• assinatura jornal

Notícias Parnaíba

05 de dezembro de 2017

Mão Santa empossa 11 novos guardas civis nesta terça-feira

Para reforçar as forças de segurança prefeito Mão Santa empossa 11 novos guardas civis nesta terça-feira

O prefeito Mão Santa sancionou nesta segunda-feira, o projeto de lei complementar aprovado na última sexta-feira, na Câmara Municipal, fixando em 52 a quantidade de cargos da Guarda Civil de Parnaíba, com a unificação dos quadros, dos quais 41 já estão preenchidos e os demais o serão com o aproveitamento de pessoal aprovado no último concurso.

Com isso, serão empossados às 17h desta terça-feira, os 11 novos guardas civis, em ato a ser realizado no gabinete do prefeito. Mão Santa sancionou também na ocasião o projeto de lei que autoriza a prefeitura presentear com um notebook o aluno Ryan Pereira dos Santos, da Escola Roland Jacob, pelo destaque em sua participação na Olimpíada Nacional de Matemática e no concurso de redação da Marinha do Brasil.

O encaminhamento do projeto de lei complementar à Câmara, relativo à guarda civil, “se deu pelo fato de que haviam 13 candidatos remanescentes do último concurso e 3 assumiriam, conforme  contato feito com eles. Contudo um dos três desistiu do cargo público que ocupava em Teresina, para assumir a vaga dele na Guarda Civil de Parnaíba. Com isso, uma pessoa ficaria de fora desta convocação, o que não se justifica, tornando necessário o projeto de lei complementar para corrigir esta injustiça que seria feita com essa única pessoa que necessita da vaga para a qual foi classificada”, explicou o prefeito, na justificativa do projeto.

Durante as discussões da matéria, na presença de um grupo de guardas civis, alguns vereadores se manifestaram em favor da atitude de Mão Santa. “O prefeito é muito sensível. Dia 8 acaba a validade do concurso e este chamamento é mais do que justo”, disseram os vereadores Diniz e Fátima Carmino, elogiando também o gesto de solidariedade de alguns guardas civis, presentes à sessão.

“O prefeito Mão Santa tem olhado com carinho para a Guarda Civil de Parnaíba e outras benfeitorias ainda serão atendidas. O chamamento desses 11 profissionais representa quase 30% de crescimento no efetivo da corporação”, disse o líder do governo, vereador Carlson Pessoa.

A nova vaga será preenchida pela jovem Mariana do Vale Santos e contou com o apoio e presença dos guardas municipais que acompanharam os debates na sessão. “Estou profundamente satisfeita com a administração municipal, com a colaboração da Câmara dos Vereadores e com a sensibilidade dos guardas municipais em me apoiar, pois sem eles eu não teria conseguido assumir a vaga. Eu lutei muito para estar aqui, estudei muito e hoje vejo que todo o esforço valeu à pena”, comemorou Mariana.

02 de dezembro de 2017

Polícia encontra plantação com mais de 6 mil pés de Maconha

A polícia só saiu do local incinerar as plantações de maconha

O Dono de uma fazenda localizada em Ilha Grande um bairro afastado de Parnaíba, avisou a polícia que avia encontrado dentro de sua propriedade uma plantação de maconha.  O dono estava com seus funcionários fazendo um reconhecimento da fazenda pois o mesmo acabara de ter comprado , foi então quando se deparou com a imensa plantação, Assustado acionou logo a polícia. Era por volta das 05h30 desta sexta-feira (01/12), quando policiais militares da Força Tática foram até o lugar, numa mata densa e de difícil acesso próximo do local  havia um dispositivo artesanal feito de linha nylon, que alarmou a chegada da polícia e os homens fugiram.

maconha (9)

Um roçado de maconha foi uma das surpresas, além de grande prejuízo na grande fazenda, da zona rural de Ilha Grande Bairro de Parnaíba. Após uma investigação de furto qualificado, a Polícia Militar descobriu que havia dois hectares de plantação de maconha.

maconha (8)
maconha (6)

No local havia toda estrutura de irrigação, cabanas improvisadas e métodos rústicos de alimentação. Havia anda dois tanques com água e encanações. Segundo a Perícia Criminal eram pouco mais de seis mil pés de maconha. Após recolhimento de vários objetos comprobatórios, trabalhadores agrícolas e policiais militares juntaram a plantação em um só lugar para atear fogo. Fato ocorrido na presença de policiais federais e militares.

