Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria Municipal de Saúde realizará plantão especial durante evento

No Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta haverá funcionamento 24 horas.

13/06/2017 20:56

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará plantão especial para garantir assistência à população local e aos turistas durante toda a semana do Festival de Inverno.

De acordo com a estrutura de funcionamento organizada para o evento, no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta haverá funcionamento 24 horas com equipes de saúde formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Como sempre vem acontecendo, disponibilizaremos uma equipe completa, com a diferença de que teremos um número maior de profissionais atuando. Por exemplo, quinta (15) e sexta-feira (16), estaremos com dois médicos plantonistas: um pediatra e um obstetra. Além disso, estamos ampliando a capacidade de atendimento da sala de estabilização para melhor atender aos participantes do Festival”, conta Fernando Leopoldo, coordenador de Enfermagem do Hospital Josefina Getirana Netta.

Outras áreas da saúde também desempenham atividades importantes voltadas para a proteção da saúde da população. No setor de combate a endemias, uma força-tarefa foi montada para realizar, nos meses que antecedem o Festival, vistoria, tratamento, pulverização espacial com o carro fumacê e bloqueio nos locais onde a pulverização não chega. Já os vendedores de alimentos estão sendo orientados sobre os cuidados com armazenamento de alimentos e o descarte seguro do lixo.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Karen Gonçalves, assim como em outros anos, a Secretaria Estadual de Saúde irá disponibilizar duas Unidades Móveis de Terapia Intensiva (UTI’s) com equipe completa de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. “A novidade será a estrutura montada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao lado da Praça Dep. Manoel Nogueira Lima, com sala de observação e uma sala de emergência equipada e com equipe completa. A intenção é distribuir o atendimento nos locais de maior movimentação e não superlotar o Hospital”, explica.

Atendimento do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente 24 horas por dia. O coordenador do Samu, Luan Lunas, alerta para o uso correto do serviço. “Em caso de emergência, a pessoa deve ligar para o 192 e a central irá direcionar o atendimento para a liberação da ambulância. Muitas pessoas chegam lá na base solicitando a Ambulância e isso não pode acontecer porque não temos a autoridade de enviar a Ambulância sem a autorização da central em Teresina. Além disso, é importante repassar todos os dados pessoais e clínicos que são anomalias, pressão alta ou detalhes mais específicos em caso de acidente”, detalha.

Lunas lembra que os eventuais trotes ao serviço 192, que costumam ocorrer no turno da madrugada, são rastreados, fiscalizados e punidos. “Assim, as pessoas têm que ter muito cuidado para não prejudicar a si nem a outras pessoas que também necessitem do serviço", finaliza.





Por: Eudes Martins
Mais sobre: