• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Luzilândia

10 de janeiro de 2017

Abastecimento de água beneficia mais de 160 famílias em Luzilândia

Abastecimento de água beneficia mais de 160 famílias em Luzilândia

Os moradores do Conjunto 87, localizado no Povoado Dnocs em Luzilândia, comemoram a realização de um sonho que acreditava ser impossível, ter água em suas residências. O sonho antigo foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) que, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), perfurou um poço de 18 mil litros de água por hora na localidade, beneficiando mais de 160 famílias.

Enquanto as máquinas trabalhavam na perfuração do solo, os moradores do Povoado Dnocs acompanhavam toda a ação e quando se depararam com a água jorrando da terra não conseguiram esconder o contentamento nítido, através de tímidos sorrisos que foram surgindo no rosto de cada um. 

A aposentada Francisca Araújo Sousa, de 82 anos, nasceu e foi criada na localidade, e quando questionada sobre a importância dessa obra, respondeu não ter palavras para explicar. “Eu não sei nem dizer como é, o que significa essa obra aqui, mas agradeci a Deus, Nossa Senhora e São Francisco das Chagas, por esse sonho realizado. Antes, aqui era muito sofrimento, passávamos meses sem água, dependendo de carro-pipa, mas agora chegou esse milagre de Deus”, disse, emocionada.

A secretária de estado da Infraestrutura, Janaínna Marques, afirmou que, além de beneficiar as mais 160 famílias, a obra vai beneficiar ainda as mulheres trabalhadoras rurais. “Estamos no Conjunto 87 no Povoado Dnocs concluindo mais uma obra aqui no município de Luzilândia. A gente fica feliz em saber que a água desse poço vai beneficiar tantas famílias, possibilitando a produção de hortas comunitárias das mulheres guerreiras dessa localidade, que tiram seu sustento por meio do que plantam e colhem. Fico feliz e agradeço a Deus a oportunidade de realizar esse sonho de tantas pessoas que sofriam com esse problema. Agradeço ao governador Wellington Dias pela oportunidade de atender a essa antiga reivindicação dos moradores do povoado Dnocs. Sabemos da responsabilidade que temos de trabalhar por todo o Piauí e fico ainda mais feliz por trazermos esse benefício para Luzilândia”, disse a gestora.

05 de agosto de 2015

Em oficio, prefeita autoriza marido a movimentar todas as contas da prefeitura

Oficio está publicado no Diário Oficial dos Municíopios

Em um oficio publicado no Diário Oficial dos Municípios, a prefeita de Luzilândia Ema Flora (PTB) deu plenos poderes para o seu esposo Jorge de Souza, que é secretário de finanças fazer a movimentação de todas as contas da prefeitura municipal.

O oficio de nº 055/2015, de 03 de agosto de 2015, foi encaminhado à sub-gerente do Banco Brasil, Tarciana Paula Sales. Neste, a prefeita informa o nome do marido Jorge de Souza, secretário de Finanças, para movimentar todas as 27 contas da prefeitura junto ao banco. 

Prefeita Ema Flora

Com isso, o esposo da gestora fica autorizado a movimentar sozinho, as finanças municipais, podendo, inclusive efetuar saques mediante cartão. A atitude da gestora  vai de encontro a resolução do TCE que determina que a movimentação de contas públicas deverá ser feita mediante cheque nominal ou transferência bancária.

De acordo com o documento, o esposo da prefeita pode emitir cheques, abrir conta de depósito, autorizar cobrança, utilizar o crédito aberto na forma e condições, receber, passar recibo e dar quitação, solicitar saldos, extratos e comprovantes, requisitar talonários de cheques, autorizar débito em conta relativo a operações, retirar cheques devolvidos, endossar cheques, requisitar cartão eletrônico, movimentar conta corrente com cartão eletrônico, sustar/contraordenar cheques, cancelar cheques, baixar cheques, efetuar resgate/aplicações financeiras, cadastrar, alterar e desbloquear senhas, efetuar saques conta corrente, efetuar saques conta poupança, efetuar pagamento por meio eletrônico, efetuar transferência por meio eletrônico, efetuar movimentação financeira no RPG, consultar contas/aplicações programas repasse recursos, liberar arquivos de pagamentos no gerenciador financeiro, solicitar saldos/ extratos de investimento, solicitar saldos/extratos de operações de crédito, emitir comprovantes, efetuar transferência para mesma titularidade, encerrar contas de depósito, consultar obrigações de débito direto autorização cartão transporte – autorizar débito/transferência meio, atualizar faturamento pelo gerenciador financeiro.

Imagens: Reprodução

Outro Lado:

Para a imprensa, a assessoria da prefeita informou que o oficio realmente foi feito, mas somente após uma averiguação, notaram que o mesmo foi feito baseado em um modelo encaminhado pelo gerente do Banco do Brasil e que eles não sabiam que o modelo iria contra uma resolução do Tribunal de Contas do Estado.

18 de junho de 2013

Luzilândia também fará manifestação, ato será dia 13 de julho

Convite está sendo propagado nas redes sociais do município

Manifestações estão acontecendo em várias partes do país. Nesta segunda feira (17). Atos aconteceram em Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Brasília entre outras capitais. Em São Paulo, 65 mil participantes fecharam a Marginal Pinheiros, e chegaram ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. No Rio de Janeiro cerca de 100 mil pessoas tomaram de conta de uma avenida inteira invadindo a Assembleia Legislativa do Estado. Em Curitiba dez mil protestaram vigiados à distância pela PM.

Em Teresina com o título O BRASIL ACORDOU e o uso da hastag #VemPraRuaTHE o protesto foi marcado e ocorrerá dia 20 de junho, ás 16 horas, e será na avenida frei serafim, o ponto de encontro será o Hiper Bom preço. 

