• assinatura jornal

Notícias Picos

21 de julho de 2016

PM deflagra Operação Start em Picos

PM deflagra Operação Start em Picos

A Polícia Militar de Picos visando aumentar o policiamento ostensivo e preventivo na cidade de Picos deflagrou na noite desta quarta-feira,20, a Operação Start.

Policiais durante blitz- Foto: Reprodução Hítalo Rodrigues

Policiais durante blitz- Foto: Reprodução Hítalo Rodrigues

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, tenente coronel Edwaldo Viana, explicou que a operação vai se estender por várias localidades do município, e visa aumentar o número de abordagens policiais, evitando a ocorrência de crimes.

Na noite de ontem, blitz estavam sendo formadas em vários pontos da cidade, e as pessoas que trafegavam por estes locais, como por exemplo, na Avenida Severo Eulálio no trecho que dá acesso ao Povoado Torrões, eram abordados e revistados.

13697231_133952683706341_5282471134580729271_n

Crimes com participação de menores

Nos últimos meses, a PM de Picos já registrou o envolvimento de 23 menores em ações criminosas em Picos. Dentre as mais incidentes estão tráficos, furtos, assaltos e homicídios.

Para o comandante Edwaldo Viana, os adultos que geralmente estão na companhia dos menores acabam os envolvendo como uma espécie de álibi para livrarem-se da culpa e não responderem aos crimes praticados.

“Eles agem de três e quatro, ou seja, são várias gangues. Toda vez que apreendemos um menor tem um adulto em companhia dele, eles vão com o menor e deixam a arma com o mesmo, para que não respondam por porte ilegal de armas, por exemplo, assim o menor é apreendido e em seguida solto,”, explicou o comandante.

Dos 23 menores infratores conduzidos a Central de Flagrantes, apenas um está detido. O mesmo é apontado como o autor do crime que tirou a vida de Francisco Lázaro Pereira dos Santos, de 16 anos. O homicídio ocorreu na Rua Nova Descoberta, no dia 26 de fevereiro.

11 de julho de 2016

Picos sediará o II Festival das Sementes da Fartura

Picos sediará o II Festival das Sementes da Fartura

Uma equipe de coordenadores do II Festival das Sementes da Fartura do Piauí foi recebida pelo Prefeito Municipal, Padre Walmir Lima, e pela Secretária de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Batista Silva, no Palácio Coelho Rodrigues, sede do Executivo Municipal, para tratar de apoio à realização do evento nos dias 28 e 29 de julho.

O primeiro Festival aconteceu na cidade de Pedro II e Picos foi escolhida para sediar a segunda edição por ser uma das maiores cidades do interior do Estado e por ser polo da Macrorregião que conta com mais de 40 cidades no seu entorno.

Durante dois dias, comunidades da região apresentarão suas sementes para comercializar, expor e trocar os produtos entre si.

Como Surgiu

Analisando as sementes crioulas, naturais de cada região do Piauí, e observando sua capacidade de reprodução farta, o geógrafo e Assessor Técnico do Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC, José Maria Saraiva, sugeriu que o Fórum sobre sementes passasse a se chamar Sementes da Fartura, o que foi imediatamente aceito por todos.

O projeto Sementes da Fartura nasceu da articulação formada por organizações da sociedade civil e atua em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semi-árido brasileiro.

Programação:

28/07

07h – Chegada das caravanas nas experiências

12h – Almoço nas comunidades onde acontecerá os intercâmbios

15:30h – Mística de Abertura

16h – Abertura Política do Festival no auditório do CTD (convidados EMBRAPA, SDR, CPO, Prefeito, Bispo e 02 Agricultores)

19h – Jantar

29/07

06:30h – Café da Manhã

07:30H – Concentração e caminhada

08:30h – Mística

09:00h – Espaço de intercâmbio dos agricultores

10:00h – Abertura Oficial da Feira da troca de sementes

12:00h – Almoço e retorno das caravanas aos seus municípios.