O proprietário da fazenda teve o gado vendido, carnaubal devastado e suas casas também tiveram parte das estruturas vendidas. Em torno de trezentas cabeças de gado, quatrocentos caprinos, quarenta porcos e também equipamentos agrícolas foram vendidos. Portanto, grande prejuízo financeiro. As investigações ainda estão em fase final. As autoridades policiais só saíram do local no fina da tarde depois de incinerar as plantações de maconha.

maconha (7)

30 de novembro de 2017

Pedestre é atropelado e morto por carro em alta velocidade

Foi arremessado a cerca de 10 metros


Um homem de identidade ainda não revelada foi vítima de atropelamento na tarde desta quarta-feira (29/11) por volta das 17 horas na Av. São Sebastião em Parnaíba (PI). Ele morreu no local após o forte impacto que o arremessou por cerca de 10 metros, onde foi parar embaixo de outro veículo.

Segundo mostram as imagens de uma câmera de segurança o Celta 2P Life cor prata placa de Parnaíba NIS-5209 seguia em alta velocidade quando a vítima tentou atravessar a via. O condutor identificado por Tiago Silva Oliveira foi detido pela polícia e não prestou socorro à vítima como determina a lei.


O IML foi ao local e a Polícia Militar isolou a área ocupada por curiosos. O SAMU ainda esteve no local e constatou óbito da vítima. Veja o vídeo do momento do acidente. (Não indicado para menores ou cardíacos).

Uma câmera de segurança gravou todo o acidente. nas imagens dá pra perceber que a vítima espera vários veículos passar, e em um dado momento quando ela percebe que não tem mais, resolve passar, é quando um carro em alta velocidade o atropela.

veja nas imagens:





 

28 de novembro de 2017

23 de novembro de 2017

O Caso do Agente penitenciário Assassinado em Parnaíba

Entenda como começou e quem foi preso

Agente penitenciário é executado a tiros no Conjunto Joaz Souza 

 Local onde o agente penitenciário foi executado com quatro tiros. Tudo aconteceu por volta das 19h desta quarta-feira (22). O agente penitenciário era lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, identificado por José Silvino da Silva, de 52 anos, que também tinha uma loja de ração para câes e gatos na Avenida Luís Carlos Mavignier de Vasconcelos, avenida principal do Conjunto Joaz Souza, Bairro Rosápolis, em Parnaíba onde  foi executado a bala.

De acordo com informações dois homens chegaram em uma moto Honda/Fan 150 de cor vermelha, um dos ocupantes desceu da moto e entrou no Pet Câes e Gatos de propriedade da vítima e perguntou por Silvino e quando ele respondeu foi alvejado diversas vezes. Foram vários disparos acertando quatro tiros na cabeça do agente penitenciário que teve morte imediata no local.

Uma equipe da Perícia Criminal comandada pelo perito criminal Frederico Augusto esteve no local do crime e realizou o levantamento das provas, dinâmica do crime e posterior emitiu laudo criminal. O carro tumba do Instituto Médico Legal - IML realizou a remoção do corpo após ser liberado pela perícia. O delegado Eduardo Aquino, titular da Delegacia de Homicídios, Latrocínio e Tráfico de Drogas, lamentou a morte de mais um profissional da segurança e afirmou ser este um crime de execução; pois os bandidos não levaram nada.


Tornozeleira ajudou a identificar suspeito de matar agente penitenciário


Suspeito de ter assassinado o Coordenador de Disciplina da Penitenciária de Parnaíba já possui passagens pela Polícia por homicídio e assalto e estava em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica, foi preso, no início da tarde desta quinta-feira (23), pouco menos de 24 horas após o crime. O suspeito foi identificado como sendo   Isaías Lima dos Santos.  A informação é do titular da Delegacia Regional de Parnaíba, o delegado Eduardo Aquino.

O suspeito foi preso por equipes da Polícia Civil na sua residência, localizada no bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba. Segundo o delegado Eduardo Aquino, o mandado de prisão temporária, expedido pela juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, foi pedido após a Polícia Civil juntar elementos que comprovassem a participação de Isaías no crime. “Nós temos fortes indícios de que esse indivíduo é o executor”, afirma o delegado Eduardo Aquino.

Isaías Santos nega ser o autor do crime e disse que esteve no local comprando ração pouco antes do assassinato. Na oportunidade pediu que quem o viu testemunhasse a seu favor. Admitiu ainda que já foi preso por homicídio qualificado e roubo e dispõe de uma tornozeleira. E foi através deste equipamento que os policiais chegaram até ele. 


“Bem, Ele nega a participação, porém não é o que corroboram os autos. Nós já temos elementos suficientes para pedir a conversão da prisão temporária em prisão preventiva e até indiciá-lo”, destaca o delegado Eduardo Aquino. 

O acusado, juntamente com a sua companheira, foi levado para a Central de Flagrantes onde as investigações continuam. O delegado Eduardo Aquino disse que uma testemunha reconheceu Isaías como sendo um dos envolvidos no crime.


Sobre a suspeita de que a vítima teria recebido ameaças de morte antes do crime, o delegado afirma que não há confirmação dessa informação. “O crime aconteceu há menos de 24 horas, as diligências foram realizadas no sentido de capturar os indivíduos, não tivemos tempo de aprofundar a investigação e tomar conhecimento da motivação”, finaliza o delegado, acrescentando que o crime tem características de execução, tendo em vista que a vítima foi morta com três tiros no rosto, e nenhum pertence foi levado pelo criminoso.


20 de novembro de 2017

Ladrão tenta furtar residência de policial federal em Parnaíba

A vítima prestou queixa e recuperou seus pertences.

 Francisco Wellington da Costa Rocha, de 23 anos, residente na Travessa Francisco Borges dos Santos, bairro João XXIII em Parnaíba, foi preso por volta das 17hs desta segunda-feira(20), após pular o muro do quintal da casa de um policial federal para furtar.

 A vítima flagrou o suspeito furtando objetos no quintal da casa ao passar pela cerca elétrica.

Conseguiu captura-lo dentro de um terreno baldio nas proximidades da igreja de Santo Expedito - bairro Reis Veloso, quando tentava fugir com o furto.

 Uma guarnição da policia militar coordenada pelo sargento Silveira efetuou a prisão.

A vítima prestou queixa e recuperou seus pertences.

Francisco Wellington ficou preso na central de flagrantes

16 de novembro de 2017

Aeroporto de Parnaíba ganha melhorias na sala de embarque

O local ganhou novos assentos, a instalação de forro em gesso e uma nova central de ar, reaproveitada do Aeroporto de Criciúma

O Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) recebeu obras de melhorias na sala de embarque de passageiros. O local ganhou novos assentos - passando de 45 para 90 -, a instalação de forro em gesso e uma nova central de ar, reaproveitada do Aeroporto de Criciúma (SC). Agora, três equipamentos condicionadores de ar de 60.000 BTUs garantem a climatização do local. Ao todo, o investimento foi de R$ 25 mil.

“Garantir facilidades e conforto aos passageiros e usuários é objetivo da Infraero e a melhoria do local foi significativamente importante, pois proporcionará estas condições aos passageiros”, observa o superintendente Ezequiel Gomes dos Santos, que também destacou o apoio da Sede da empresa na realização dos trabalhos.

Movimentação

O Aeroporto de Parnaíba opera com dois voos regulares na semana, sendo um da Azul aos sábados com a aeronave E195 – na rota Campinas (SP)/Parnaíba e Parnaíba/Teresina(PI)/Campinas. Outro voo é da empresa Gensa Taxi Aéreo, que opera um voo semanal com aeronave E110 na rota Teresina/Parnaíba/Teresina.

Tem significativa predominância no aeroporto a operação da aviação geral, tanto taxi aéreo como executiva particular, com foco no turismo e negócios na região. Para o período de alta temporada que se aproxima, um aumento na movimentação é esperada. “Parnaíba vem registrando crescimentos consideráveis na atividade econômica e o aeroporto é uma das ferramentas-chave desse desenvolvimento”, afirma o superintendente. “A Rota das Emoções, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, também vem ganhando adeptos no Brasil e no exterior que desembarcam no Aeroporto de Parnaíba para a prática do ecoturismo”, acrescenta.

10 de novembro de 2017

08 de novembro de 2017

Parnahyba pode ser suspenso de todas as competições da CBF

não assumir o erro cometido

Se entrar na justiça comum para obtenção de liminar para suspender as partidas finais da Copa Piauí Sub-21, o Parnahyba fica imediatamente suspenso de todas as competições da CBF da temporada 2018. O Tubarão está classificado para disputar a Copa do Brasil, e mais o Campeonato Piauiense em 2018.

Para os cíticos, a arrogância do presidente reeleito do Parnahyba Batista Filho em não assumir o erro cometido com a utilização do jogador Garcês, pode custar caro para a representação azulina do litoral piauiense.

O Parnahyba foi punido duas vezes na esfera da justiça desportiva local. Agora, inconformado com o resultado ameaça subir com o processo para última instância da justiça desportiva o STJD.

Com o resultado unanime da Corte piauiense a Federação de Futebol confirmou  a realização dos dois jogos da final da Copa Piauí entre River e 4 de Julho para os dias 4 (SÁBADO) em Teresina,17h, no estádio Albertão e dia 11(SÁBADO), na cidade de Piripiri no estádio Ytacoatiara. 

Prefeitura vai inscrever no cadastro de devedores contribuintes com débitos

Somente acima de R$ 620,00

Foi aprovado pelos vereadores, em sessão ordinária da Câmara, na noite do dia 6 do corrente mês, projeto de lei que autoriza a prefeitura de Parnaíba firmar convênio com entidades que prestam serviços de proteção ao crédito (SPC/Serasa), para fins de inscrição no cadastro restritivo, de informações a respeito dos créditos da Fazenda Pública Municipal, de qualquer valor, provenientes de débitos fiscais de natureza tributária e não tributária, inscritos na dívida ativa, com a consequente divulgação e negativação dos cadastros das empresas e pessoas físicas inadimplentes. Votaram contra a aprovação do projeto os vereadores Daniel Miranda, Fátima Carmino, Ricardo Véras e Beto Sousa e Silva. O vereador Diniz se absteve e o voto foi contabilizado também contra. Mesmo assim o projeto foi aprovado, por maioria absoluta.

“Este projeto foi apresentado porque é uma obrigação do município. Ele tem que usar todos os mecanismos para haver justiça social. E justiça só pode haver, neste caso, quando todos pagam seus tributos. E não uns, e outros não”, disse o procurador da Fazenda Municipal, Emerson Ramin, presente à sessão, para dar explicações aos vereadores. Ele assegurou que ninguém será negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, antes do prazo final do Refis, que a prefeitura também aprovou na Câmara, além do que todos serão chamados a negociar seus débitos, serão propostos acordos, de modo que ninguém seja prejudicado, principalmente os de menor poder aquisitivo. E para reforçar isso, foi apresentada uma emenda ao projeto, determinando que contribuintes com débitos inferiores a R$ 620,00 não serão negativados.

Segundo o procurador Emerson Ramin, serão inscritos na dívida ativa débitos de 2 a 3 anos atrás. “Há 13 anos – desde 2004, que o município está sem quaisquer inscrição na dívida ativa. E, pelo projeto, mais de 50% dos devedores não serão atingidos pela proposta do projeto”, explicou.

Na justificativa do projeto é explicado que o município de Parnaíba acumula um valor considerável a receber dos contribuintes inadimplentes, ou seja, dívida tributária ou não tributária (cerca de 20 milhões), cujos esforços para se receber os valores se resumiram em cobranças amigáveis, parcelamentos e/ou cobranças judiciais”.

“As cobranças amigáveis, os parcelamentos e as cobranças judiciais não lograram o êxito esperado, bem como os procedimentos adotados para a recuperação dos créditos tributários existentes, apesar de serem medidas que tiveram seu impacto imediato realizado. Ainda assim, os valores dos débitos tributários e não tributários cresceram vertiginosamente , ano após ano, agora agravados pela crise econômica que aflige o país como um todo”.



Oportunidade de emprego

utilidade publica


ADMINISTRAÇÃO E MARKETING OU TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A imobiliária J. Castro está selecionando candidatos (as) para a vaga de ESTAGIÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING OU TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

O candidato (a) deverá estar cursando a partir do 4º período do curso superior ou técnico de administração ou marketing ou tecnologia da informação, com habilidade em marketing digital, organizado, habilidade em lidar com público/cliente, pró-ativo e boa comunicação escrita e oral.

Os currículos deverão ser enviados para o seguinte e-mail até o dia 20/11/2017: [email protected].

01 de novembro de 2017

30 de outubro de 2017

“Em 10 meses Parnaíba progrediu 10 anos”, avalia Mão Santa

Prefeito disse que fez o que as duas últimas administrações não fizeram em doze anos.

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, disse no último final de semana que o governo do município, que completa amanhã (31) dez meses, tem feito todo um trabalho de recuperação da cidade, em todos os setores, e fez o que as duas últimas administrações não fizeram em doze anos. “Parnaíba progrediu 10 anos em 10 meses”, pontuou Mão Santa.

Mão Santa citou, como exemplo, a Escola Roland Jacob, que quando foi prefeito pela primeira vez a entregou com mais de dois mil alunos matriculados e agora, retornando ao governo municipal, recebeu aquele estabelecimento de ensino com pouco mais de quatrocentos alunos.


Ele citou também a saúde, que tem melhorado bastante. “Ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando para isso. Basta dizer que estamos inaugurando a cada mês uma nova Unidade Básica de Saúde, equipada e com pessoal capacitado para atender bem as comunidades” – afirmou ele.

No setor de infraestrutura, a cidade – segundo ele – está ficando encantadora. Basta o parnaibano olhar atentamente para a Avenida São Sebastião que está sendo transformada em uma das mais bonitas da nossa cidade e região.

Disse ainda o Prefeito Mão Santa que o progresso chegou em Parnaíba em todos os setores e muito mais vai ser feito. “Muitas obras importantes para a nossa população serão realizadas. Ações nas áreas da educação, saúde, como também a valorização do servidor municipal, entre outras, serão implementadas nos próximos três anos, para colocar Parnaíba no lugar que ela merece” – finalizou.

27 de outubro de 2017

Homem é preso por tentativa de estrupo a uma criança de 11 anos

Mãe é suspeita de receber R$ 5 para autorizar abuso da filha

Um homem, de 48 anos, que não teve o nome revelado, foi preso na última quarta-feira(25) após ser flagrado supostamente abusando de uma menina de 11 anos.  A prisão foi feita quando uma viatura estava fazendo ronda e avistou a criança correndo em um local ermo por volta das 21h, acompanhada do irmão de 18 anos, em uma área deserta na final da avenida São Sebastião em Parnaíba.

De acordo com a capitã Leoneide Rocha, do Grupamento de Atendimento Especializado à Criança, Idoso e à Mulher (Geacim) do 2º Batalhão da Polícia Militar, os policiais conduziram os três até a Central de Flagrantes. 

“O lugar onde eles estavam era ermo, no prolongamento da avenida São Sebastião que não é habitada e nem tem iluminação. A menina contou que a mãe teria recebido R$ 5 para deixá-la com o indivíduo para ela brincar com a genitália dele, mas ela não aceitou e saiu correndo com o irmão e ele foi atrás”, explicou a capitã Leoneide Rocha. 

O conselho tutelar de Parnaíba foi acionado e para as conselheiras o irmão informou que eles tinham pego uma carona, mas que o homem havia desviado o caminho. A conselheira tutelar, Rosilene Viana, acrescenta que a criança está sob os cuidados da tia porque a mãe não compareceu ao Conselho Tutelar. Em relato à Polícia Militar, a garota afirmou que o homem havia pago R$ 5 para a sua mãe, para que ela autorizasse a criança a “brincar” com as genitálias do suspeito. Devido ao fato, o suposto abusador foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba. 

A comandante do Geacim disse ainda que a família vive em condições precárias e que há outras filhas adolescentes e  que a mãe aparenta ser usuária de entorpecentes.

25 de outubro de 2017

SEDUC conclui Projeto “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais"

SEDUC conclui até dezembro Projeto “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”

A secretária municipal de educação, Altair Marinho, disse estar muito animada com os resultados já obtidos até agora, na execução do Projeto que está sendo desenvolvido por aquela secretaria, denominado “Patronos e Patronesses das Escolas Municipais de Parnaíba”, cuja culminância deverá ocorrer em dezembro, em local público, onde cada escola irá expor os resultados do trabalho realizado.

O objetivo do projeto é fazer o resgate da história dos grandes vultos que dão nomes às escolas do município, “preservando suas identidades, o respeito e o valor desses grandes nomes que fizeram a história sociológica de Parnaíba e/ou do país, o que achamos essencial para o conhecimento da comunidade escolar, bem como para a sociedade de uma forma geral”, frisou a secretária.

De acordo com Altair, “o projeto nasceu após visitarmos as escolas municipais, onde percebemos o desconhecimento da história memorialística de seus patronos e patronesses, daí observamos a necessidade de resgatar a história da escola, com o intuito de sensibilizar os alunos, professores e comunidade em geral. A pesquisa está sendo feita pela comunidade escolar de uma forma geral, através dos professores, pessoal administrativo e alunos, além da colaboração da comunidade” – explicou.

Segundo a secretária, está sendo elaborada biografia, bibliografia e iconografia de cada vulto, para a exposição na própria escola e em logradouro público, como forma de socializar a história da cidade. Na entrada de cada escola, deverá ser afixado um quadro com a imagem do patrono ou patronesse da escola, além de um histórico biográfico e/ou bibliográfico do vulto homenageado. “Vamos Homenagear àqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para a educação, com grandes exemplos de vida, preservando também a sua história e oportunizando à comunidade escolar, momentos de interação e entretenimento, através das atividades de pesquisa e socialização do conhecimento” – destacou, acrescentando que o projeto tem como objetivos específicos “promover a inclusão da comunidade escolar, explorando a história do patrono ou patronesse, fazendo uma correlação com a história da unidade escolar. Oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração. Contar a história do seu Patrono ou Patronesse, através da orientação memorialística, para que as escolas explorem a história de cada vulto, com foco na preservação da memória e do patrimônio escolar, incentivando a pesquisa, a investigação e o compartilhamento”.

De acordo ainda com Altair Marinho, a previsão é que, em dezembro, o prefeito Mão Santa possa visitar cada escola para constatar o trabalho feito, a partir da entrada dos estabelecimentos, onde haverá uma minibiografia dos homenageados, que terão suas fotos expostas em quadros padronizados, que serão mostrados ao prefeito no dia da visita.

23 de outubro de 2017

Governo do Estado entrega equipamentos odontológicos da Uespi em Parnaíba

O investimento, orçado em cerca de R$ 150 mi


O deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) acompanhou, na última sexta-feira (20), a entrega dos equipamentos de 12 novos consultórios odontológicos da Faculdade de Odontologia e Enfermagem (Facoe), da Uespi de Parnaíba. O investimento, orçado em cerca de R$ 150 mil, feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai ajudar a Faculdade a dobrar os atendimentos feitos à população.

O parlamentar lembrou do empenho na liberação dos recursos, juntamente com o diretor da Universidade Estadual do Piauí - campus de Parnaíba, Eyder Rios, e do coordenador de extensão da Uespi, Paulo Henrique Pinheiro.

“Estou muito feliz por estar possibilitando, junto com o Governo, a entrega desses equipamentos. A Facoe, através da sua clínica odontológica, faz, em média, 400 atendimentos por mês, com procedimentos de extração, canal e prótese dentária, beneficiando muita gente. Com esses novos equipamentos vai ser possível estender ainda mais esse benefício, dobrando sua capacidade”, explica o deputado.

O parlamentar lembrou que esses novos equipamentos, que incluem 12 12 cadeiras odontológicas, três compressores, um equipamento de raio-X, cinco ultrassons odontológicos, entre outros, vão melhorar, também, a formação dos acadêmicos da Facoe.

O Governo do Estado cumpre seu papel de priorizar a área da saúde, e, nesse aspecto, destaco o empenho do secretário de Saúde, Florentino Neto, que não tem medido esforços para modernizar a estrutura de toda a rede de assistência à saúde no Estado.



M PT OFERTA CURSO PARA CONSELHEIROS TUTELARES

importantes atores no combate ao trabalho infantil


O Ministério Público do Trabalho – MPT, torna disponível através da plataforma em Educação a Distancia – EAD, o curso de capacitação para Conselheiros Tutelares, estão a disposição 500 vagas para todo o Brasil.

Com início previsto para o dia 30 de outubro, as aulas digitais, seguirão até o dia 30 de novembro de 2017. As aulas serão disponibilizadas através de 20 vídeos com duração em media de 2 horas de aula.

Com o tema “Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil”, o curso tem a intenção de auxiliar na capacitação desses profissionais, além de reforçar a luta contra todas as formas de trabalho infantil.

As inscrições encontram-se abertas desde o último dia 20 de outubro, e devem ser realizadas no Ambiente de Aprendizagem do MPT, no endereço https://ead.mpt.mp.br 

Após a conclusão do curso, os conselheiros devem responder um questionário de avaliação dos conhecimentos. A certificação acontece no dia 4 de dezembro.

Lançada programação da X Semana da Diversidade de Parnaíba

Programação da X Semana da Diversidade de Parnaíba

Ocorreu no início da noite do última sábado, na “Praça do Amor”, localizada na Avenida São Sebastião,no Bairro Reis Velloso, o lançamento da X Semana da Diversidade, de Parnaíba, para a qual a Prefeitura de Parnaíba está dando total apoio.

Presentes, além dos organizadores, integrantes do Grupo Guará – Grupo Unificado de Apoio a Diversidade Sexual de Parnaíba, estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldinho Alencar e esposa, Márcia Alencar; a Secretária de Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes; Secretário de Assuntos Especiais, Fábio Barros; Superintendente Municipal de Comunicação, Bernardo Silva e funcionários da Prefeitura de Parnaíba.

Após o lançamento da Programação da Semana da Diversidade 2017, às 23 horas, a Boate Pró Álcool, localizada na Rua Paraíba no Bairro Nossa Senhora do Carmo foi palco da escolha da musa do evento.

A programação que foi iniciada no último  sábado (21), prossegue até a próxima sexta-feira (27), sendo finalizada com uma grande caminhada que será iniciada na Praça do Amor e finalizada na rotatória localizada no cruzamento das Avenidas São Sebastião e Francisco Borges dos Santos, onde haverá um grande show com atrações locais, regionais e nacionais.

Programação completa da X Semana da Diversidade de Parnaíba

De 21 a 27 de Outubro de 2017

Dia 21/10 – Sábado

18h – Lançamento da Programação, na Praça do Amor;

23h – Festa com escolha da musa na Boate Pró Álcool.

Dia 22/10 – Domingo

II Mostra Esportiva, a partir das 17h na Praça Mandu Ladino, como realização da gaymada, corrida de salto, bolsa a remesso, cabo de guerra e zumba.

Dia 23/10 – Segunda-Feira

Feira X Seminário da luta LGBT e Diversidade – de

8 às 17h no Auditório do Colégio Liceu Parnaibano

Dia 24/10 – Terça-Feira

UFPI de 14 às 18h Oficina da Diversidade: Política Nacional de Atenção Integral a População LGBT – Facilitação: Prof. Jander Nogueira e Eneida Anjos Paiva.

Dias 25 e 26/10 – Quarta-Feira

8 às 12h e de 14 às 17h Oficinas sobre sexualidade com estudantes de escolas públicas

Dia 27/10 – Sexta-Feira

17h na Praça do Amor, Av. São Sebastião Concentração da X Parada, as 18h30min inicio da caminhada até o MShows. 

Lançada programação da X Semana da Diversidade de Parnaíba

Programação da X Semana da Diversidade de Parnaíba

Ocorreu no início da noite do última sábado, na “Praça do Amor”, localizada na Avenida São Sebastião,no Bairro Reis Velloso, o lançamento da X Semana da Diversidade, de Parnaíba, para a qual a Prefeitura de Parnaíba está dando total apoio.

Presentes, além dos organizadores, integrantes do Grupo Guará – Grupo Unificado de Apoio a Diversidade Sexual de Parnaíba, estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldinho Alencar e esposa, Márcia Alencar; a Secretária de Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes; Secretário de Assuntos Especiais, Fábio Barros; Superintendente Municipal de Comunicação, Bernardo Silva e funcionários da Prefeitura de Parnaíba.

Após o lançamento da Programação da Semana da Diversidade 2017, às 23 horas, a Boate Pró Álcool, localizada na Rua Paraíba no Bairro Nossa Senhora do Carmo foi palco da escolha da musa do evento.

A programação que foi iniciada no último  sábado (21), prossegue até a próxima sexta-feira (27), sendo finalizada com uma grande caminhada que será iniciada na Praça do Amor e finalizada na rotatória localizada no cruzamento das Avenidas São Sebastião e Francisco Borges dos Santos, onde haverá um grande show com atrações locais, regionais e nacionais.

Programação completa da X Semana da Diversidade de Parnaíba

De 21 a 27 de Outubro de 2017

Dia 21/10 – Sábado

18h – Lançamento da Programação, na Praça do Amor;

23h – Festa com escolha da musa na Boate Pró Álcool.

Dia 22/10 – Domingo

II Mostra Esportiva, a partir das 17h na Praça Mandu Ladino, como realização da gaymada, corrida de salto, bolsa a remesso, cabo de guerra e zumba.

Dia 23/10 – Segunda-Feira

Feira X Seminário da luta LGBT e Diversidade – de

8 às 17h no Auditório do Colégio Liceu Parnaibano

Dia 24/10 – Terça-Feira

UFPI de 14 às 18h Oficina da Diversidade: Política Nacional de Atenção Integral a População LGBT – Facilitação: Prof. Jander Nogueira e Eneida Anjos Paiva.

Dias 25 e 26/10 – Quarta-Feira

8 às 12h e de 14 às 17h Oficinas sobre sexualidade com estudantes de escolas públicas

Dia 27/10 – Sexta-Feira

17h na Praça do Amor, Av. São Sebastião Concentração da X Parada, as 18h30min inicio da caminhada até o MShows.