Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Monumento da Independência do Brasil será reformado

Secretaria de Infraestrutura vai reformar Monumento da Independência do Brasil em Parnaíba

07/09/2017 16:20

Dando sequência ao processo de revitalização de praças e monumentos de Parnaíba, que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a secretária Maria das Graças informou, em recente depoimento, que, a exemplo do Monumento da Águia, também passará por reforma o Monumento da Independência do Brasil, erigido em Parnaíba para celebrar o dia 19 de outubro de 1822, que marca a Independência do País no Piauí, conclamada pelos patriotas Simplício Dias da Silva, Leonardo de Carvalho Castello Branco, João Cândido de Deus e Silva e José Francisco de Miranda Osório, que aderiram ao movimento iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Em homenagem à data foi instituído o “Dia do Piauí” (Lei nº 176/1935).

O referido monumento encontra-se na Praça da Graça, em frente ao anexo da Câmara Municipal de Parnaíba. Possui cerca de cinco metros de altura e sua base é quadrada, descerrando, em ambos os lados, um conjunto de quatro degraus. É notadamente um dos pontos turísticos de Parnaíba que resistiu, inclusive, às reformas que deram origem à atual Praça da Graça.

De acordo com Gracinha, há projeto também em sua secretaria para a valorização do marco zero da cidade, que também fica na Praça da Graça e é por muitos desconhecido. A intenção, segundo ela, é transformar o local num ponto turístico, onde há a proposta de que seja construída no local uma grande imagem da padroeira da cidade – Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. “Isso com projeto bem formatado, com tudo combinando com o paisagismo da praça” disse Gracinha.

Fonte: Ascom
Mais sobre: