• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Pau D'Arco

05 de fevereiro de 2016

A Câmara Municipal de Pau D’Arco do Piauí deu início ao ano legislativo

Câmara de Vereadores de Pau D’Arco do Piauí recebe a mensagem do executivo para 2016

Câmara de Vereadores de Pau D’Arco do Piauí recebe a mensagem do executivo para 2016

A Câmara Municipal de Pau D’Arco do Piauí deu início ao ano legislativo de 2016 com a Sessão de Abertura realizada nesta sexta-feira (05/02). A solenidade contou com a presença do secretario de Saúde Vicente Lima e sua esposa a mensagem do executivo para o ano de 2016.

MENSAGEM DO PREFEITO

“Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

Autoridades,

Servidores desta Casa,

Senhoras e Senhores.

Senhor presidente devido compromissos assumido anteriormente não é possível estamos presente nesta Sessão, mais deixamos aqui a nossa mensagem, Ao participarmos desta Sessão Preparativa para o ano Legislativo de 2016, destacamos a significação do ato, e o papel de relevância histórica exercido pela Câmara de Vereadores. O primeiro espaço democrático e constitucional de Pau D’Arco do Piauí.

Tivemos a rara oportunidade de perceber lições que nos acompanham desde a educação familiar, sobre a importância da convivência entre os poderes, onde o legislativo, além de fiscalizar o executivo, exerce a função de contribuir nas decisões do poder, legislando, para melhorar o desempenho do setor público.

Além da experiência que o mandato de prefeito, nos ensinam que: dividir responsabilidades com o poder político na Câmara de Vereadores é fundamental.

É a parceria cívica, do estado democrático de direito social.

Projetos como, a Reforma Administrativa, visando adaptação à lei, e à qualidade de prestação do serviço; ou o Plano Diretor do Município, tivemos a resposta participativa, de todos os vereadores. Os legisladores atuaram nas comissões técnicas, ou através da mobilização popular.

Quando o compasso do desenvolvimento exigiu o referendum do Legislativo sobre questões de urgência, tivemos a dedicação, dos pares desta Casa.

Por isso foi possível acelerar respostas do poder público, como motivador de grandes avanços.

As divergências não podem assombrar os agentes públicos. Ao contrário, o cotejo de argumentos, quando as questões exigem debate mais aprofundado, conduzem ao aperfeiçoamento das ideias.

Além das constantes formas de orientação e defesa social, através da ressonância política da tribuna, os vereadores têm sido solicitados a opinar e deliberar sobre os momentos mais decisivos nos investimentos do município. E foi com atuação dos parlamentares desta Casa, que ampliamos o debate democrático sobre iniciativas.

Poderíamos citar muitos momentos de entendimento, em que a presteza desta casa tem sido fundamental, tanto da bancada governista, como da oposição, em deliberar sobre projetos para a transformação histórica de nossa terra. Por isso, juntos, poderes que se completam, cumprem sua missão de progresso econômico e social. Por isso nos orgulhamos do poder Legislativo que temos, respeitando também os que pensam diferente de nós, porque eles enriquecem o debate, ao fundamentarem, com razões também de interesse público.

Fundo fortaleça cada vez mais a democracia, na busca de respostas para nossos munícipes.

Senhor Presidente, Teodorio Marques Ferreira!

Na sua pessoa e dos pares desta Casa, deixamos nossa saudação à população de Nossa Terra. Também o desejo de que o Legislativo, na sua pluralidade de ideias, tenha sucesso na missão de buscar sempre a melhor decisão, a felicidade de nossa comunidade.” Antonio Milton de Abreu Passos Prefeito Municipal

O presidente da Câmara de Pau D’Arco do Piauí, vereador Teodorio Marques Ferreira, agradeceu pelo reconhecimento ao trabalho dos vereadores mencionado na mensagem do executivo e reafirmou o compromisso do legislativo paudarcopiense em estar atento aos interesses da cidade.

28 de janeiro de 2016

15 de janeiro de 2016

Prefeito Milton deu posse aos novos conselheiros tutelares

Solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores

O Prefeito Milton Passos deu posse neste domingo, 10 de janeiro, na sede da Câmara Municipal, aos conselheiros titulares  que irão exercer o cargo nos próximos 4 (quatro) anos. Dentre as autoridades presentes estavam o Vice Prefeito Nilton Bacelar, a Secretária Municipal de Assistência Social, Assunção Passos, o Secretário Municipal de Saúde, Vicente Lima, a Secretária Municipal de Administração e Finanças, Tatyanne Passos, o vice presidente  da Câmara Municipal Edvaldo Passos, entre outras Autoridades.

Na oportunidade o Vice-Prefeito Nilton Bacelar falou aos Conselheiros tutelares da importância de se defender o maior patrimônio do município, as Crianças e adolescentes, que são o futuro de Pau D’Arco do Piauí, completa ainda aos diplomados que no exercício do seu cargo de conselheiro tutelar é prudente o respeito e motivo maior do empenho de cada um, no exercício do cargo de Conselheiro Tutelar e pediu colaboração, respeito e boa vontade para a realização dessa atribuição publica em salva guarda os direito da Criança e do Adolescente.

Já o Prefeito Milton Passos, no uso da palavra atestou da lisura e transparência do processo eleitoral, da eleição para os membros do conselho tutelar, que teve proporção semelhante a eleições para Vereador e Prefeito. Destacou ainda que, em tempos de muitas dificuldades comportamentais, os conselheiros tem um enorme desafio pela frente. Para enfrentá-lo é preciso, “Ética e Respeito”  como fator essencial para a realização de um bom trabalho. É necessária a presença física dos conselheiros tutelares na atuação junto às crianças e adolescentes bem como os seus familiares. Finalizou Parabenizando os conselheiros pela vitória e pela brilhante participação no processo de escolha, lembrando que população fez valer o seu direito escolhendo e elegendo como seus representantes.

 Em continuidade, todos os leitos foram parabenizados e ao fim da cerimônia, após breve discurso todos os Conselheiros Titulares, esses assinaram o Termo de posse e foram oficialmente nomeados sendo eles: Thaise Simeão de Carvalho, Maria Aparecida Pinho Nascimento, Maria da Anunciação Gomes Oliveira, Francisca Maria de Abreu Sousa, Maria do Espirito Santos Passos Pereira além da suplente  Cleudiane Maria do Nascimento.

A cerimônia foi conduzida pelo Colaborador Odelivan Rodrigues, que parabenizou os conselheiros eleitos desejando que eles possam realizar um bom trabalho e garantir que sejam preservados os direitos das Crianças e Adolescentes do Município de Pau D’Arco do Piauí.

20 de janeiro de 2014

20 de agosto de 2013

Comunidade Almecegas Festeja Padroeiro São Raimundo Nonato

Festejos de São Raimundo Nonato da comunidade Almecegas, Pau D’arco do Piauí

FESTEJOS DE SÃO RAIMUNDO NONATO DA COMUNIDADE ALMECEGAS, PAU DâARCO DO PIAUÃ.

Programação

Dia 21 de agosto-quarta-feira-abertura

18:00hs procissão saindo da casa do Sr João Batista e dona Joana até a capela, em seguida, hasteamento da bandeira.

Comunidades convidadas: comunidade local e Traíras.

Dia 22 de agosto-quinta- feira-1ª noite

Noitantes: todos os Professores, Alunos e Zeladores.

Famílias homenageadas: Carlota, Mateus, Sena, Venâncio, Sulino, Lira e Gomes.

Comunidades convidadas: Castelete e Campeira

Responsáveis da noite: Francisco, Vera, Socorro e Professora Irene.

Dia 23 de agosto-sexta-feira-2ª noite

Noitantes: todos os Lavradores e Sindicato

Famílias homenageadas: Tenente, Marinheiro, Doro, Cardoso.

Comunidades convidadas: São João do Leonel e Três Carnaúbas

Responsáveis da noite: Pedro Crispiano, Antônio Marinheiro, Vereador Doro e Agenor Tenente.

Dia 24 de agosto-sábado- 3ª noite

Noitantes: todos os Vaqueiros e Criadores

Famílias homenageadas: Passos, Bacelar, Simião, Leal, Cristino e Pereira

Comunidades convidadas: cidade de Pau d´arco do PI, Vaquejador, São Francisco I e II

Responsáveis da noite: Prefeito Milton Passos, Antônio Rosa, Valterlucia, Carlinho Leal, Edivan e Graça, Chico Bacelar, Osvaldino e família.

Obs: haverá missa as 11:00hs e batizado

Procissão saindo da casa do Antônio Rosa as 16:00 hs

Dia 25 de agosto- domingo 4ª noite

Noitantes: todas as Crianças, PETI, CMDCA, Boleiras e Confeiteiras de Altos, Pastoral da Criança, Nossa Senhora dos Anjos.

Famílias homenageadas: Monteiro, Cruz.

Comunidades convidadas: Zundão, Vista Alegre, Chatinho, Saraiva e Barrinha.

Responsáveis da noite: todas as Crianças, Assunção, Padre Honório, Maria Deusimar, Francisco José e Ãngela.

Dia 26 de agosto-segunda-feira- 5ª noite

Noitantes: todos os Aposentados

Famílias homenageadas: família Jesuíta, Conrado, Machado, Adão.

Comunidades convidadas: Tinguis, Novo Oriente Berlim Duvidosa.

Responsáveis da noite: Antônio Jacinto e Antônia, todos os Aposentados, Isabely, Natalia, Netinha, Mundico, Raimundo José.

Dia 27 de agosto-terça-feira- 6ª noite

Noitantes: todos os Casais

Famílias homenageadas: Baixa Alegre, Romão, Braga, Barbosa, Magalhães, João Barbosa e Raimunta Matão

Comunidades convidadas: Palmeira dos Gomes e Bom Passar

Responsáveis da noite: Bile, Mundoca, Vereador Romão Rocha, João ,  Maria Vicente, Chico bembem e Francisca  Ricardo

Dia 28 de agosto-quarta-feira-7ª noite

Noitantes: todos os jovens

Famílias homenageadas: Gomes, Sousa, Carvalho.

Comunidades convidadas: Estaca-Zero, Desengano, Campeira e Passarinho.

Responsáveis da noite: Luana, Dene, Janara, Luzia, Raimundo, João da Cruz, Cleidinha, Irene e Epaminondas

Dia 29 de agosto-quinta-feira-8ª noite

Noitantes: todas as Senhoras

Famílias homenageadas: Ribeiro, Olímpio, Roseno.

Comunidades convidadas: Chapadinha, Serra Furada, Duvidosa e Uruçus

Responsáveis da noite: Antônio Jardan e Toinha, Divaldo e Preta, Filó e Amparo, Pedro e Neusa, Antônio Fausto, Francisco Olímpio, Maria Roseno.

Dia 30 de agosto-sexta-feira-9ª

Noitantes: todos os Barraqueiros e Comerciantes

Famílias homenageadas: Leônidas

Comunidades convidadas: Buritizinho, Bizerro Manso, Serra Alegre, Serra do Brejo e Curral Queimado.

Responsáveis da noite: Chico Galvão e Maria Antônia, João Roque e Cezaria, Vereador Eraldo.

Dia 31 de agosto-sábado

Encerramento

Ãs 17:00 hs-procissão com a imagem de São Raimundo Nonato

Prestação de contas.

Obs: todas as noites haverá

Ãs 18:00hs-terço de São Raimundo

Ãs 19:30hs-novena-seguida de leilão.

02 de junho de 2013

Conhecendo Pau D'arco do Piauí

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pau D`Arco do Piauí pela Lei Estadual nº 4904, de 29 de outubro de1997, desmembrado de Altos, com sede no atual distrito de Pau D`Arco do Piauí, instalado em 01 de janeiro de 2001.

 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pau D`Arco do Piauí, em 1997, desmembrado de Altos.


Elevado a categoria de município e distrito com a denominação de Pau D`Arco do Piauí pela Lei Estadual nº 4904, de 29 de outubro de1997, desmembrado de Altos, com sede no atual distrito de Pau D`Arco do Piauí, instalado em 01 de janeiro de 2001.

De acordo com o Censo 2010 a População do município é de 3.757, com Ãrea da unidade territorial (Km²)  430,817, correspondendo a uma Densidade demográfica (hab/Km²) 8,72.

O município é banhado pelos rios  Gameleita e Camurujipe e muitos outras nascentes e riachos que o torna uma terra rica  hidrograficamente.

O município teve como primeiro prefeito Expedito Marques Paiva, o popular Expedito sindô, ex-vereador de Altos e maior liderança política da região, governando o município por dois mandatos, de 01 de janeiro de 2001 à  31 de dezembro de 2008. Em seguida, elegeu o sucessor, Fábio Soares Cesário,  o Júnior sindô, que governou  o município até o dia 04 de abril de 2011, sendo cassado pelo TSE que entendeu que o fato de Fábio ser filho de criação do ex-prefeito do município o tornou inelegível.

Atualmente o prefeito do município é o empresário do ramo de medicamentos hospitalar Antonio Milton de Abreu Passos, que  era o segundo colocado na penúltima eleição e assumiu o município após  a cassação do ex-prefeito Fábio Soares Cesário,  o Júnior sindô. Milton Passos se reelegeu no último dia 07 de outubro para mais quatro anos e já responde também à processo de cassação por compra de votos, em processo que tramita em segredo de justiça, na Comarca de Altos-PI.