• Eletrobás
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Pavussu

17 de maio de 2016

Após rebelião, condições dos presos da Casa de Custódia se agravam

Com celas destruídas, presos foram remanejados dentro da casa, o que piora questão da superlotação.

Celas quebradas, colchões queimados, grades arrancadas. As condições da Casa de Custódia, maior presídio do Piauí, estão ainda pior para os presos após a rebelião de ontem (16), que durou cerca de 7 horas. Para o defensor público Juliano Leonel, a Casa de Custódia "é um barril de pólvora", e novos motins podem acontecer a qualquer momento.

Um grande efetivo policial foi destacado para combater a rebelião na Casa de Custódia (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

Juliano conta que com a destruição causada pelo motim, presos tiveram que ser remanejados dentro da própria casa, o que agrava ainda mais a superlotação. "A princípio a situação dos presos está pior que antes, tendo em vista que houve remanejamento, o que superlotou ainda mais alguns pavilhões". Ele informa que a administração da Casa de Custódia disse que fará as reformas necessárias o mais rápido possível.

"Na Casa de Custódia se convive com essa ameaça. Todo dia uma rebelião pode acontecer", disse o defensor público, destacando a situação de superlotação da casa de detenção, projetada para abrigar 350 pessoas, mas que têm cerca de 950.


Saiba mais:

Detentos saem feridos em rebelião na Casa de Custódia; ambulância é acionada 


Juliano informou que o balanço divulgado pela diretoria do presídio foi de apenas cinco presos feridos durante a rebelião. Segundo ele, os presos se revoltaram com a suspensão de visitas a um determinado pavilhão. O defensor público não soube informar se a administração do presídio irá restabelecer essas visitas.

O Defensor público relata que os presos encerraram o motim por volta de 19h30min, e tiveram restabelecido o fornecimento de água e o jantar servido. As celas da Casa de Custódia têm chuveiros que são abertos pela administração durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia. Para Juliano, "a qualidade do fornecimento de água e de comida podem... aliás, devem ser melhoradas".

A Secretaria de Justiça do Piauí divulgou nota em que afirma que a situação na penitenciária está controlada, e que os cinco presos feridos receberam atendimento médico e hospitalar. Segue abaixo a nota na íntegra:

A Secretaria de Justiça do Piauí informa que a situação na Casa de Custódia de Teresina está, no momento, sob controle. As forças de segurança do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Comando de Operações Prisionais (COP) e o efetivo de policiais militares e agentes penitenciários da própria unidade estão no local para garantir total pacificação. Cinco presos feridos receberam atendimento médico e hospitalar. Equipe de Engenharia da Secretaria de Justiça está fazendo levantamento dos prejuízos causados pelos presos. Participaram da operação de contenção dos motins a Polícia Militar - através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Força Tática, Batalhão do Choque -, COP e Corpo de Bombeiros Militar. Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

09 de maio de 2012

Festejos de Nossa Senhora de Fátima em Pavussu

fdffd

O Prefeito Municipal de Pavussu/PI, na pessoa do Sr. Elias Ferreira Neto, tem a honra de convidar você e família, para prestigiarem os "Festejos de Nossa Senhora de Fátima", de 04 à 13 de maio/2012 e em especial a Festa dos Vaqueiros, em nosso Município.
Certo de contar com a vossa presença, agradecemos-lhes antecipadamente.


PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS
TEMA: CAMINHAR COM MARIA PARA VIVER O PROJETO DE DEUS.
1º DIA: 04/05/2012:
LEMA: CAMINHAR COM MARIA EM BUSCA DE PAZ.
04:00 - ALVORADA;
17:00 - PROCISSÃO;
17:00 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: MOTORISTAS, MOTOQUEIROS, CICLISTAS E A COMUNIDADE EM GERAL.
2º DIA: 05/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, CORREIOS, AGESPISA, ASSOCIAÇÕES, EMATER E AS RUAS: RAMIRO ALVES, ARRAIS NETO, E EMILIANO BRITO.
3º DIA: 06/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA
CONVIDADOS: PASTORAIS, DIZIMISTAS, IDOSOS, CRIANÇAS, BATISMO, CRISMA, Iª EUCARISTIA, ECC, E AS RUAS: DO OURO, JOSÉ SALUSTIANO DA SILVA.
4º DIA: 07/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: JUVENTUDE, COMUNICAÇÃO E AS RUAS: VIRGULINO COELHO, DA VITÓRIA, COSTA E SILVA, BELISA SARAIVA.
5º DIA: 08/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AS RUAS: CLEMENTINO DE SOUSA, MANOEL DA NÓBREGA.
6º DIA: 09/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: OS TRES PODERES (LEGISLATIVO, EXECULTIVO, JUDICIÁRIO), COMERCIANTES EM GERAL E AS RUAS: DESEMBARGADOR DE FREITAS, DIONIZIO DELMONDES.
7º DIA: 10/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: COMUNIDADE EM GERAL, CIDADES VIZINHAS, E AS RUAS: RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA, SÃO PEDRO, CONSTANCIO NETO.
8º DIA: 11/05/2012:
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, SAÚDE, ASSISTENCIA SOCIAL (CONSELHO TUTELAR E GRAS), E AS RUAS: PEDRO VALÉRIO, JOSÉ RIBAMAR DE FREITAS.
9º DIA: 12/05/2012:
8:00 - MISSA DOS VAQUEIROS E CRIADORES DA REGIÃO;
18:30 - SANTO TERÇO;
19:00 - SANTA MISSA;
CONVIDADOS: APOSENTADOS, TODAS AS MARIAS E AS RUAS: CAMPOS SALES-I, CAMPOS SALES-II, TREZE DE MAIO.
10º DIA: 13/05/2012:
17:30 - PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO, EM SEGUIDA A SANTA MISSA.
CONVIDADOS: TODAS AS MÃES E OS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

VIMOS TRAVÉS DESTE, CONVIDAR-LHES, JUNTAMENTE COM A SUA FAMÍLIA E AMIGOS PARA FAZER PARTE DESSE GRANDIOSO MOMENTO DE PROFUNDA EXPERIÊNCIA COM DEUS E DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS AMIGOS E IRMÃOS...
VENHAM E FAÇAMOS A FESTA !!!