Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SEMED de Pedro II trabalha nos preparativos para o dia 07 de setembro

"œUma viagem pela literatura"

23/08/2018 09:23

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pedro II trabalha nos preparativos finais para o desfile da Independência, no dia 7 de setembro. Kelcylene Oliveira, secretária de Educação, conta que, além das escolas municipais, também terá a participação de escolas da rede estadual. “Quanto à participação das escolas no que se refere à quantidade, já está tudo certo, serão 27 escolas da rede municipal de ensino e 02 escolas da rede estadual, totalizando 29 escolas que participarão do nosso 7 de setembro”, afirmou a secretária.

Neste ano a temática trabalhada será a seguinte: “Uma viagem pela literatura”. Subtema: “Independência se faz com homens e livros”. Durante este ano de 2018, cada escola executou um projeto de leitura focado na obra de alguns escritores brasileiros e da literatura universal. “Foram trabalhadas a vida e a obra de cada autor e as escolas levarão às ruas o resultado desse trabalho, ou seja, cada escola irá apresentar e representar um escritor”, disse Kelcylene.

A SEMED realizou recentemente uma reunião geral com os diretores das escolas que irão participar do desfile cívico. Durante a reunião foi feita a leitura e uma discussão sobre o regulamento do desfile, sorteio da sequência de apresentação, entre outros assuntos.

Dentre os escritores que serão homenageados estão: Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, Castro Alves, Ariano Suassuna, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Francisco castelo Branco.

A coordenadora de Língua Portuguesa da SEMED, Antonia Ivone, destacou que os trabalhos de Língua Portuguesa sobre o desfile cívico de 7 de setembro, já acontece há alguns meses nas escolas. "Todo o trabalho com os professores de Língua Portuguesa sobre o dia 7 de setembro, vem sendo desenvolvido nas escolas municipais desde o mês de abril, sobre a Literatura Brasileira, do Romantismo à Contemporaneidade. É um projeto interdisciplinar que visa à proficiência em leitura, através do estudo sobre as escolas literárias, os autores e respectivas obras. Incluem-se também as literaturas piauienses e pedrossegundense”, disse a coordenadora.






Foto: Eudes Martins (arquivos)

Por: Eudes Martins
Mais sobre: