Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Público de 40 mil pessoas confirma tradição da Semana Santa em Oeiras

Cerca de 40 mil confirma tradição da Semana Santa em Oeiras na Romaria do Bom Jesus dos Passos

30/03/2015 08:49

Localizada no árido nordeste brasileiro, a cidade de Oeiras, no Piauí, tem como maior acontecimento religioso do ano a Semana Santa. Com boa antecedência, em toda diocese de Oeiras, as paróquias se mobilizam e organizam o evento que relembra a Paixão de Jesus Cristo.

Nesta sexta feira, 27, aconteceu por volta das 16:30 horas a procissão do Bom Jesus dos Passos. Em Oeiras, a sexta feira de “Passos” é o dia da procissão mais rica em símbolos e presença humana. Nem mesmo a forte chuça que aconteceu no momento da procissão conseguiu afastar os romeiros que seguiram firmes sua penitencia.

Os romeiros acompanham a procissão carregando: pedras, cruzes, flor de passos, descalços ou vestindo túnica roxa. Os fiéis seguem, parando e rezando nos cinco "passos" que existem durante o percurso pelos becos e ruelas de Oeiras. Em cada passo se repetiu um ritual de cantos, queima de incenso e bênção da imagem de Bom Jesus.

Nosso Senhor dos Passos ou Bom Jesus dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

Esta invocação se tornou muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua proteção, e na Quaresma são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos ou Procissão do Encontro.

Na cidade histórica de Oeiras não se sabe ao certo quando este rito chegou em Oeiras, mas tudo leva a crer que veio de uma tradição portuguesa uma vez que a cidade foi colonizada pelos portugueses. Acredita se que este festa religiosa acontece na cidade desde o século XVIII. Neste dia de sexta feira são realizadas duas procissões que saem simultaneamente; uma leva Nossa Senhora das Dores, e outra leva o Bom Jesus dos Passos Passos que é acompanhado pela tradicional Banda Santa Cecília.

No passo municipal (sede da prefeitura de Oeiras) diante das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus foi celebrado o sermão do encontro pelo padre Amadeu Matias da Arquidiocese de Teresina. Uma multidão de devotos acompanha atentamente a homilia que faz uma reflexão sobre o significado do sofrimento de Jesus Cristo.

São dez dias de aprofundamento no mundo da espiritualidade católica com devoções e costumes regionais em Oeiras que edificam a todos e que traz sempre um convite para conversão, mudança de vida, penitência, perdão, arrependimento, solidariedade e santificação que mostra bem a densidade religiosa e a apetência espiritual que é latente na alma do povo nordestino.

Na imagem, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Trata-se do símbolo maior do Cristianismo: Jesus carregando a Cruz. Pela Cruz veio a salvação da humanidade. Pelo sangue de Jesus derramado na Cruz, nós fomos salvos de nossos pecados. Por isso, trata-se de uma imagem de significado profundo e forte.

Durante os cinco passos percorridos pela imagem de Jesus há uma enorme gama de simbologia em cada parada, em cada estação. O cortejo segue pelas ruas do centro histórico de Oeiras. No caminho encontram-se cinco capelas, que retratam as estações de paradas feitas pelo Filho de Deus. Cada capela representa um dos passos da cerimônia.

Junto as capelas, erguidas em via pública, acontece o canto de lamentação de Maria Beú e as bênçãos proferidas pelos sacerdotes. A Maria Beú, por exemplo, só existe aqui em Oeiras, ela representa Verônica, a mulher que enxuga o rosto de Cristo durante o caminho para o calvário.

Encenada a céu aberto, o momento retrata a Via Sacra, o caminho do martírio realizado por Jesus. O roxo, cor que simboliza a dor de Cristo, enfeita a cidade e veste os romeiros que acompanham a procissão iniciada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando a imagem de Jesus debruçado pelo peso da cruz sai carregada por romeiros e acompanhada dos sacerdotes e devotos.

Fonte: Folha de Oeiras
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: