• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Oeiras

15 de dezembro de 2017

Oeiras realiza encontro intersetorial do Selo UNICEF

Oeiras realiza encontro intersetorial do Selo UNICEF

Oeiras está pleiteando o Selo Unicef (2017-2020), reconhecimento internacional, concedido aos municípios do semiárido brasileiro, que alcançarem melhorias importantes na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Na manhã desta segunda-feira, 11, agentes públicos participaram de um encontro, na Sala de Reuniões da Prefeitura, para discutir a articulação da conquista do Selo e iniciar a avaliação dos projetos existentes no município, desenvolvidos em diversas áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Juventude.

Na reunião, a articuladora municipal do Selo Unicef, professora Francisca Inês Martins, tratou sobre a metodologia e a formação da Comissão Intersetorial (2017-2020). “Esta Comissão é formada por representantes de cada secretaria vinculada ao Selo, que em conjunto comigo enquanto articuladora, a presidente doCMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o mobilizador, vamos acompanhar o desenvolvimento de todas as ações do município. É um trabalho de extrema atenção, pois vamos sistematizar as ações que o município já desenvolve no seu dia a dia e informá-las na plataforma do Selo”, explica a articuladora municipal.

Na próxima terça-feira, 19, a articuladora participará, em Teresina, do primeiro ciclo de capacitações do Selo UNICEF. “Importante lembrar que o selo não é do articulador, não é do prefeito, o selo é do município. São todas as ações que o município desenvolve que vão levar à conquista do Selo”, frisa Inês Martins.

O prefeito José Raimundo destacou que todo o trabalho está focado na melhoria das condições de vida da população do município e nas ações que garantam avanços em resultados e indicadores. “Não é difícil conseguir o Selo, se trabalharmos com responsabilidade e comprometimento”, afirma o prefeito.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

14 de dezembro de 2017

Show com Elba Ramalho marca início das celebrações dos 300 anos

Show com Elba Ramalho marca início das celebrações dos 300 anos

Oeiras recebe nesta sexta-feira, 15, o show da cantora Elba Ramalho, apresentação que integra a programação comemorativa do tricentenário da cidade. A festa acontece na Praça de Eventos, e também terá shows dos cantores oeirenses, Vavá Ribeiro e Kariny Santos e banda.

Um dos maiores ícones da música popular brasileira, Elba Ramalho traz para Oeiras um repertório marcado por grandes sucessos de sua carreira. A cantora começou a cantar em 1979 e já possui 35 álbuns gravados. Entre os trabalhos reconhecidos pelo público está “O Grande Encontro”, junto com Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença.

Os álbuns viraram o DVD “O Grande Encontro” – 20 anos, lançado em 2016. Seu último CD “Em cordas, Gonzaga e Afins” foi lançado em 2015. Por onde passa, Elba Ramalho arrasta uma legião de fãs, de várias gerações.

O palco dos shows também vai receber o cantor Vavá Ribeiro, filho de Oeiras. Dono de uma voz inconfundível, ele agrada por onde passa e mostra, com competência, a força da boa MPB. Em 1996 e 1997 representou o Piauí no "Festival Canta Nordeste" da rede Globo, onde foi um dos finalistas.

O cantor e compositor lançou em 2001 o seu primeiro CD intitulado "Pelos Bares da Vida", onde gravou quatro músicas suas e de compositores como: Beto Guedes, Toquinho, Rita Lee, Belchior, Flavio Venturine, Moraes Moreira, Zé Ketti, Milton nascimento, dentre outros. Em 2003 lançou o seu segundo CD "Calmaria", onde mostra 12 músicas de sua autoria. Em setembro de 2005, lançou um CD ao vivo, gravado no Theatro 4 de Setembro. Em 2007 lançou o álbum "Do seu lado" e atualmente divulga o seu trabalho no CD "Rota de Reis", com a participação de Vander Lee em uma de suas canções.

Prata da casa, a cantora Kariny Santos também vai participar da festa, levando para o público um repertório marcado por sucessos da MPB, com influências de artistas consagrados, como Djavan. Os shows em comemoração aos 300 anos de Oeiras são uma realização da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

13 de dezembro de 2017

Recém-nascido recebe título de 'bebê prefeito' em Oeiras

Recém-nascido recebe título de 'bebê prefeito' em Oeiras

O pequeno Pedro Artur é o mais novo prefeito de Oeiras. Nascido no último sábado, 09, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu das mãos do prefeito José Raimundo a chave da cidade. O gesto simbólico marca o encerramento da Semana do Bebê – mobilização social incentivada pelo UNICEF e realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões da primeira infância e garantir a promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.

O recém-nascido escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito foi a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como, por exemplo, a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.

A mamãe do bebê é Aldenice Maria de Sousa Barbosa, de 28 anos, moradora do Lajeiro do Samba, no Bairro Rosário. Segundo informa a Semusa, ela realizou 10 consultas de pré-natal, participou de todas as atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência na sua comunidade – UBS Hailton Alves –, fez a vacinação completa e o bebê nasceu de parto normal.

“Aproveitamos o ensejo para parabenizá-la, como também a ESF/NASF/ESB, pelo excelente trabalho que desenvolvem no acompanhamento de mães, gestantes e crianças. Ainda nesta semana, será feita visita domiciliar na residência do bebê pela Equipe de Saúde da Família, Nasf e os padrinhos do bebê, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira”, pontua a nutricionista Márcia Estevão, que coordenou as atividades da Semana do Bebê.

O bebê terá todo o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde para que possa garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Ele permanecerá durante o ano com o título, que será repassado para outro recém-nascido em dezembro de 2018. “Agradecemos também a colaboração dos gestores do Hospital Regional Deolindo Couto, pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo o empenho de nos informar o nascimento do bebê prefeito”, finaliza Márcia Estevão.

Organizada através de uma ação intersetorial das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, a Semana do Bebê desenvolveu uma série de atividades de proteção da primeira infância, entre elas: rodas de conversa com equipes multiprofissionais sobre aleitamento materno, oficinas sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças; orientações sobre higiene bucal do bebê; shantala (massagem para bebês) e informes sobre a importância do teste do pezinho, nas zonas urbana e rural.

12 de dezembro de 2017

Livro que narra “Enigmas de Oeiras” em crônica e aquarela será lançado

Livro que narra “Enigmas de Oeiras” em crônica e aquarela será lançado nesta sexta-feira (15)

“No tricentenário da cidade afeto, quis o destino que o brilho de dois talentos se unissem para presentear Oeiras com o que ela tem de melhor: a poesia silenciosa das ruas e a arquitetura barroca. Rogério Newton, com seu lirismo pungente, escreveu uma crônica irretocável. Sóter Carreiro, com mão certeira, produziu aquarelas esplendentes. O resultado não poderia ter sido diferente: um livro que vai muito além da simples beleza, pois encerra poesia e verdade”.

Na sentença acima o professor e escritor Cineas Santos sintetiza o livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”. A obra do arquiteto e aquarelista, Sóter Carrero, roteirizada pelo cronista, Rogério Newton, será lançada nesta sexta-feira, 15, às 21h30, no Museu de Arte Sacra (MAS), dentro da programação especial do aniversário de 300 anos de Oeiras. A publicação foi editada pela Fundação Nogueira Tapety (FNT) e promove um encontro inédito de imagem e texto de dois grandes artistas.

Junto com o lançamento do livro, será aberta a exposição “Enigmas de Oeiras”, uma mostra que reúne 24 aquarelas pintadas por Sóter Carrero, em homenagem à Primeira Capital do Piauí. A exposição ficará em cartaz no MAS até 31 de janeiro de 2018. Todas as telas expostas estarão disponíveis para comercialização.

Após o lançamento em Oeiras, cidade que inspirou a obra, o livro será lançado em Teresina. O lançamento da publicação na Capital acontece no próximo dia 22, às 19h, na livraria Entrelivros, situada na Avenida Dom Severino – 1045, no Bairro de Fátima.


Os autores

Natural do Ceará, Sóter Carrero é arquiteto, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e há mais de 20 anos atua nas artes plásticas, desenvolvendo trabalhos em aquarela. O respaldo artístico advém do talento e de estudos no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), sediado em Olinda. Lá, Sóter teve contato com grandes mestres da pintura, entre eles, João Câmara, João Vicente e Liliane Dardot. Ao longo de sua carreira, o arquiteto e aquarelista ilustrou diversos livros, catálogos e agendas, com exposições e trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior.

Nascido na Rua das Portas Verdes, no Centro Histórico de Oeiras, Rogério Newton estreou como cronista escrevendo para jornais de importante circulação. No final da década de 1980, editou, em Oeiras, o jornal mimeografado ‘O Beco’. Na década seguinte, integrou a revista Pulsar, em Teresina. É autor de seis livros, quatro deles de crônicas.

Recém-nascido recebe título de ‘bebê prefeito’ em Oeiras

Recém-nascido recebe título de ‘bebê prefeito’ em Oeiras

O pequeno Pedro Artur é o mais novo prefeito de Oeiras. Nascido no último sábado, 09, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu das mãos do prefeito José Raimundo a chave da cidade. O gesto simbólico marca o encerramento da Semana do Bebê – mobilização social incentivada pelo UNICEF e realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões da primeira infância e garantir a promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.

O recém-nascido escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito foi a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como, por exemplo, a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.

A mamãe do bebê é Aldenice Maria de Sousa Barbosa, de 28 anos, moradora do Lajeiro do Samba, no Bairro Rosário. Segundo informa a Semusa, ela realizou 10 consultas de pré-natal, participou de todas as atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência na sua comunidade – UBS Hailton Alves –, fez a vacinação completa e o bebê nasceu de parto normal.

“Aproveitamos o ensejo para parabenizá-la, como também a ESF/NASF/ESB, pelo excelente trabalho que desenvolvem no acompanhamento de mães, gestantes e crianças. Ainda nesta semana, será feita visita domiciliar na residência do bebê pela Equipe de Saúde da Família, Nasf e os padrinhos do bebê, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira”, pontua a nutricionista Márcia Estevão, que coordenou as atividades da Semana do Bebê.

O bebê terá todo o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde para que possa garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Ele permanecerá durante o ano com o título, que será repassado para outro recém-nascido em dezembro de 2018. “Agradecemos também a colaboração dos gestores do Hospital Regional Deolindo Couto, pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo empenho de nos informar o nascimento do bebê prefeito”, finaliza Márcia Estevão.

Organizada através de uma ação intersetorial das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, a Semana do Bebê desenvolveu uma série de atividades de proteção da primeira infância, entre elas: rodas de conversa com equipes multiprofissionais sobre aleitamento materno, oficinas sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças; orientações sobre higiene bucal do bebê; shantala (massagem para bebês) e informes sobre a importância do teste do pezinho, nas zonas urbana e rural.




11 de dezembro de 2017

Mais de 200 profissionais participam de Fórum de Enfrentamento da Aids

Mais de 200 profissionais participam de Fórum de Enfrentamento da Aids em Oeiras

Oeiras sediou nesta quarta-feira, 06, o 1° Fórum de Enfrentamento da Aids no Território Vale do Canindé. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, o evento foi organizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais – CTA/SAE e reuniu representantes de dez municípios – Floriano, Colônia do Piauí, Bela Vista do Piauí, Simplício Mendes, Cajazeiras, Isaías Coelho, Piripiri, Santo Inácio e Santa Rosa, além de Oeiras.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, lembra que esta é a primeira vez que o Fórum é descentralizado entre os territórios piauienses. “É importante destacar que este é o primeiro Fórum descentralizado dos 11 territórios de saúde existentes no Piauí. Nós somos pioneiros, estamos dando o primeiro passo nesse processo de descentralização, para que estes fóruns aconteçam posteriormente em outras regiões. Isso é muito gratificante e nos mostra que as ações estão realmente acontecendo, de forma alinhada, bem articulada, mostrando o compromisso da gestão municipal”, argumenta a secretária.

Mais de 200 profissionais de saúde participaram do evento, que marca também o aniversário de um ano de atividades do CTA/SAE de Oeiras, órgão inaugurado no final de 2016. “Hoje oferecemos dentro do CTA de Oeiras, que atende o território Vale do Canindé, todos os serviços preconizados de acordo com a portaria do Ministério da Saúde”, acrescenta.

Dentro do evento foram debatidas diversas temáticas relacionadas ao combate do HIV/Aids. Os temas – Perfil epidemiológico da AIDS no Estado do Piauí, Importância dos CTAs no Brasil sob a ótica da Prevenção Combinada e Importância da Prevenção Combinada (PEP) no enfrentamento do HIV/Aids – foram mediados por profissionais da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Dados da Sesapi apontam que Oeiras ocupa o 7° lugar no ranking dos municípios piauienses com mais registros de casos de Aids. “É um evento de grande importância para o território Vale do Canindé e Oeiras, por ser o município que sedia, abraçou a causa. É um dos municípios que tem o maior número de caso de Aids. Ano passado abriu o CTA/SAE, que é um serviço de referência e no intervalo de apenas um ano avançou tanto que está sediando este Fórum, que este momento com todo os profissionais, não só da saúde, mas todos os envolvidos na temática de enfrentamento da Aids e trouxe para o território um treinamento de profilaxia para médicos e enfermeiros. Então, é um grande momento para atualização dos profissionais e para o enfrentamento do HIV/Aids no Estado”, comenta Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

Dezembro Vermelho

O 1° Fórum de Enfrentamento da Aids no Território Vale do Canindé integra a programação do Dezembro Vermelho, mobilização nacional que tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

“Neste mês intensificamos as ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS. Temos uma programação bastante intensa, desde 1° de dezembro, quando iniciamos as ações no Mercado Municipal, oferecendo vários tipos de testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatites B e C), fizemos orientações e tivemos uma participação muito impactante do público que lá estava”, destaca Auridene Freitas, lembrando que, ao longo de todo o mês de dezembro, as Unidades Básicas do Saúde (UBSs) do município estarão oferecendo os teste rápidos para a população.

Junto com o Fórum também aconteceu o 5° Encontro dos CTA/SAE do Estado do Piauí, reunindo mais de 50 profissionais de saúde de diversos municípios. 

07 de dezembro de 2017

Aniversário de 300 anos de Oeiras terá oito atrações musicais. Confira!

Aniversário de 300 anos de Oeiras terá oito atrações musicais, show pirotécnico e sorteio de prêmios

Um grande show musical vai marcar o aniversário de 300 anos de Oeiras. Oito atrações – Luan Estilizado, Chicabana, Kariny Santos, Vanúsia Marques, Swing Raiação, Nayará Sá, Forró de Cabrobó e David Ostentação – vão fazer a festa na Praça de Eventos, a partir das 19h, no dia 25 de dezembro.

À meia noite, já no dia 26, data do Tricentenário, haverá um show pirotécnico. No intervalo dos shows, acontecerá o sorteio de uma moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones, prêmios do IPTU Premiado. Para participar, os contribuintes devem apresentar seus impostos quitados no setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras até o dia 22, preencher um cupom e depositá-lo numa urna. É indispensável, ainda, que o contribuinte apresente o CPF no ato do preenchimento do cupom.

Além do show de aniversário, outros eventos festivos compõem a programação especial dos 300 anos de Oeiras. Nos dias 15, 16 e 26, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado promovem a Oeiras Cultural 300 anos, uma intensa agenda que envolve inaugurações e eventos culturais.

As celebrações têm início no dia 15, com a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras, Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí e o show da cantora Elba Ramalho.

Exposições artísticas também ocupam a programação de aniversário. Uma delas, intitulada “Enigmas de Oeiras” retrata a arquitetura da cidade por meio de obras em aquarelas. Além das já tradicionais apresentações dos Bandolins de Oeiras, uma rua do Centro da Cidade será batizada de Rua Oeiras de Portugal, retribuindo a homenagem feita à cidade na província Portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil.

Além da parte cultural, a Prefeitura realizará a entrega de obras de infraestrutura urbana, como a praça do Conjunto Parque Leste e reforma e ampliação do prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Oeiras 300 anos – Programação

15 de dezembro 2017 (sexta-feira)

15h – Culto em Ação de Graças

Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697

17h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras

Local: Câmara Municipal de Oeiras Local: Praça da Bandeira, 231 – Centro

19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro

21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores • Apresentação dos Congos de Oeiras

21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do arquiteto e aquarelista Sóter Carrero. Local: Museu de Arte Sacra

22h – Show Palco 300 anos Local: Praça de Eventos

16 de dezembro 2017 (sábado)

8h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal Local: Paço Municipal

9h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado

Local: Cine Teatro Oeiras • Apresentação Bandolins de Oeiras

17h – Encontro da Confraria Eça Dagobertiana com apresentação dos Conguinhos de Oeiras

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores

20h – Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Instituto Histórico de Oeiras

Local: Cine Teatro Oeiras

21h – Abertura da Exposição “Vilarejo Imperial: Uma Oeiras em Tons de Saudade”, da artista plástica Zuleica Tapety

Local: Solar das 12 Janelas – Sede do Instituto Histórico de Oeiras

25 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (segunda-feira)

20h – Festa de Aniversário de Oeiras

Local: Palco 300 anos – Praça de Eventos

26 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (terça-feira)

6h – Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família

15h – Entrega da Reforma e Ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde

15h30 – Inauguração da Praça do Conjunto Parque Leste

16h – Entrega da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Local: MAS de Oeiras

16h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal

Local: Paço Municipal 17h – Missa em Ação de Graças Local: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

20h – Lançamento do Livro de “De Oeiras a Oeiras, pelo Recife”, de autoria de Dagoberto Carvalho Jr.

Local: Cine Teatro Oeiras

06 de dezembro de 2017

Oeiras recebe certificado de desenvolvimento econômico do Sebrae

Oeiras recebe certificado de desenvolvimento econômico do Sebrae

Oeiras recebeu o certificado de desenvolvimento econômico do Sebrae pelo atuação na geração de emprego, distribuição de renda, criação de ambiente produtivo, fortalecimento do empreendedorismo e melhoria da qualidade de vida da população.

A certificação foi entregue no último final de semana, em Parnaíba, durante o 1º Encontro Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais do Piauí, evento integrante da programação do como parte da programação do Festival de Negócios do Litoral Piauiense, que reuniu mais de 40 secretários municipais do Piauí – entre eles, a secretária de Indústria e Comércio de Oeiras, Carla Martins.

O objetivo do encontro foi fomentar o compartilhamento de boas práticas para o desenvolvimento econômico local, bem como, incentivar a articulação dos gestores no que se refere à implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios.

“A prefeitura é a indutora do desenvolvimento. O foco do encontro é capacitar e promover a integração entre os Atores de Desenvolvimento, que contribuem para o fortalecimento dos pequenos negócios na administração pública e a melhora da economia local.  É de extrema importância que esses atores estejam integrados e unam esforços para que haja um plano de trabalho focado no desenvolvimento econômico”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Como parte da programação aconteceu a palestra Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento e Dirigentes Municipais do Desenvolvimento Econômico e sua Implantação no Piauí, ministrada pelo consultor do Sebrae Nacional, Jeconias Rosendo.

“Lidar com a coisa pública é como um sacerdócio e é fundamental que haja a união de esforços para que o desenvolvimento aconteça e beneficie a todos. Esse encontro além de ser um espaço de integração entre os secretários é também uma forma de articular ações que visem a implantação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local”, destacou Rosendo.

Na ocasião, também foi apresentado o caso de sucesso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Simões Filho, na Bahia. O secretário Djalma Machado, que também é membro da comissão executiva do Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento, falou sobre as principais ações realizadas naquela cidade em prol dos pequenos negócios.

A secretária municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, Carla Martins, destacou o apoio do Sebrae nos municípios. “Parabenizo o Sebrae pela preocupação em realizar eventos como esse encontro. Aqui discutimos a realização de fóruns entre os municípios para fortalecer as ações de desenvolvimento municipal, bem como, integrar e socializar práticas exitosas”, afirmou Carla, informando que, na região de Floriano, Oeiras será a representante no Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico

Entrega de certificados para prefeitos

Durante a inauguração da nova sede do Sebrae, prefeitos da região norte do Piauí, receberam certificados do Sebrae no Piauí devido aos excelentes resultados obtidos no Projeto DET – Desenvolvimento Econômico Territorial, no período de 2015 a 2017, no que se refere a geração de emprego, distribuição de renda, criação de ambiente produtivo, fortalecimento do empreendedorismo, inovação e melhoria de qualidade de vida da população.

O prefeito de Luzilândia, Ronaldo de Souza Azevedo, foi agraciado com o certificado.  “Receber esse certificado demonstra que a gestão municipal está no caminho certo no que se refere ao apoio às micro e pequenas empresas. A prefeitura de Luzilândia tem forte parceria com a Sala do Empreendedor para implementar atividades relacionadas ao empreendedorismo”, destacou o prefeito.

A Sala do Empreendedor é um espaço físico da Prefeitura Municipal, onde os empresários podem obter informações e solucionar problemas relativos aos processos de abertura, baixa e funcionamento de empresas. 

05 de dezembro de 2017

Programação especial marca os 300 anos de Oeiras; confira

Programação especial marca os 300 anos de Oeiras; confira

No próximo dia 26 de dezembro, Oeiras completa 300 anos de emancipação política. Para comemorar esse marco histórico, foi lançada, nesta segunda (4), no Palácio de Karnak, a programação de culminância do aniversário da mais antiga cidade do Piauí. Desde de janeiro, estão sendo realizadas atividades alusivas mas será nos dias 15, 16 e 26 de dezembro que a programação chegará no seu ápice comemorativo..

“Com seus três séculos de emancipação, Oeiras se projeta entre as 10 cidades mais antigas do país. O Brasil tem mais de quatro mil municípios e Oeiras foi a 10ª cidade a ser registrada. Um momento importante para o próprio Brasil onde vamos estar ampliando a recuperação do patrimônio histórico”, destaca o governador Wellington Dias.

A programação para o mês de dezembro conta com outorga do Mérito Legislativo, homenageando pessoas ilustres da história do município. A entrega de outorgas será feita em dois momentos, pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Assembleia Legislativa do Piauí. Uma sala de Governadores Brasil Império também será entregue na Casa Major Selemérico, contando sobre a história dos governos na época do Piauí Província.

Exposições artísticas também ocupam a programação de aniversário. Uma delas, intitulada  “Enigmas de Oeiras” retrata a arquitetura da cidade por meio de obras em aquarelas. Além das já tradicionais apresentações dos Bandolins de Oeiras, uma rua do Centro da Cidade será batizada de Rua Oeiras de Portugal, retribuindo a homenagem feita à cidade na província Portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil.

Além da parte cultural, a Prefeitura realizará a entrega de obras de infraestrutura urbanas como a praça do Conjunto Parque Leste e reforma do prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Confira abaixo a programação completa que conta ainda com shows de antigas nacionais como Elba Ramalho, no dia 15 de dezembro.

Programação

15 de dezembro 2017 (sexta-feira)

15h – Culto em Ação de Graças

Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697

17h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras

Local: Câmara Municipal de Oeiras Local: Praça da Bandeira, 231 – Centro

19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro

21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores • Apresentação dos Congos de Oeiras

21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do arquiteto e aquarelista Sóter Carrero. Local: Museu de Arte Sacra

22h – Show Palco 300 anos Local: Praça de Eventos

16 de dezembro 2017 (sábado)

8h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal Local: Paço Municipal

9h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado

Local: Cine Teatro Oeiras • Apresentação Bandolins de Oeiras

17h – Encontro da Confraria Eça Dagobertiana com apresentação dos Conguinhos de Oeiras

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores

20h – Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Instituto Histórico de Oeiras

Local: Cine Teatro Oeiras

21h – Abertura da Exposição “Vilarejo Imperial: Uma Oeiras em Tons de Saudade”, da artista plástica Zuleica Tapety

Local: Solar das 12 Janelas – Sede do Instituto Histórico de Oeiras

25 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (segunda-feira)

20h – Festa de Aniversário de Oeiras

Local: Palco 300 anos – Praça de Eventos

26 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (terça-feira)

6h – Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família

15h – Entrega da Reforma e Ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde

15h30 – Inauguração da Praça do Conjunto Parque Leste

16h – Entrega da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Local: MAS de Oeiras

16h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal

Local: Paço Municipal 17h – Missa em Ação de Graças Local: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

20h – Lançamento do Livro de “De Oeiras a Oeiras, pelo Recife”, de autoria de Dagoberto Carvalho Jr.

Local: Cine Teatro Oeiras

Semana do Bebê mobiliza Oeiras pelos direitos da primeira infância

Semana do Bebê mobiliza Oeiras pelos direitos da primeira infância

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante de 04 a 07 de dezembro a Semana do Bebê, estratégia de Mobilização social incentivada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 06 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A programação será aberta às 14h desta segunda-feira, 04, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), com orientações sobre Alimentação Saudável na Primeira Infância, oficina com espetinho de frutas e sorvetes, atividade educativa em saúde bucal com distribuição de kits e atividades recreativas. O público-alvo são crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II.

Entre as atividades da Semana do Bebê também está a entrega do título de bebê prefeito.

A importância da atenção à primeira infância 

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SEMANA DO BEBÊ

04/12/2017 – 14:00 H: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

LOCAL: CRAS I

PROGRAMAÇÃO: Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Atividade educativa em saúde bucal (distribuição de kits)

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II

Responsáveis:  Equipe NASF, PSB(Dentista), Equipes CRAS I e II e Coordenadores da AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal e Vigilância Alimentar e Nutricional, Saúde da Mulher, TB e Hanseníase e Sistema de Informação.

05/12/2017 – 14:00 HORAS

LOCAL: UBS HAILTON ALVES

PROGRAMAÇÃO: 

Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos

Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Atividades recreativas

Público: mães e crianças menores de 2 anos

Responsáveis: ESF Hailton Alves, PSB(Dentista), NASF, Coordenadores: AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Vigilância Alimentar e Nutricional, Sistema de Informação e TB e Hanseníase

06/12/2017 – 14:00 horas

LOCAL: Escola Municipal Mãe Tança

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde Vocal para as Crianças e a Importância da Mastigação

Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos e professores

Responsáveis: Equipe NASF, Coord. Vigilância Alimentar e Nutricional, SEMED e Secretaria Municipal de Cultura

07/12/2017 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS BRIONA

PROGRAMAÇÃO:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno

 Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

 Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Alimentação saudável na primeira (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde bucal na primeira infância e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 6 anos

 Responsáveis: ESF Briona, PSB(Dentista), equipe NASF, Coordenadores AB, Imunização, PSE 

Após tributo a Cineas Santos, FLOR anuncia escritor homenageado em 2018

Após tributo a Cineas Santos, FLOR anuncia escritor homenageado em 2018

Uma série de apresentações de temática afro e o show dos monitores dos núcleos de cultura da Secretaria Municipal de Educação encerraram na noite deste domingo, 03, a V Feira Literária de Oeiras – FLOR, que homenageou o escritor e poeta piauiense, Cineas Santos.

“Começamos a trabalhar em fevereiro. Visitei Oeiras mais de dez vezes este ano, pois não se improvisa na educação. Educação é compromisso, é trabalho sério e a comunidade de Oeiras está de parabéns pelo evento”, comenta o escritor homenageado.

Durante a manhã, estudantes das escolas municipais apresentaram monólogos, peças teatrais e recitais no Cine Teatro. Na Praça das Vitórias, Chagas Vale e Talita da Companhia Calunga de Teatro encantaram crianças, jovens e adultos com a contação de Histórias; nas salas interativas foram realizadas oficinas, brincadeiras, lançamentos de livros e informativos e bate-papos sobre educação no trânsito e tolerância às diversidades.

O prefeito José Raimundo considera a Feira Literária uma demonstração do desenvolvimento da educação municipal. “Nossa educação não vai retroceder. Os próximos governantes não terão espaço para fazer algo menor, terá que fazer algo melhor. Vamos chegar ao final do nosso mandato com um nível bem maior”, avalia o prefeito José Raimundo.

Ao falar do êxito do projeto FLOR deste ano, a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, anunciou a autora homenageada no ano de 2018: a escritora carioca, Roseana Murray.  “O professor Cineas nos ajudou com esse contato. Ela possui uma obra literária super vasta, quem trabalha com a educação sabe da importância da autora Roseana Murray. E neste momento já lançamos nosso projeto de educação para 2018”, adianta Tiana Tapety.

“Nós temos um projeto plurianual da gestão. Então já sabemos cada passo que vamos dar. Trabalhamos com muita confiança e responsabilidade. Agradecemos a cada família que confia a educação dos seus filhos à uma escola, a um professor da rede municipal de ensino. Acreditem: nós trabalhamos voltados para a formação intelectual de cidadãos que construam uma Oeiras melhor”, completa a secretária municipal de Educação.

Roseana Murray

Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos, Roseana Murray é graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy, através da Aliança Francesa. Tem cerca de cem livros publicados. Faz palestras sobre a Formação do Leitor. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Foi quatro vezes premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o troféu de melhor poesia e também laureada pela Academia Brasileira de Letras na categoria Melhor Livro Infantil.

FLOR leva arte e leitura para a praça nos 300 anos de Oeiras

FLOR leva arte e leitura para a praça nos 300 anos de Oeiras

Um jardineiro e uma florista foram os responsáveis por apresentar as primeiras atrações da V Feira Literária de Oeiras, iniciada na noite desta sexta-feira, 1°, na Praça de Eventos. A festa foi aberta com o Hino de Oeiras, tocado pelo grupo Bandolins Mirins, talentos revelados na rede municipal de ensino. Em seguida, uma dupla de flautistas – alunos da rede municipal – entoou o Hino de Teresina, composição de Cineas Santos, grande homenageado da FLOR nesta edição.

Uma jovem da escola municipal do povoado Chapada das Contendas, zona rural do município, empolgou o público com um repente sobre a vida do autor homenageado. Logo após, o prefeito José Raimundo fez uma saudação ao autor-tema da Feira Literária.

“Este projeto é proposto e executado por todos que fazem a Educação do nosso município. Fazem com gosto, dedicação e muita competência. A nossa 5ª FLOR, trabalhada desde o início do ano, faz uma homenagem ao professor, escritor e produtor cultural e cidadão, Cineas Santos. Nós, que fazemos a gestão municipal, agradecemos de coração, o seu abraçar e dedicação ao projeto FLOR. Muito obrigado”, agradece o prefeito.

“Cuidamos de nossas crianças como se cuida de um jardim. Acreditamos no desenvolvimento da educação através da leitura. Prova disso, são os nossos índices crescentes”, resume a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Emocionado, Cineas Santos se diz honrado com a homenagem. “A homenagem me deixa muito honrado. E eu, um animal nascido no do sertão do Piauí, onde não havia nem água, chegar até aqui, é por milagre da leitura. Aprendi a ler em folhetos de cordel e a minha vida inteira, desde os sete anos de idade é labutar com livros – escrevendo, divulgando, publicando e fazendo com que as crianças se apaixonem por eles”, comenta o escritor.

“Todas as vezes que vejo uma prefeitura, uma comunidade organizar uma feira de livro, eu começo a pensar que ali tem gente inteligente. Onde se semeia livros, os resultados acontecerão. Essa feira é uma coisa linda! As crianças brincando com livros, o livro não está proibido e elas podem chegar lá, folhear...Este é o caminho. Vejo tudo com muita alegria”, festeja Cineas Santos.

Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, a FLOR conta com a parceria do deputado Bessah, que destinou recursos para a realização do evento. “Estou impressionado com a estrutura montada. Isso é fruto de uma boa gestão da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Oeiras. Estamos na quinta edição da FLOR e a cada ano ela vai se aperfeiçoando. Fico feliz de também contribuir com essa realização. O evento acontece através de uma emenda por mim destinada ao município que se concretizou por conta da boa vontade e do reconhecimento do Governo do Estado com a FLOR”, pontua Bessah.

‘O Parceiro do Vento’

Logo após a abertura da Feira Literária, foi realizado o lançamento da obra ‘O Parceiro do Vento’. Tributo de Cineas à Oeiras, que este ano faz 300 anos, a obra retrata com ludicidade passagens da primeira viagem do escritor à cidade. “Este livro foi feito para as crianças de Oeiras. É um presente que estou dando à cidade em sinal de gratidão e carinho”, explana Cineas Santos.

Participando da sessão de autógrafos, a professora Elicéia Romão não esconde a felicidade em poder contribuir para a realização do projeto. “A gente fica muito feliz de ver um trabalho que fazemos desde o início do ano sendo realizado. O esforço valeu a pena. As crianças aprenderam bastante, desde as crianças do Ensino Infantil ao Fundamental. Essa feira enriquece, com certeza, o aluno”, celebra a professora da escola municipal Girassol.

“É um momento muito enriquecedor, principalmente para nós que trabalhamos na zona rural. É um trabalho que desenvolve bastante na parte da literatura e da leitura e veio à calhar com o projeto Borboleta [projeto de alfabetização desenvolvido na rede municipal]. A gente pegou as obras do Cineas Santos, trabalhamos e pudemos ver que há um desenvolvimento das crianças e um interesse. É um projeto grandioso que acredito que vai ficar para sempre no calendário de eventos da cidade de Oeiras”, avalia a professora Blayneth Apolinário, da escola municipal da comunidade Belomonte, zona rural do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 10 mil exemplares do livro ‘O Parceiro do Vento’ foram publicados e serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal de Oeiras. 

04 de dezembro de 2017

Governo e Prefeitura realizam Oeiras Cultural 300 anos com show de Elba Ramalho

Governo e Prefeitura realizam Oeiras Cultural 300 anos com show de Elba Ramalho

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, está na organização do Oeiras Cultural 300 anos, que será realizado nos dias 15,16 e 26 de dezembro. Para comemorar o tricentenário da primeira capital do Piauí, haverá inaugurações, homenagens, shows culturais e um intercâmbio com O governo de Portugal. O governador Wellington Dias e o prefeito de Oeiras, José Raimundo, estiveram reunidos, na última segunda-feira (27), com os secretários da Cultura do Estado, Fábio Novo, e de Oeiras, Stefano Ferreira, e a equipe do Cerimonial do Governo do Estado acertando os horários do evento.

De acordo com o governador, esse será um momento histórico para o Brasil e para o Piauí. “Ao completar 300 anos, Oeiras figura-se como uma das cidades com mais tempo de emancipação. Teremos uma vasta programação que homenageia aqueles que marcaram essa história. Na oportunidade, também teremos uma visita do embaixador do governo português que fortalece esse intercâmbio que a primeira capital tem com Portugal, onde haverá uma noite de fados e serestas. Nesses dias, também entregaremos a reforma do Museu Imperial e assinaremos um decreto que constituirá um grupo de trabalho para preparar os 200 anos de independência de Oeiras, em 2022, 2023”, disse Wellington Dias.

O secretário Fábio Novo disse que a data é muito simbólica e um momento muito rico para a história e cultura de Oeiras. “Entregaremos à cidade toda a museografia do Museu de Artes Sacra de Oeiras, a exemplo do que foi feito com o Museu do Piauí, contratamos todo um trabalho de pesquisa, nesse caso feito pelo professor da Universidade Federal, Paulo Vasconcelos, e sua equipe. Vamos inaugurar a sala Oeiras Imperial, no Major Selemérico, com telas de Dora Parentes. Isso faltava no acervo histórico-cultural de Oeiras. O governador também vai inaugurar a iluminação dos principais pontos da cidade, a exemplo da Catedral, do Museu, dentre outros”, comentou o gestor.

Fábio Novo disse ainda que, além das atrações locais, já está confirmado o show com a artista nacional Elba Ramalho. Nesta segunda, 04, o Governo do Estado fará o lançamento oficial do evento, às 9h30, no Palácio de Karnak.

O prefeito José Raimundo enfatizou que é grande a expectativa pelo evento e que, na oportunidade, a prefeitura também estará inaugurando uma praça e a ampliação da sede da Secretaria Municipal de Saúde. “É um evento único e faremos uma linda festa em parceria com o Governo do Estado, que ficará na história do nosso município”, disse o gestor.

FLOR leva arte e leitura para a praça nos 300 anos de Oeiras

FLOR leva arte e leitura para a praça nos 300 anos de Oeiras

Um jardineiro e uma florista foram os responsáveis por apresentar as primeiras atrações da V Feira Literária de Oeiras, iniciada na noite desta sexta-feira, 1°, na Praça de Eventos. A festa foi aberta com o Hino de Oeiras, tocado pelo grupo Bandolins Mirins, talentos revelados na rede municipal de ensino. Em seguida, uma dupla de flautistas – alunos da rede municipal – entoou o Hino de Teresina, composição de Cineas Santos, grande homenageado da FLOR nesta edição.

Uma jovem da escola municipal do povoado Chapada das Contendas, zona rural do município, empolgou o público com um repente sobre a vida do autor homenageado. Logo após, o prefeito José Raimundo fez uma saudação ao autor-tema da Feira Literária.

“Este projeto é proposto e executado por todos que fazem a Educação do nosso município. Fazem com gosto, dedicação e muita competência. A nossa 5ª FLOR, trabalhada desde o início do ano, faz uma homenagem ao professor, escritor e produtor cultural e cidadão, Cineas Santos. Nós, que fazemos a gestão municipal, agradecemos de coração, o seu abraçar e dedicação ao projeto FLOR. Muito obrigado”, agradece o prefeito.

“Cuidamos de nossas crianças como se cuida de um jardim. Acreditamos no desenvolvimento da educação através da leitura. Prova disso, são os nossos índices crescentes”, resume a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Emocionado, Cineas Santos se diz honrado com a homenagem. “A homenagem me deixa muito honrado. E eu, um animal nascido no do sertão do Piauí, onde não havia nem água, chegar até aqui, é por milagre da leitura. Aprendi a ler em folhetos de cordel e a minha vida inteira, desde os sete anos de idade é labutar com livros – escrevendo, divulgando, publicando e fazendo com que as crianças se apaixonem por eles”, comenta o escritor.

“Todas as vezes que vejo uma prefeitura, uma comunidade organizar uma feira de livro, eu começo a pensar que ali tem gente inteligente. Onde se semeia livros, os resultados acontecerão. Essa feira é uma coisa linda! As crianças brincando com livros, o livro não está proibido e elas podem chegar lá, folhear…Este é o caminho. Vejo tudo com muita alegria”, festeja Cineas Santos.

Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, a FLOR conta com a parceria do deputado Bessah, que destinou recursos para a realização do evento. “Estou impressionado com a estrutura montada. Isso é fruto de uma boa gestão da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Oeiras. Estamos na quinta edição da FLOR e a cada ano ela vai se aperfeiçoando. Fico feliz de também contribuir com essa realização. O evento acontece através de uma emenda por mim destinada ao município que se concretizou por conta da boa vontade e do reconhecimento do Governo do Estado com a FLOR”, pontua Bessah.

‘O Parceiro do Vento’

Logo após a abertura da Feira Literária, foi realizado o lançamento da obra ‘O Parceiro do Vento’. Tributo de Cineas à Oeiras, que este ano faz 300 anos, a obra retrata com ludicidade passagens da primeira viagem do escritor à cidade. “Este livro foi feito para as crianças de Oeiras. É um presente que estou dando à cidade em sinal de gratidão e carinho”, explana Cineas Santos.

Participando da sessão de autógrafos, a professora Elicéia Romão não esconde a felicidade em poder contribuir para a realização do projeto. “A gente fica muito feliz de ver um trabalho que fazemos desde o início do ano sendo realizado. O esforço valeu a pena. As crianças aprenderam bastante, desde as crianças do Ensino Infantil ao Fundamental. Essa feira enriquece, com certeza, o aluno”, celebra a professora da escola municipal Girassol.

“É um momento muito enriquecedor, principalmente para nós que trabalhamos na zona rural. É um trabalho que desenvolve bastante na parte da literatura e da leitura e veio à calhar com o projeto Borboleta [projeto de alfabetização desenvolvido na rede municipal]. A gente pegou as obras do Cineas Santos, trabalhamos e pudemos ver que há um desenvolvimento das crianças e um interesse. É um projeto grandioso que acredito que vai ficar para sempre no calendário de eventos da cidade de Oeiras”, avalia a professora Blayneth Apolinário, da escola municipal da comunidade Belomonte, zona rural do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 10 mil exemplares do livro ‘O Parceiro do Vento’ foram publicados e serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal de Oeiras.

FLOR: Alunos da rede municipal lançam livro inspirado na obra de Cineas Santos

FLOR: Alunos da rede municipal lançam livro inspirado na obra de Cineas Santos

“Penso, no futuro escrever muitos livros, porque meu sonho é ser escritor”. A sentença é de Wáiston Gabriel, 10 anos, aluno do 4º Ano da Escola Municipal Lourenço Barbosa, após lançar, junto com colegas de classe, seu primeiro livro – ABCzinho da Ecologia, publicação inspirada no homônimo “ABC da Ecologia”, de Cineas Santos, autor homenageado nesta edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR.

O lançamento aconteceu na tarde deste sábado, 02, no espaço Trem da Vida, e contou com a presença dos alunos-escritores, professores e pais. Os livros receberam dedicatórias dos estudantes, numa rápida sessão de autógrafos.

“Escolhemos o livro pela questão ambiental e começamos a trabalha-lo em sala de aula. Cada verso lido e interpretado pelas crianças estavam com um entendimento acentuado da leitura. Daí nasceu a ideia de escrever o ABCzinho. As crianças todos os dias queriam trabalhar o livro”, relata a professora Zildete Rodrigues, que incentivou e orientou os alunos na publicação.

No livro, feito de pequenos versos, os estudantes apontam de A a Z, soluções para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Minha turma teve o privilégio de escrever um livro para lançar na Feira Literária. Fiquei muito feliz. Minha inspiração foi melhorar a natureza com ações positivas mostradas pelo Cineas no livro”, articula a pequena escritora, Ana Clara Araújo, de 10 anos.

Cada estrofe foi escrita e ilustrada por trios de alunos da escola municipal. O resultado final é um abecedário de ternura e boas ideias para a vida na Terra. “Ficamos feliz com a oportunidade de produzir ações positivas sobre o livro de Cineas Santos”, desfecha Wáiston Gabriel.

Toda a obra literária de Cineas foi alvo de estudos, análises e produções nas escolas municipais de Oeiras, ao longo do ano letivo de 2017. “A FLOR é a culminância de um ano de trabalho das escolas”, pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Show de talentos

Além das produções textuais, a FLOR dá espaço para que os estudantes da rede municipal apresentem seus talentos. E foi isso que aconteceu na manhã e noite deste sábado, no Cine Teatro e na Praça de Eventos: um show de talentos!

Recitais, espetáculos teatrais, corais, jograis, apresentações instrumentais, danças, mini orquestra de bandolins, balé e show musicais encantaram o público da Feira Literária. “Acreditamos na educação através da arte”, sintetiza Tiana Tapety.

01 de dezembro de 2017

Fórum debaterá combate a AIDS no Território Vale do Canindé

Sediado em Oeiras, Fórum debaterá combate a AIDS no Território Vale do Canindé

Oeiras sedia no próximo dia 06 de dezembro, o 1° Fórum de Enfrentamento da AIDS no Território Vale do Canindé. Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o evento é organizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais – CTA/SAE.

O Fórum integra a programação do Dezembro Vermelho, que será aberta nesta sexta-feira, 1°, Dia Mundial contra a AIDS, no Mercado Municipal Dona Lili, no turno da manhã. Na ocasião, serão oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

O Dezembro Vermelho é uma grande mobilização nacional que tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

Junto com o Fórum de Enfrentamento da AIDS também acontece o 5° Encontro dos CTA/SAE do Estado do Piauí.


PROGRAMAÇÃO – DEZEMBRO VERMELHO

01/12/2017

MANHÃ

08:00-12:00h = Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C

Público alvo: População em geral

Local: Mercado Público Dona Lili

DIA 06:

LOCAL: CENTRO DIOCESANO FREI JORDÃO

07:30H – COFEE-BREACK

08:30H - ABERTURA: COMPOSIÇÃO DA MESA

APRESENTAÇÃO CULTURAL

09:00H – PALESTRA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS DO ESTADO DO PIAUI

PALESTRANTE: Msc. Karinna Alves Amorim de Sousa

Coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado do Piauí

09:30H – PALESTRA: IMPORTÂNCIA DOS CTA NO BRASIL SOB A ÓTICA DA PREVENÇÃO COMBINADA

PALESTRANTE: Esp. Cristiana Rocha

Coordenadora do CTA Estadual do Piauí

10:00H – PALESTRA: IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO COMBINADA (PEP) NO ENFRENTAMENTO DO HIV/AIDS

PALESTRANTE: Esp. Raimundo Félix

Médico Infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela

10:30H: PALESTRA: IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO CTA/SAE NO NUNICÍPIO DE OEIRAS

PALESTRANTE: Esp. Reinaldo Ferreira da Silva

Coordenador do CTA/SAE de Oeiras

12:00H: Encerramento

TARDE

LOCAL: AUDITÓRIO DA CASA DA MERENDA

14:00-16:00 = TREINAMENTO PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO SEXUAL – PEP

PÚBLICO ALVO: Profissionais de Saúde e Assistência Social

16:00H – 20:00H – ENCONTRO DOS CTA/SAE DO PIAUÍ

11 - 21/12/2017

MANHÃ/TARDE/NOITE

Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C

Público alvo: População em geral

Local: Unidades Básicas de Saúde (ZONA URBANA E ZONA RURAL)

22/12/2017

TARDE – Último encontro do grupo de adesão – 2017

Público alvo: Pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas pelo SAE Oeiras-PI

Local: CTA/SAE Oeiras-PI

22 de novembro de 2017

Oeiras conquista Selo Ambiental e terá ICMS Ecológico em 2018

Oeiras conquista Selo Ambiental e terá ICMS Ecológico em 2018

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou a classificação referente à habilitação e postulação dos municípios para adesão ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS Ecológico. O resultado, publicado na edição do Diário Oficial da última sexta-feira, 17, coloca Oeiras entre as vencedoras do Selo Ambiental, premiação destinada às cidades que atendem as exigências previstas na Lei n° 5.813/2008 para a melhoria da qualidade de vida, através da promoção de políticas e ações de gestão ambiental.

A classificação é feita de acordo com o número de itens atendidos numa lista total de dez requisitos. O município que atende no mínimo três itens recebe o Selo Ambiental como prêmio pelas ações que vem desenvolvendo para proteção do meio ambiente e recursos naturais. A premiação é feita em três categorias, sendo que quem atende a três itens é enquadrado na categoria C, quem atende a quatro requisitos fica na categoria B e para ser classificado na categoria A, a cidade deve atender pelo menos seis itens.

O repasse dos recursos do ICMS Ecológico é feito de acordo com a categoria na qual o município ficou classificado. Oeiras ficou classificada na categoria B e receberá 1,65% do total de 5% do recurso destinado aos municípios; Teresina, Altos e Campo Maior na categoria A vão dividir 2% e Corrente e Piripiri na categoria C irão repartir 1,35%. Apenas os seis municípios conseguiram atender as exigências da lei.

O prefeito José Raimundo argumenta que a conquista é fruto de uma gestão organizada. “Nesse processo envolvemos várias secretarias – Secretaria Municipal de Agricultura, através do Departamento de Meio Ambiente; Saúde; Administração e de Educação, cada uma pontuando e juntando ferramentas no sentido de formalizar o projeto do ICMS Ecológico. Contratamos uma consultoria para condução do processo e logramos êxito”, celebra José Raimundo, informando que 15% do recurso serão aplicados em saúde e 25% investidos em educação.

“Para Oeiras é uma conquista substancial, em termos de incremento financeiro, para que tenhamos um melhor planejamento nas nossas decisões e naquilo que pretendemos implementar no município. Esse recurso vai incrementar e nos dar uma tranquilidade no que diz respeito a investimentos”, arremata o prefeito.

10 de novembro de 2017

Escola de Bandolins de Oeiras ganha novos instrumentos

Escola de Bandolins de Oeiras ganha novos instrumentos

A Escola de Bandolins Dona Petinha recebeu na manhã desta quinta-feira, 09, novos instrumentos musicais. A entrega aconteceu no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

São seis novos bandolins, que vão ser utilizados nas aulas ministradas aos 17 alunos da escola. “Agora, os alunos poderão levar os instrumentos para fazer exercícios em casa. A escola hoje está equipada”, destaca o professor Herbeth Vinícius.

Inaugurada há um ano, a Escola de Bandolins Dona Petinha é uma das responsáveis pela manutenção da tradição musical oeirense. É lá que ensaiam e se aperfeiçoam os jovens integrantes do grupo Bandolins Mirins, revelados num projeto artístico da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Lourenço Barbosa (Maçonaria).

Através do trabalho desenvolvido na escola de música, os jovens Rhyan Vittor, Ivan Filho, Alexandre Augusto, Antônio Roberto e Giovanna Fontes, orientados pelo professor Herberth Vinícius, se apresentaram este ano em importantes eventos, em Brasília e Bom Jesus-PI.

Agora, o grupo se prepara para gravar um CD, produzido pelos músicos Júlio Medeiros e Zé Dantas.

Nova galeria

Em rápida passagem por Oeiras, para realizar a entrega dos instrumentos à escola de bandolins, o secretário Fábio Novo anunciou novidades, que em breve serão implementadas no Sobrado Major Selemérico.

A principal delas, a montagem de uma galeria em homenagem aos governadores piauienses do período imperial – o centro cultural tem uma galeria de mandatários da era republicana. Segundo o secretário, o novo espaço está em fase de planejamento e terá retratos dos governantes pintados pela artista Dora Parentes. “As telas já estão prontas”, revela Novo.

Ainda este ano, segundo o secretário, devem ser abertos editais para as edições 2018 dos projetos Boca da Noite e Seis e Meia.

Sorteio do IPTU Premiado terá moto zero e acontece dia 22 de dezembro em Oeiras

Sorteio do IPTU Premiado terá moto zero e acontece dia 22 de dezembro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras sorteará nove prêmios entre os contribuintes em 2017 – moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones. O sorteio faz parte da campanha IPTU Premiado e será realizado no dia 22 de dezembro, às 9h, no Mercado Municipal Dona Lili.

O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes que pagarem o IPTU/2017, e, ainda, não possuírem débitos de IPTU de exercícios anteriores vencidos.

Para participar, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras, das 14 às 16h. Os cupons para participação no sorteio devem ser preenchidos e depositados numa urna instalada no Paço Municipal.

A receita do IPTU é aplicada nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e na manutenção de todos os serviços públicos municipais.

Prêmios do IPTU Premiado:

1° PREMIO – Uma moto POP110

2° PREMIO – Um fogão seis bocas

3° PREMIO – Uma Geladeira Duplex

4° PREMIO – Uma TV tela plana, 32”

5° PREMIO – Um celular Smartphone

6° PREMIO – Um celular Smartphone

7° PREMIO – Um celular Smartphone

8° PREMIO – Um celular Smartphone

9° PREMIO – Um celular Smartphone

03 de novembro de 2017

Prefeitura de Oeiras convoca 09 aprovados em concurso público; veja nomes

Prefeitura de Oeiras convoca 09 aprovados em concurso público; veja nomes

O prefeito José Raimundo autorizou nesta quarta-feira, 1º, a convocação de nove aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Oeiras em 2014. Os convocados deverão ocupar funções de técnico agrícola, auxiliar administrativo, agente administrativo e um turismólogo.

Os aprovados devem comparecer à sede da Prefeitura Municipal, situada na Praça das Vitórias, 37, no centro de Oeiras, no período de 20 a 24 de novembro de 2017, munidos da documentação citada no edital.

A solenidade de nomeação dos candidatos habilitados, que comparecerem no período estipulado, será marcada após a entrega da documentação.

Confira os convocados: 

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA – Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Francisco das Chagas dos Santos Carvalho – Inscrição 3.360

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Maria Luzilene Silva da Costa – Inscrição 3.036

Francisco Ramos de Aquino – Inscrição 1.474

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Vanessa Ferreira da Silva – Inscrição 1.980

Jonas Gonçalves de Moura – Inscrição 1.198

Luiz Henrique Barbosa Nunes – Inscrição 1.172

Herlandio Andrade Silva – Inscrição 3.714

Francildo Miranda Vieira – Inscrição 3.550

CARGO: TURISMÓLOGO – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Luziane Barroso de Moura Sousa – Inscrição 580

Prefeito Zé Raimundo anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

Prefeito Zé Raimundo anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, anunciou nesta terça-feira, 31, uma série de novidades para o Mercado Municipal Dona Lili. Entre as medidas estão: a permissão da venda de bebida alcoólica nos pontos de restaurantes e lanchonetes; a diversificação dos produtos comercializados e a isenção do pagamento de taxas nos meses de novembro e dezembro, desde que permissionários estejam adimplentes até 10 de novembro.

Segundo o gestor, as medidas atendem uma pauta de reivindicações feitas pelos permissionários. “Nosso intuito é fazer com que o mercado continue um local de referência na comercialização para a toda a população de Oeiras. E para que os permissionários, cada vez mais, sintam o ambiente favorável a isso, o poder público municipal na sua sensibilidade e responsabilidade buscou fazer um entendimento com todos aqueles que lá trabalham”, afirma o prefeito.

A venda de bebida alcoólica fica restrita à comercialização de cerveja e será fiscalizada pela direção do mercado. “Acreditamos que todos aumentarão seus rendimentos dentro de uma responsabilidade, logicamente, atendendo à direção do mercado na disposição da bebida alcoólica, dentro do horário de funcionamento. Acreditamos também que isso dará um impulso significativo para as pessoas que trabalham com a atividade de restaurante e lanchonete”, pondera Zé Raimundo.

O prefeito informa que, os permissionários em dia com o pagamento das taxas do mercado, só voltarão a pagar os tributos no final de janeiro. “Com relação ao recolhimento de tributos, fizemos um entendimento e, durante os meses de novembro e dezembro, iremos abonar o pagamento, para aqueles que estejam adimplentes até o dia 10 de novembro. Quem estiver em atraso, procure a direção do mercado para regularizar sua situação”, pontua.

Também está admitida a diversificação dos produtos comercializados, ou seja, os permissionários poderão, a partir de agora, oferecer artigos variados em seus pontos. “Aqueles pontos que trabalham com cereais, que queiram vender verduras; ou os que trabalham com verduras que queriam vender um condimento…Isso foi acordado e será permitida essa diversificação de comercialização desses produtos”, explica o prefeito.

“Entendemos que essas medidas são para melhor funcionamento do mercado e para dar fôlego às pessoas que lá trabalham. Queremos que a atividade no mercado seja cada vez mais atraente”, finaliza Zé Raimundo.

Novo serviço

Outra novidade é que, a partir da segunda semana de novembro, o Mercado Municipal ganhará um box para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que vai atender a demanda de todo o Território Vale do Canindé. O serviço vai ficar a cargo do engenheiro agrônomo Manoel Martins de Sousa e vai facilitar o acesso ao documento, sem que haja a necessidade de deslocamento do produtor rural para Teresina. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Nova direção

Nos próximos dias, o Mercado Municipal Dona Lili ganha também um novo diretor. Assume o posto, o administrador, Rafael Rêgo, que ocupava o quadro profissional da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). “É uma grande oportunidade e um grande desafio. Vamos trabalhar para realizar uma boa gestão à frente do Mercado Municipal Dona Lili”, comenta Rafael Rêgo.

O atual diretor, Giovane Oliveira, que dirige o mercado desde sua abertura, em março deste ano, agora vai trabalhar na iniciativa privada. “Sou grato pela oportunidade. No entanto, recebi uma proposta irrecusável para meu crescimento pessoal e profissional. Desejo sucesso ao novo administrador”, pontua Giovane Oliveira.

31 de outubro de 2017

Cerca de 900 estudantes de Oeiras participam da Prova Brasil

Alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, formuladas com o objetivo de avaliar a Educação Básica

Cerca de 900 estudantes das turmas de 5º e 9º Ano da rede municipal de Oeiras participam nesta terça e quarta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, da Prova Brasil. No exame, os alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, formuladas com o objetivo de avaliar a Educação Básica.

O resultado da Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador utilizado pelo Ministério da Educação para aferir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

De acordo com a professora Tiana Tapety, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem desenvolvendo um trabalho intenso de preparação dos alunos para a avaliação. “Oeiras tem se preparado para este momento com um trabalho intenso, voltado para a alfabetização e letramento de nossas crianças”, frisa a secretária municipal de Educação.

Tiana destaca que, desde o início do ano letivo, a Semed promove uma série de simulados e revisões para os estudantes, intuito de assegurar a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Este ano, 27 turmas serão avaliadas – na última Prova Brasil foram 11. “Demos um salto de qualidade. Isso demonstra que diminuímos a evasão escolar e que estamos reduzindo os níveis de distorção idade-série nas escolas da rede municipal de ensino”, argumenta Tiana Tapety.