Luzilândia

No município de Luzilândia (Cerca de 200 km de Teresina), o protesto está sendo organizado por um grupo de pessoas através das redes sociais, o protesto local já foi marcado para Ã¡s 8:00 da manhã do dia 13 de julho. O ato acontecerá em frente ao Centro dos Idosos e terminará na Praça João José Filho.

VEJA NOTA DIVULGADA NAS REDES SOCIAIS DA CIDADE

âHá muita coisa errada que estamos deixando passar: a deficiência na saúde, na educação, a falta de infraestrutura na cidade, a desvalorização dos artistas da terra, dentre inúmeros problemas. Não só em Luzilândia, mas no nosso estado e no nosso país está tudo errado, então vamos fazer como o resto do Brasil e se manifestar!

22 de novembro de 2012

Assaltantes do BB de Luzilândia são condenados a mais de 20 anos de prisão

O gerente do banco, Humbero Veloso, foi ferido no assalto e veio a óbito

A Justiça condenou, nesta semana, os responsáveis pelo assalto à agência do Banco do Brasil de Luzilândia, ocorrido em maio do ano passado. Eles respondem pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) e devem cumprir mais de 20 anos de prisão.

Durante a ação criminosa, os assaltantes balearam o gerente do banco, Humberto Rodrigues Veloso, que foi levado para o hospital, mas faleceu.

A sentença foi proferida pelo juiz da comarca de Luzilândia, Muccio Miguel Meira. Os assaltantes John Eduardo, José Anderson Pinheiro, Ricardo Duzzi e Elson Agostinho foram condenados, respectivamente, a penas de 22, 25, 20 e 22 anos de reclusão.

Os outros dois homens que formavam o bando, Mailson Alves e Adriano Medeiros, foram mortos à época do assalto em confronto com a polícia, que levou quase duas semanas para capturar todos os acusados.

As investigações do crime foram comandadas pelo delegado Thiago dias, da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico). Para ele, o empenho das políciais civil e militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário foi decisivo para a condenação dos acusados.

Diante da grande quantidade de provas e da gravidade do fato, o juiz de Luzilândia manteve os acusados presos preventivamente até a condenação.

Thiago Dias ressalta que foram colhidos muitos depoimentos de testemunhas, havendo ainda a apreensão de oito armas de fogo e de todo o dinheiro roubado do banco, R$ R$ 871. 904.

Confira fotos do dia do crime:

25 de outubro de 2012

Luzilandense se destaca em Alagoas com projetos de inclusão cultural e social

Formada em Letras e em Pedagogia, Zuleidina Aguiar Marques é poetisa e autora de vários livros

A luzilandense Zuleidina Aguiar Marques, filha do ex-prefeito Joca Marques, e irmã do deputado Ismar, reside há muitos anos na cidade de Junqueiro, no Estado de Alagoas, onde é casada com Vicente Luiz Pereira.

Formada em Letras e em Pedagogia, Zuleidina Aguiar Marques é poetisa, autora de vários livros, e além disto, vem se destacando no Estado de Alagoas por sua atuação como Secretária Municipal de Cultura da cidade de Junqueira, pelos projetos, como o ACORDE, que, lá, vem desenvolvendo, a inclusão cultural e social, em aulas práticas e teóricas de violão para 50 alunos das escolas municipais, no contra turno escolar. Com os alunos aprendizes podendo mostrar para a comunidade um pouco do que aprenderam com as atividades didático-musicais, ministradas no Centro Cultural Manoel Pereira Filho.

O Projeto Cinema no meu Bairro, com uma vasta programação para todo o ano, também com o apoio da prefeitura municipal, e parceria com a Associação Luz Divina, cuja iniciativa tem o objetivo de proporcionar o entretenimento e a inclusão cultural às comunidades, levando à população a oportunidade de terem acesso à arte.

No período de 12 a 22 de junho de 2012, Zuleidina realizou o seu III Sarau Junino com muito forró e animação, homenageando o Centenário de Luiz Gonzaga, reunindo um público de 1.350 pessoas.
No inicio deste ano de 2012, Zuleidina gravou um disco com o título SÓ PARA TI, uma homenagem que fez a sua mãe, Dona Socorro Aguiar Marques, onde ela interpreta as musicas Como é Grande o Meu Amor Por Você, Lady Laura, de Roberto Carlos; No Dia Em Que Sai De Casa, de Zezé de Camarço & Luciano; Tú És o Maior Amor da Minha Vida, de Silvinho; Minha Mãe Minha Heroina, de Lindomar Castilho, além de uma mensagem de Homenagem as Mães, de autoria de Paulo Roberto.

Pela maneira como vem se destacando sem nunca esquecer um instantes de sua terra natal, a Colônia Luzilandense em Teresina(COLUZ) resolveu inseri-la entre os homenageados do 8° Encontro de Luzilandenses, que acontecerá no dia 09 de março de 2013. Com efeito, Zuleidina compôs um belíssimo samba com o título SALVE! SALVE! LUZILÂNDIA, que ela pretende lançar na data.

O samba SALVE! SALVE! LUZILÂNDIA por ela composto, é uma música belíssima, melodia linda, letra muito bem trabalhada, que com certeza fará muito sucesso entre os luzilandense e permanecerá assim, por muitos anos. Para se compor letras de músicas o essencial é ter inspiração e muita paciência, pois o compositor irá passar algum tempo pensando no que escrever para aquela composição e precisará de palavras e frases que se encaixe com a música e com o momento e motivo no qual ele (a) foi inspirado para escrever.