Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Militar emite comunicado sobre viatura estacionada em calçada

Posicionamento incomum da viatura, previsto em lei

22/02/2017 14:38

Uma viatura da Polícia Militar chamou atenção de curiosos porque estava em local improprio no centro da cidade de Parnaíba (PI). A calçada onde o veículo estava é de grande movimentação de pedestres, mesmo com livre transito conforme lei, a viatura não apresentava sinais de emergência, como sirene, giro flex, luz de alerta ou mesmo presença policial. Em nota o comandante da Polícia Militar em Parnaíba o Coronel da PM Adriano de Lucena, informou o procedimento realizado, mas, disse não saber o motivo do posicionamento incomum da viatura, previsto em lei.

“Com relação a viatura dá fotografia, ela pertence a DITEL-Diretoria de Telemática da PMPI, estamos fazendo um upgrade na rede de internet do 2°BPM usando fibra ótica, quando tudo estiver funcionando passaremos a ter 10 megas de velocidade dedicadas ao serviço dá PMPI em Parnaíba, interligaremos em comunicação de dados, de voz e imagem via web, todas as 09 cidades que compõem a área circunscricional do 2°BPM, naquele local os técnicos estavam desenvolvendo alguma atividade relacionada a esse upgrade. Não sei dizer ainda o porquê da viatura ter sido estacionada naquela posição, mas o motivo dela estar ali foi esse”. Explicou o comandante, sempre prestativo.
A lei:

As regras especiais para a circulação de veículos de “emergência” são estabelecidas no artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, e Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 268/08, abrangendo os seguintes veículos: 

I) destinados a socorro de incêndio e salvamento (Corpo de Bombeiros) e os de salvamento difuso destinados a serviço de emergência decorrentes de acidentes ambientais - os veículos da Defesa Civil (incluído pelo artigo 1º, § 3º, da Resolução n. 268/08); 

II) os de Polícia (em sentido estrito, são as viaturas de órgãos de Segurança pública, estabelecidos nos incisos do artigo 144 da Constituição Federal: Polícia Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Polícias Militares; em sentido amplo, são os veículos operacionais destinados à proteção das cidades, ou seja, serviço de polícia, o que engloba também as viaturas das Guardas Municipais, destinadas à proteção dos bens, serviços e instalações dos municípios, conforme § 8º do artigo 144 da CF).

Fonte: ascom pm
Edição: Calixto Dias
Mais sobre: