Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão com milhares de pessoas encerra o festejo de Nossa Senhora

Foi uma caminhada de aproximadamente uma hora de duração.

09/12/2015 17:56

Teve encerramento nesta terça-feira (08-12) o Festejo de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II, uma das maiores festas religiosas do Estado do Piauí, neste ano de 2015 ficou comprovado mais uma vez que tamanha é a fé e devoção das pessoas pela padroeira de Pedro II, milhares de pessoas após concentração que aconteceu por volta das 16h na Praça da Matriz de São José Operário na Vila, onde permaneceram por mais de uma hora em oração e em seguida, quando já se aproximava das 18h, todos permaneceram em sintonia com o coral, rezando e cantando em caminhada pelas Avenidas José Lourenço Mourão e Coronel Cordeiro, entrando na Rua Tertuliano Filho com chegada à Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Foi uma caminhada de aproximadamente uma hora de duração, com os dois lados das avenidas completamente lotadas pelos fiéis, ou seja, mais uma vez a procissão do dia 08 de dezembro marca o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição, um momento onde a fé fala mais alto.

O cortejo tem um significado especial para a comunidade católica de Pedro II, pois celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição, muitos aproveitam para agradecer as graças alcançadas participando deste momento, outros acompanham todo o trajeto da caminhada com os pés descalços, é um momento muito especial também para os romeiros de diversas cidades do Piauí e do Ceará, que vem em caravanas juntar-se aos pedrossegundenses e tornar esta festa religiosa mais bonita.

O Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler participou de toda a caminhada e da celebração que encerrou a edição do festejo de Nossa Senhora da Conceição neste ano de 2015.

Dom Alfredo em suas palavras demonstrou um sentimento de muita alegria em ver milhares de pessoas reunidas e por um objetivo em comum, festejar Nossa Senhora. O bispo também falou das injustiças em nosso país, focando o que aconteceu no município de Cocal ao Norte do Piauí, onde o todo o Estado do Piauí e o Brasil inteiro acompanharam de forma perplexa aquele triste acontecido, uma das maiores tragédias do estado, o rompimento da Barragem Algodões, muitas pessoas ficaram desabrigadas e até o momento pouco foi feito, ou nada foi feito pelas vítimas.

Dom Alfredo também destacou a união das duas paróquias de Pedro II, mostrando quê, o que foi estudado pelos padres estar sendo colocado em prática e isso mobiliza a igreja. “Fico triste quando numa cidade tem duas paróquias e nestas duas paróquias não há união entre elas, padres que passaram tantos anos estudando mais parece que não serviu de nada. Em Pedro II hoje acontece o contrário disso, temos duas paróquias que caminham juntas e o resultado é isso que vocês estão vendo, milhares de pessoas demonstrando sua fé e acreditando no trabalho destas paróquias”, disse Dom Alfredo, que ainda anunciou para o dia 02 de janeiro de 2016, a posse do padre Sandro Lima como administrador Paroquial da Paróquia de São José Operário em Pedro II.

No encerramento da celebração, o administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Sérgio, agradeceu a todos que contribuíram direto ou indiretamente com a realização do festejo da padroeira de Pedro II, Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Sérgio também fez um agradecimento especial a imprensa, que todas os dias estavam acompanhando as celebrações e levando as informações para quem não pôde estar presente neste festejo.








Por: Eudes Martins
Mais sobre: