Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Grande procissão marca o início da festa da Imaculada Conceição em Pedro II

Durante toda a caminhada, os fiéis e devotos seguiram em clima de oração.

29/11/2017 08:26

Teve início com procissão luminosa no final da tarde e início dessa noite de terça-feira (28-11), a abertura de uma das maiores festas religiosas do Estado do Piauí, a festa da Imaculada Conceição, padroeira de Pedro II, neste ano, o festejo trabalha a reflexão da seguinte temática: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”, com início nesta data de 28 de novembro o festejo segue até o dia 08 de dezembro com Santa Missa sempre às 19h na Praça da matriz.

Milhares de pessoas e fiéis da padroeira se concentraram na Avenida Coronel Cordeiro, nas proximidades da residência da senhora Ozélia, para que todos juntos numa grande multidão em caminhada, marcassem o início da festa religiosa. Faltando poucos minutos para as 18h, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo, pediu que todos ficassem em clima silencioso e que entrassem pra valer no clima de oração, nesta oportunidade, se deu início a procissão, saindo da Avenida Coronel Cordeiro, seguindo pelas Ruas Tertuliano Filho, Sotero Nogueira Lima, Irmãos Pereira, Desembargador Hamilton Mourão, chegando novamente na Rua Tertuliano Filho até a Praça da Matriz, onde muitas pessoas já estavam lá concentradas aguardando o início da celebração.

Durante toda a caminhada, os fiéis e devotos seguiram em clima de oração, rezando, cantando, agradecendo e pedindo graças a Nossa Senhora da Conceição. A Polícia Militar e os agentes da GCM deram o apoio necessário por todo o trajeto, em quase todas as esquinas, foram estacionados carros de som sintonizados na emissora de rádio Matões FM que transmitiu toda a procissão e celebração de abertura do Festejo da Imaculada Conceição.

Foi uma longa e abençoada caminhada, ao se aproximar da Praça da Matriz, o sino soou, anunciando a chegada da procissão. Muitos fiéis preferiram não participar da procissão e aguardaram a chegada das demais pessoas na praça. Gradativamente, a Praça da Matriz ficava com uma nova cara e com todos os espaços sendo ocupados pelos devotos da padroeira de Pedro II, todos também acompanharam toda a celebração.

A Santa Missa de abertura teve como celebrante o padre Ronaldo Souza, que por alguns anos, foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e concelebrada pelos padres João Paulo, Antonio Luis, Raimundo José, Oscar Almeida e padre Paulo Sérgio. Quando anunciado como presidente da celebração, padre Ronaldo foi bastante aplaudido.

Em sua homilia, o padre Raimundo José, destacou a importância de vivermos em comunidade, dizendo: “Nesta liberdade de um encontro, alguém tem que começar, nesse encontro da humanidade com Deus no mistério da salvação, é sempre Deus que toma a iniciativa, nós temos que viver em comunidade, sendo de fato irmãos uns dos outros, porque ninguém vive uma fé isolada, então, que esse festejo, seja uma oportunidade de nos encontrarmos com o senhor”, frisou o padre.

Neste ano de 2017 a festa de Nossa Senhora da Conceição que teve início nesta data de 28 de novembro, traz o seguinte tema: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”.





Por: Eudes Martins
Mais sobre: