• click
  • Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Nazária

14 de agosto de 2017

SDR participa da 1ª Feira de Agricultura Familiar de Nazária

SDR participa da 1ª Feira de Agricultura Familiar de Nazária

A 1° Feira da Agricultura Familiar de Nazária reuniu neste sábado (12), dezenas de produtores do município. Foram comercializados desde frutas e verduras até galinhas, peixes e artesanato. Centenas de pessoas prestigiaram a iniciativa que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazária, Prefeitura Municipal, SDR, Emater, Incra, Fetag e Colegiado Entre Rios.

Na ocasião, a SDR fez a doação de 1 kit mercado, composto por uma balança de capacidade de até 300kg e 30 caixas plásticas, para Associação dos Irritantes do Assentamento Campestre. O kit foi entregue ao presidente da associação, o Sr. Cornélio, e auxiliará os produtores na pesagem, armazenamento e transporte dos produtos.

O diretor do Programa de Aquisição de Alimentos da SDR, Durval Gomes, participou da atividade e ressaltou a importância da organização dos produtores para a viabilidade das feiras. "É preciso parabenizar os produtores que têm buscado realizar atividades que provoquem a divulgação e a comercialização dos seus produtos e a SDR tem sido sensível à necessidade de apoiar as Feiras da Agricultura Familiar. Sabemos que o Estado não tem condição de arcar com todos os custos de eventos como esse mas temos feito todos os esforços possíveis para viabilizar ações de comercialização da AF", disse.

O diretor ainda lamentou os cortes de recursos federais do PAA no Piauí. "O Piauí foi avaliado como 3° Estado do país com melhor aplicação dos recursos do PAA. E infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, os recursos federais do programa sofreram cortes consideráveis. Para 2017, depois de um esforço muito grande do nosso secretário, de várias idas ao Ministério, temos um orçamento de apenas R$ 6 milhões para atender todo o Estado. Isso é 1/3 do que aplicamos em 2015, quando aplicamos mais de R$18 milhões. O que era pra aumentar, fez foi diminuir. Isso significa menos recursos na agricultura familiar. Significa o enfraquecimento da agricultura familiar. É necessário que os agricultores acordem para essa realidade e cobrem providências do Governo Federal", enfatizou ele.

 A Feira seguiu ate às 17h deste sábado. Mas já há um apelo dos produtores e do poder publico municipal na realização da feira aos finais de semana. 

02 de fevereiro de 2017

13 de janeiro de 2017

Em reunião no TCE, Prefeito trata da situação de emergência no município

Em reunião no TCE, Prefeito de Nazária trata da situação de emergência no município

Osvaldo Bonfim de Carvalho é o novo prefeito da cidade de Nazária, cidade localizada a 30 km de Teresina. O gestor recém empossado já enfrenta grandes desafios para ajustar os problemas nas mais diversas áreas do âmbito público municipal. 

Nesta quinta-feira (12), Osvaldo Bonfim esteve no Tribunal de Contas do Estado, onde se reuniu com o presidente do órgão, Olavo Rebelo para tratar de assuntos relacionados à Prefeitura Municipal de Nazária, como a transição da gestão e a situação em que a prefeitura foi encontrada. 

Na oportunidade, o chefe do executivo municipal falou sobre a declaração de emergência em determinada área e solicitou o auxílio do TCE na realização de treinamentos, bem como o fornecimento de orientações para a equipe gestora. 

Decreto de Emergência 

Preocupado com a situação alarmante na limpeza pública em Nazária, Osvaldo Bonfim declarou situação de emergência nessa área. O Decreto de nº 004/2017 já foi publicado na Edição MMMCCXLIX do Diário Oficial dos Municípios. A norma tem validade de 90 dias e prevê ações imediatas de limpeza da cidade. 

Osvaldo Bonfim dá detalhes desta ação. “Encontramos muita sujeira na cidade, lixo acumulado e uma situação caótica em terrenos baldios, tanto na zona urbana como no interior. Sabemos que isso incide diretamente na saúde da população e para evitar maiores problemas tomamos uma atitude imediata, amparados pela orientação do jurídico da prefeitura, ” explicou o prefeito. 

13 de outubro de 2016

Projeto Escolinha de Trânsito conscientiza crianças de Nazária

Projeto Escolinha de Trânsito conscientiza crianças de Nazária

Um trânsito seguro e com condutores cada vez mais conscientes. Esse é o principal objetivo das ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) junto às crianças. A importância dos trabalhos está sendo reforçada na cidade de Nazária, onde a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) realiza palestras educativas em alusão ao Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12).

Desde a manhã de segunda-feira (10), os educadores estão no município trabalhando a temática trânsito e cidadania, levando o projeto Escolinha de Trânsito, onde crianças percorrem uma pista sinalizada, que simula o trânsito real de uma cidade, com veículos de brinquedo, semáforos e faixas de pedestres. A intenção é que elas possam interagir, de forma defensiva, na maneira de dirigir.

De acordo com Larissa Caldas, diretora interina da EPT, as atividades educativas realizadas pela escola para o trânsito ocorrem de forma continuada, dentro ou fora do ambiente escolar, para que a vivência das crianças com o trânsito ocorra ao longo de todo o seu desenvolvimento.

“As crianças em fase de desenvolvimento vivenciam um momento de ampliação do universo de informações, onde o brincar se torna um importante meio para que elas compreendam o mundo no qual estão inseridas, trabalhando valores e sentimentos”, pontua a diretora.

Ainda na manhã desta terça-feira (11), os educadores estarão presentes na Creche Vovó Candy realizando o projeto Escolinha de Trânsito. Os trabalhos seguem na cidade até odia 19 de novembro.