Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SDR participa da 1ª Feira de Agricultura Familiar de Nazária

SDR participa da 1ª Feira de Agricultura Familiar de Nazária

14/08/2017 09:28

A 1° Feira da Agricultura Familiar de Nazária reuniu neste sábado (12), dezenas de produtores do município. Foram comercializados desde frutas e verduras até galinhas, peixes e artesanato. Centenas de pessoas prestigiaram a iniciativa que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazária, Prefeitura Municipal, SDR, Emater, Incra, Fetag e Colegiado Entre Rios.

Na ocasião, a SDR fez a doação de 1 kit mercado, composto por uma balança de capacidade de até 300kg e 30 caixas plásticas, para Associação dos Irritantes do Assentamento Campestre. O kit foi entregue ao presidente da associação, o Sr. Cornélio, e auxiliará os produtores na pesagem, armazenamento e transporte dos produtos.

O diretor do Programa de Aquisição de Alimentos da SDR, Durval Gomes, participou da atividade e ressaltou a importância da organização dos produtores para a viabilidade das feiras. "É preciso parabenizar os produtores que têm buscado realizar atividades que provoquem a divulgação e a comercialização dos seus produtos e a SDR tem sido sensível à necessidade de apoiar as Feiras da Agricultura Familiar. Sabemos que o Estado não tem condição de arcar com todos os custos de eventos como esse mas temos feito todos os esforços possíveis para viabilizar ações de comercialização da AF", disse.

O diretor ainda lamentou os cortes de recursos federais do PAA no Piauí. "O Piauí foi avaliado como 3° Estado do país com melhor aplicação dos recursos do PAA. E infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, os recursos federais do programa sofreram cortes consideráveis. Para 2017, depois de um esforço muito grande do nosso secretário, de várias idas ao Ministério, temos um orçamento de apenas R$ 6 milhões para atender todo o Estado. Isso é 1/3 do que aplicamos em 2015, quando aplicamos mais de R$18 milhões. O que era pra aumentar, fez foi diminuir. Isso significa menos recursos na agricultura familiar. Significa o enfraquecimento da agricultura familiar. É necessário que os agricultores acordem para essa realidade e cobrem providências do Governo Federal", enfatizou ele.

 A Feira seguiu ate às 17h deste sábado. Mas já há um apelo dos produtores e do poder publico municipal na realização da feira aos finais de semana. 

Fonte: Ascom
Mais sobre: