teremos uma maior facilidade para garantir mais recursos e comercializar nossos produtos. Ficamos muito felizes com essa emenda, que vem por meio da SDR,  que apoia a agricultura familiar no estado e na nossa cidade”, ressaltou Francisco Antônio.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, destacou que a aquisição do caminhão é mais uma oportunidade para ampliar os canais de comercialização da agricultura familiar desenvolvida na região de José de Freitas. “Hoje entregamos esse importante equipamento, um caminhão para essa cooperativa, atendendo a uma determinação do governador Wellington Dias. Isso permitirá uma melhor comercialização dos seus produtos para Teresina e outros municípios. Vê-se aqui na cooperativa um trabalho bem consolidado e amadurecido. E o papel primordial da SDR é modernizar esse tipo de produção para que os agricultores familiares de nosso estado tenham cada vez mais espaços de comercialização”, declarou o gestor.

O projeto, instalado no município de José de Freitas, conta atualmente com 80 cooperados cadastrados e envolve diretamente 108 familiares, além de, indiretamente, 1500 trabalhadores e trabalhadoras, sendo que a maioria desses possui o título de posse de terra e residem na zona rural do município. A produção mensal da cooperativa é de aproximadamente 20 a 25 mil kg de polpas por mês. Em cada comunidade, existem pessoas responsáveis pela seleção e venda de frutas, o grupo que recebe as frutas na cooperativa prossegue com o processo até que as polpas sejam embaladas.

Fonte: Ascom
Mais sobre: