• assinatura jornal

Notícias Picos

05 de janeiro de 2017

Picos sedia eleição para presidência da União dos Vereadores do Piauí

Picos sedia eleição para presidência da União dos Vereadores do Estado do Piauí

A cidade de Picos está sediando durante todo o dia de hoje (4) a eleição para à presidência da União dos Vereadores do Estado do Piauí (AVEP). A votação, que iniciou às 8h e segue até às 17h, está sendo realizada na Câmara Municipal. A eleição acontece também em outras regiões do estado.

A eleição contém apenas uma chapa, que é encabeçada pelo vereador Ronnivom de Sousa Lima (PSD) da cidade de Assunção do Piauí. O parlamentar concorre à reeleição.

Denominada de “Para a AVEP Seguir Mudando”, a chapa é composta ainda pelo vereador Maurício Bezerra Silva (vice-presidente – Floriano); o Genésio de Carvalho Silva (1º Secretário – Alvorada do Gurguéia); da vereadora Katiuscia de Oliveira Ribeiro Moraes (2º Secretário – São Raimundo Nonato); José Luiz Pereira Lima (1º Tesoureiro – José de Freitas) e do vereador Nilson Alves Feitosa (2º Tesoureiro – Castelo do Piauí).

Em Picos, a votação é somente para os vereadores das Câmaras Municipais de 6 cidades da macrorregião filiadas a AVEP, que são: Campinas do Piauí; Dom Expedito Lopes; Geminiano, Ipiranga do Piauí; Itainópolis e Pio IX.

AVEP

Segundo a auxiliar administrativa da AVEP, Vanessa Gonçalves, o papel da entidade é defender os interesses dos vereadores do estado e tem 79 Câmaras Municipais filiadas. “A gente dispõe de serviços na área jurídica e contábil para os vereadores e as câmaras e também temos parcerias com escolas, faculdades e companhias de táxi em prol do beneficio do vereador”, pontou.

Mesmo sediando o espaço para a eleição, a Câmara Municipal de Picos não é filiada a AVEP.

28 de outubro de 2016

Penitenciária Regional de Picos ganhará novo pavilhão

Penitenciária Regional de Picos ganhará novo pavilhão

Com capacidade para abrigar cerca de 144 detentos a Penitenciária Regional José de Deus Barros atualmente recolhe 407 internos, de várias regiões do Piauí. A superlotação preocupa a direção da unidade prisional assim como o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

Segundo o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, o presídio é um dos que mais necessita da lotação de agentes prisionais.

“Com o concurso esperávamos que a Picos fossem lotados ao menos 20 agentes, mas infelizmente o certame foi cancelado. Proporcionalmente nosso presídio é o que apresenta maior superlotação no Piauí, assim durante a última visita o secretário de Justiça sinalizou a construção de mais um pavilhão”, explicou Sinval.

Diretor da penitenciária, Sinval Hipólito – Foto: Picos40Graus

Ainda de acordo com o diretor, a construção acontecerá no próximo ano e abrirá cerca de 100 vagas na unidade. A novidade deve amenizar a superlotação da unidade.

Para o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, a penitenciária José de Deus Barros é uma das piores realidades do Estado no que diz respeito à superlotação e ao número de agentes por plantão. “A unidade prisional comporta 144 vagas e atualmente está com mais de 400 internos, dessa forma notificamos ainda no final do ano passado o poder judiciário penal, para que só receba presos sentenciados até que a mesma volte a sua capacidade normal, para isso é preciso que se construa uma Casa de Custódia no município”.

Na penitenciária cerca de cinco agentes realizam plantão por dia, o fato já foi reivindicado em paralisações da categoria.

26 de outubro de 2016

Sest Senat leva conscientização sobre o câncer de mama para bairros

Sest Senat leva conscientização sobre o câncer de mama para bairros de Picos

Prevenir é melhor do que remediar. E em casos de câncer, o ditado popular nunca foi tão verídico. E foi pensando nisso que a Unidade do Sest Senat de Picos vai realizar, durante essa semana, uma mobilização pelo “Outubro Rosa” em bairros da cidade. A ideia é levar ações educativas para a população, para que a mesma tenha o conhecimento de como pode evitar o aparecimento de novos casos.

As ações acontecem nesta quarta, quinta e na próxima segunda-feira. O primeiro bairro a ser contemplado é o Paraibinha, onde as atividades acontecem durante a manhã. “Fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde de Picos, onde faremos diversas atividades, como distribuição de panfletos, brindes, palestras educativas e também atividades laborais com o fisioterapeuta do Sest Senat”, explica Layon Feitosa, coordenador de promoção social do órgão.

img-20161026-wa0024

Logo em seguida, será a vez dos bairros Belinha Nunes I e II, onde as equipes farão as atividades no período da tarde. Na próxima segunda, as ações contemplarão os moradores do Cecília Neri I e II, na parte da tarde.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontaram que o Piauí terá pelo menos 580 novos casos de câncer de mama, uma taxa bruta de 34,39 por cada grupo de 100 mil habitantes. E é por isso que, em outubro, se celebra o Outubro Rosa, como uma maneira de chamar atenção para a doença, que atinge, principalmente, mulheres. “É inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública. E precisamos fazer a nossa parte na prevenção da doença. Por isso, fizemos essa parceria com a Secretaria de Saúde, para levar as orientações de como podemos prevenir a doença. Uma alimentação equilibrada e a adoção de hábitos saudáveis podem contribuir para reduzirmos o número de casos”, reforçou o diretor da Unidade do Sest Senat de Picos, Rodrigo Saburido.

31 de agosto de 2016

Homem percorre Brasil de bicicleta e faz parada em Picos

Homem percorre Brasil de bicicleta e faz parada em Picos

Há exatos 30 dias, Gilberto Carlos queatualmente está desempregado, resolveu ir ao encontro da família no município de Mossoró, no Estado do Rio Grande Norte. O curioso é que o transporte escolhido por ele para fazer o translado até sua cidade natal foi a sua inseparável bicicleta.

Gilberto Carlos - Foto: Raí Junior

Gilberto Carlos – Foto: Raí Junior

Gilberto residia em Goiânia, Estado de Goiás. Percorrendo várias cidades, o viajante chegou a Picos na última segunda-feira, 29.

“Essa viagem está sendo muito boa. Já estou andando há 30 dias, e já fui muito bem recebido pelas cidades que passei. Espero ser bem recebido também aqui na cidade de Picos”, disse Gilberto.

Logo que chegou a ‘Capital do Mel’, Gilberto precisou de cuidados médicos, onde foi atendido no Hospital Regional Justino Luz. Segundo ele, o problema de saúde está relacionado ao desgaste físico devido à viagem.

 “Eu estou preparado e ao mesmo tempo despreparado. Estou querendo chegar logo na minha família, e se possível ir de ônibus. Ontem passei mal e fui atendido no Hospital. Dormi ontem na praça Félix Pacheco, e praticamente não dormi viajando a minha bicicleta. Estou preocupado porque pessoas me informaram que o trajeto pela 0-20 é perigoso e muito deserto”, concluiu.

Gilberto Carlos agora tem planos de concluir a viagem de ônibus por causa das suas condições de saúde. Para isto, ele pede ajuda aos picoenses e esportistas que se possível façam doações para que ele consiga comprar as passagens. Doações podem ser realizadas na sede da Rádio Cidade Modelo 95 FM.

17 de agosto de 2016

Campeonato Brasil Nordeste de Enduro terá a próxima etapa em Picos

Campeonato Brasil Nordeste de Enduro terá a próxima etapa na cidade de Picos

Começou nesta semana o levantamento do Enduro do Mel, prova que acontecerá de 9 a 11 de setembro, válida pela 3ª etapa do Campeonato Brasil Nordeste de Enduro de regularidade e pela 7ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro. A cidade escolhida para sediar essa etapa da Copa Brasil Nordeste é Picos, região conhecida pelas suas trilhas de beleza singular, terra do mel, polo comercial da região Sul do Piauí e maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Cravada em uma região montanhosa, Picos oferece condições ideais para a prática da modalidade de enduro e outras corridas de aventura.

O diretor técnico da FMP, Zenardo Maia, está acompanhando todo levantamento do percurso, que terá dois dias de prova, junto com o piloto Gentil Linhares. “Com certeza, os pilotos podem se preparar, pois falta menos de um mês e prometemos uma prova bastante técnica, como exige o Campeonato Brasil Nordeste, ao mesmo tempo um roteiro bonito e gostoso de trilhar”.

Percurso será realizado em Picos - Foto: FMP
Percurso será realizado em Picos – Foto: FMP

O roteiro da prova esta sendo escolhido pelo piloto e também diretor do PTC – Picos Trail Clube, Eramos Albano, trilheiro experiente Erasmo esta colocando de tudo, um pouco, para deixar o roteiro com uma surpresa a cada curva. Sem duvida será uma das etapas mais técnicas de todo Campeonato. O campeonato Brasil Nordeste de Enduro esta acorrendo com etapas no Piauí, Ceará, Bahia e Maranhão e reúne os melhores pilotos de enduro da região para uma disputa emocionante.

Além das categorias oficias do campeonato, também haverá a opção para categoria turismo, onde o piloto será guiado na trilha, sem a necessidade de uso de equipamento de navegação. O Enduro do Mel acontecerá nos próximos dias 9, 10 e 11 de setembro em Picos no Piaui, com realização da Naativa, empresa de eventos da cidade de Picos e coprodução da X Brasil, supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e CBM. Clube oficial do evento é o PTC – Picos Trail Clube.

Percurso será realizado em Picos - Foto: FMP
Percurso será realizado em Picos – Foto: FMP

Já foram realizadas as etapas do Brasil Nordeste em Caxias, no Maranhão, e em Santa Quitéria, no Ceará. O evento conta ainda com o patrocínio da Fundespi – Governo do Piauí, copatrocínio da The Rooling, Ômega Bike, Posto Dois Amores e site parceiro www.enduroceara.com.br. As inscrições já estão abertas pelo site oficial da CBM (www.cbm.esp.br). Mais informações pelos números: FMP (86) 3231-0910 e Naativa (89) 99925-7372.

15 de agosto de 2016

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus de Picos recebeu na manhã desta sexta-feira (12) novos equipamentos deinformática. A entrega foi feita pela vice-reitora da Uespi, a professora doutora Bárbara Melo.

A solenidade de entrega foi realizada no auditório do Campus, que foi acompanhada pelos alunos, professores e servidores.

 Uespi de Picos recebe equipamentos de informática - Foto: Romário Mendes

Uespi de Picos recebe equipamentos de informática – Foto: Romário Mendes

O Campus de Picos recebeu 12 gabinetes, cinco projetores, cinco notebooks, cinco impressoras e 12 monitores.

Segundo a vice-reitora, professora doutora Bárbara Melo, a distribuição dos equipamentos de informática em Picos é uma grande alegria para a administração superior. “O professor Evandro há tempo que nos solicitava e agora conseguimos atender esse pleito. Esses equipamentos são para as atividades docentes e para a atividade administrativa.”, pontuou.

IMG_1216

De acordo com o representante do Diretório Central dos Estudantes da Uespi de Picos, Fábio Rufino, os equipamentos irão ajudar bastante os alunos e professores. “A gente vê com bons olhos essa remessa de equipamentos que estamos recebendo e felizes por a administração superior atender as nossas reivindicações”, frisou.

IMG_1221

O diretor da Uespi de Picos, professor Evandro Alberto, comemorou a conquista dos equipamentos e reiterou que o Campus de Picos avança para a modernidade. “A conquista dos recursos tecnológicos e equipamentos faz com que a universidade desponte como uma das melhores do estado”, disse.

IMG_1218

Evandro frisou ainda que com o recebimento dos novos equipamentos a Uespi de Picos possa oferecerconforto, dignidade e também instrumentalizar melhor, em termo de matérias de trabalho, os seus profissionais.

12 de agosto de 2016

05 de agosto de 2016

03 de agosto de 2016

Picos ganha Casa das Sementes

Picos ganha Casa das Sementes

A cidade de Picos recebeu, nesse fim de semana, o Festival das Sementes. O evento foi uma realização do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Na oportunidade, foi instalada a Casa das Sementes no município.

O superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira, participou do evento que reuniu agricultores de toda a região. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio da secretaria, dá apoio logístico para que as casassejam instaladas.

Festival das Sementes em Picos(Foto:Ascom SDR)

Festival das Sementes em Picos (Foto:Ascom SDR)

“A primeira experiência foi em Pedro II. A Casa das Sementes, que funciona como um banco, dá continuidade a um trabalho que o Governo do Estado já realiza, disponibilizando sementes de milho, feijão e, este ano, de palma forrageira”, explica Adalberto, acrescentando que ainda há mais uma vantagem porque as sementes, armazenadas nesse espaço para a próxima safra, já são testadas e adaptadas à região.

O agricultor Raimundo Vale chegou em caravana para o festival e participou da visita à propriedade Chapada do Mucambo. “Estivemos com 60 produtores observando a experiência de agricultores como dona Francisca, na produção de hortaliças, utilizando manejo do sistema calçadão, para captação de água, com sistema agroecológico e a Casa de Sementes – estratégia de armazenamento e preservação das sementes crioulas, resistentes à seca, apropriadas para a região de índice pluviométrico baixo e mal distribuído. Esta é uma forma de troca de experiências entre agricultores”, citou Raimundo.

Além do encontro de caravanas, o fórum promoveu rodas de conversas e programação cultural.

27 de julho de 2016

Vereador pode deixar a base do Padre Walmir e se aliar a Gil Paraibano

Vereador Iata Rodrigues pode deixar a base do Padre Walmir e se aliar a Gil Paraibano

Sentindo-se preterido pelos partidos pequenos que compõem a base de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), o PSB pode abandonar a aliança governista e se aliar a outras forças políticas. O alerta foi feito nesta terça-feira, 26, pelo presidente da sigla, vereador Iata Rodrigues, que antecipou a convenção para o próximo domingo, 31.

O parlamentar alerta que, apesar de fazer parte da base aliada do Padre Walmir, o PSB está tendo dificuldade dentro do grupo no que tange às coligações proporcionais. Segundo ele, partidos como o PCdoB e PSL sempre estão colocando empecilhos no momento de se coligar com os socialistas.

Iata Rodrigues ressalta que o PSB foi esvaziado e hoje não tem condições de concorrer em pé de igualdade com partidos como PMDB, PSD e PTB. Sua pretensão é se aliar com as siglas consideradas pequenas como PSL e PCdoB, mas estes não querem, embora saibam que não haverá nenhum prejuízo, para eles, pelo contrário, vão é aumentar os votos.

“Desde o começo venho tentando na diplomacia tratar sobre essa aliança. Pessoas como o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), vereador Hugo Victor (PMDB) e o próprio prefeito Padre Walmir (PT) vêm incentivando para que isso aconteça. Infelizmente, se aproxima o prazo final das convenções e não estou sentindo nenhuma disposição em me aceitarem” – reclama Iata Rodrigues.

O Presidente do PSB diz que não pode forçar ninguém a aceitá-lo e por isso está correndo o risco de ser prejudicado. Diante da situação, marcou a convenção para o próximo domingo, 31, oportunidade em que os correligionários decidirão os rumos que o partido vai tomar. E uma das alternativas é se aliar ao ex-prefeito Gil Paraibano (PP).

O vereador disse que já conversou com lideranças dos vários partidos, incluindo o ex-prefeito Gil Paraibano e a deputada Belê Medeiros, ambos do PP, e com o servidor público federal Júnior Nobre, pré-candidato a prefeito pelo PSC. Mantém conversas constantes com o Padre Walmir (PT), mas até o momento nada foi decidido. Por isso, garante que esse passo decisivo caberá aos convencionais no próximo domingo, 31 de julho.