08 de julho de 2016

Mais de 50 licenças ambientais são emitidas no primeiro semestre de 2016

Mais de 50 licenças ambientais são emitidas em Picos no primeiro semestre de 2016

O Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) vem intensificado seus trabalhos diariamente na busca da regularização ambiental e emissão de licenças prévias, de instação e operação de empreendimentos e atividades locais.

Em visita de rotina realizada na última segunda-feira, 04/07, foram feitas em empresas de combustíveis, transporte e clínicas infantis analisando vários aspectos que possam ou não causar impactos.

DSCN2512

Técnicos ambientais da SEMAM. Foto: Ascom

A técnica ambiental Layse Silva fala da importância das licenças e vistorias que tem validade de dois anos. “Nós vamos na empresa fazer as vistorias para constatar que elas estão de acordo com o plano apresentado no momento em que  solicitam as licenças, e essa vistoria é para constatar se está de acordo com o descrito no plano”

DSCN2522

Técnicos ambientais da SEMAM. Foto: Ascom

Em situações nas quais as empresas não cumpram o plano ou renovem suas licenças, serão sofridos penalidades pelas mesmas. “De início serão advertidas para comparecerem a SEMAM para renovação, e caso não venham é enviado uma multa à empresa, que pode variar  de acordo com o impacto ambiental causado”, finalizou a técnica

DSCN2547

Foto: Ascom

Somente no primeiro semestre de 2016, a SEMAM chegou a emitir mais de 50 licenças e dezenas de processos se encontram em tramitação legal.

As empresas que buscam se regularizar quanto o Licenciamento Ambiental, devem se dirigir a sede da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, localizada no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues, na Avenida Getúlio Vargas, 549, Centro, Picos.

06 de julho de 2016

CAPS AD de Picos realiza festa junina para pacientes e familiares

CAPS AD de Picos realiza festa junina para pacientes e familiares

Comidas e bebidas típicas, músicas, brincadeiras, “casamento”, dança de quadrilha junina e muita, muita alegria marcaram o tradicional Arraiá do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Picos na manhã da última sexta-feira (30), no bairro Ipueiras. Com o apoio da secretaria municipal de Saúde, o evento teve como objetivo proporcionar maior envolvimento entre família, usuários, alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos e profissionais de saúde, além de apresentar o conhecimento dos costumes e tradições de uma das festas mais populares do país.

Comidas típicas

Comidas típicas

Ao som de Cristyano Pipow, a alegria e descontração tomaram conta do Centro. Para comemorar o São João de maneira tradicional, decorações juninas foram armadas a fim de trazer o clima típico da festa. De acordo com a coordenadora interina do CAPS AD, Maria do Amparo, eventos desta naturaze é de fundamental importância para recuperação dos pacientes. “Além de está trabalhando esse resgate cultural para os pacientes eles também se sentem importantes e participativos nessa produção de atividades onde a sociedade também realiza e  ao mesmo tempo, mobilizando os usuários, através de atividades lúdicas para que todos se socializem e festejem a nossa ação”, disse.

Profissionais de saúde do CAPS AD

Profissionais de saúde do CAPS AD

O CAPS AD conta com uma equipe multidisciplinar composta por uma psiquiatra, um clínico geral, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicóloga, uma terapeuta ocupacional, assistente social, uma artesã, nutricionista, auxiliar administrativa, segurança e uma ajudante. O paciente recebe atendimento médico e terapêutico através de grupos montados, inclusive contra o tabagismo seguindo um método do Ministro da Saúde do Governo Federal que ganhou um prêmio internacional pelo combate a dependência.

Alunos de enfermagem da UFPI

Alunos de enfermagem da UFPI

01 de julho de 2016

Prefeitura de Picos entrega UBS do Catavento à população

Prefeitura de Picos entrega UBS do Catavento à população

O bairro Catavento ganhou uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) para substituir a já existente que antes funcionava em prédio alugado. A prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o equipamento público no final da tarde desta quinta – feira, 30/06, totalmente equipada. A Unidade Básica de Saúde “José Walmir de Sá” é um dos prédios mais modernos de Picos e vai levar conforto e mais serviços para milhares de pessoas daquela região do município. A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o vereadores, coordenadores, servidores e população em geral.

Inauguração das novas instalações da UBS Catavento

Inauguração das novas instalações da UBS Catavento

A nova estrutura atende todas as exigências do Ministério da Saúde e atende todo o programa de necessidade, recepção, contendo sala de espera, sala de enfermagem com banheiro, consultório médico e odontológico, triagem, sala de vacina, curativo, expurgo, esterilização, copa, arquivo, depósito, área de serviço, banheiros masculinos e femininos, totalmente adaptados para portadores de necessidades especiais. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Wanderlene a UBS atende uma média de 1102 familias,

“Está Unidade foi construída com uma estrutura incrível e promete suprir  a necessidade em relação à saúde aqui do nosso bairro e adjacências, o município teve ganho importante com a inauguração da UBS, uma benfeitoria em prol da Saúde local”, ressaltou.

IMG_0044

Durante um breve discurso, o secretário municipal de saúde, José Venâncio, relatou que os investimentos do governo municipal estão mudando a realidade dos picoenses e que a inauguração da nova UBS, bem como, as obras de melhorias das unidades de saúde representa uma conquista que beneficia diretamente toda a população. “É uma alegria enorme ver como o prédio ficou, essa nova unidade Básica de Saúde vai proporcionar mais conforto para os usuários do SUS e um ambiente adequado de trabalho para os servidores, nossa gente merece uma estrutura de qualidade e profissionais qualificados”, disse o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé.

IMG_0048

A população que prestigiou o momento estava bastante entusiasmada. A cerimônia também foi prestigiada pelos familiares do saudoso José Walmir de Sá, nome a qual leva a UBS Catavento. Na oportunidade Maria Salete Sá agradeceu a homenagem feita ao esposo. “Agradeço ao Legislativo municipal, em especial ao vereador Iata Anderson por fazer essa indicação de colocar o nome do ‘José Walmir de Sá’ nesta unidade de saúde, nossa família está imensamente feliz”, afirmou.

30 de junho de 2016

Picos é contemplada com nova avenida

Picos é contemplada com nova avenida

Após 45 anos, a cidade de Picos é contemplada com a construção de uma nova avenida, a José de Moura Monteiro, mais conhecida como Beira Rio. A obra foi entregue pelo prefeito Padre Walmir Lima em solenidade realizada nessa terça-feira (28).

Inauguração da avenida Beira Rio - Foto: Wezeley  Moura

Inauguração da avenida Beira Rio – Foto: Wezeley Moura

Depois da construção da avenida Severo Eulálio, a cidade recebeu agora uma nova via padronizada, sendo boa parte iluminada e que corta o perímetro central do município, desafogando o trânsito. A avenida é rota alternativa para os bairros Boa Vista, Passagem das Pedras, Centro, DNER, Catavento e Junco.

13502512_723672481108557_5184873121816391015_o

A Beira Rio se destaca também por sua extensão, são 1.600 metros com calçada para práticas esportivas. A obra, que custou aproximadamente R$ 2 milhões, foi financiada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Picos.

Avenida Beira Rio -Foto: Romário Mendes

Avenida Beira Rio -Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima destacou a importância da avenida Beira Rio para os picoenses. “As pessoas já abraçaram a avenida como fuga do trânsito do Centro, uma avenida com espaço para caminhada e para o lazer. É um grande presente para o nosso povo. Há mais de 40 anos que Picos não recebia uma nova avenida e estamos felizes por ver Picos crescer”, pontuou.

DSCN0029

Arborização

Ao longo da avenida serão plantadas cerca de 500 árvores como forma de preservar o leito do Rio Guaribas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, com a conclusão da obra será dado a  continuidade do plantio de várias árvores nativas.

DSCN0019

13528358_723672577775214_7785334001905865013_o

27 de junho de 2016

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e conscientização nos bairros

Prefeitura Municipal de Picos realiza mutirão de limpeza e conscientização nos bairros

Dentro de uma semana de muitas ações e obras desenvolvidas pela gestão pública municipal, aconteceu, na manhã dessa sexta-feira, grande mobilização em cinco grandes regiões da cidade para levar exemplo e conscientização no trato com o lixo urbano.

O Prefeito distribuiu Secretários e Coordenadores, além de servidores de cada setor, em cinco equipes encarregadas dos seguintes bairros: Morada do Sol, São José e São Vicente; Paroquial, Malvinas e Canto da Várzea; Catavento e DNER; Centro e Ipueiras; Junco e Parque de Exposição.

Foram selecionados os locais mais críticos, onde, apesar da coleta regular de lixo estar sendo realizada, alguns moradores tem colocado lixo para fora das casas em horários diferentes, muito antes ou depois do caminhão já ter passado, o que faz com que os dejetos, ou permaneçam nas calçadas, ou sejam espalhados por animais, contribuindo para que a rua ou o bairro não permaneçam limpos.

Pensando nisso foi lançada a campanha “Lixo na Porta, só no dia da Coleta, Fique de Consciência Limpa, Lugar de Lixo é no Lixo”.

Cerca de doze caçambas, retroescavadeiras e outros maquinários, além de instrumentos para coleta  e capina foram utilizados, além de equipe reforçada do setor de Limpeza e a colaboração de mais de 150 servidores da Secretaria  Municipal de Saúde; mais de 200 pessoas da Secretaria Municipal de Educação, e servidores das demais Secretarias: Agricultura; Finanças; Meio Ambiente; Trânsito; Assistência Social; Esportes; Administração; Cultura; Ciência, Desenvolvimento, Tecnologia e Turismo; Gabinete e Governo e Obras.

Os servidores, capitaneados pelo Prefeito Municipal, Padre Walmir, visitaram residências e distribuíram panfletos com a transcrição de artigos do Código de Postura do Município que regulamentam a colocação de lixo, entulhos, materiais de construção e podas de árvores, encerrando com o questionamento: ”Vamos, juntos, deixar nossa cidade limpa?”.

No verso do panfleto, o calendário da coleta com dias e horários de passagem dos carros coletores de lixo em cada rua da cidade.

O mutirão faz parte da programação de inaugurações de obras e São João de Picos que prossegue:

PROGRAMAÇÃO 

Quarta-feira (22): 06h- Inicio da pavimentação asfáltica nas ruas de Picos. Começando no bairro Morada Nova

Quinta-feira (23): 08h- Início da pavimentação poliédrica do Povoado Morrinhos

  10h- Início da pavimentação poliédrica da ladeira de acesso ao bairro Morada do Sol pela rua Tiradentes.

Sexta-feira (24): 08h- Faxina nos bairros

  16h- Visita ao 1º Balão

Sábado  (25): 17h- Inauguração da pavimentação poliédrica da ladeira da localidade Carnaíbas

Domingo  (26): 17h- Inauguração de calçamento do bairro Samambaia

Segunda-feira (27): 17h- Inauguração da Unidade Básica de Saúde do povoado Cristovinho

Terça-feira   (28): 18h30- Inauguração da Av. Beira Rio

Quarta-feira (29): 17h- Inauguração da Unidade Básica de Saúde da localidade Estrivaria

Quinta-feira (30): 17h- Inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Catavento

  20h- Na Av. Beira Rio: Festival de Quadrilhas

  22h- Shows com Cristiane Pipow e Banda Tô na Farra

Sexta-feira (01): 16h- Inauguração da duplicação da 1ª Passagem sobre o Rio Guaribas

   17h- Inauguração da Passagem Molhada sobre o Rio Guaribas, na localidade Alegre

   22h- Shows com Damara & Dina, Romim Matta e Osvando Barros

Sábado (02):22h- Shows com Robério Costa, Chambinho do Acordeon e Forró da Monarquia.

Imagens:

24 de junho de 2016

Prefeitura implanta “motolância” no Serviço de Atendimento Móvel

Prefeitura de Picos implanta “motolância” no Serviço de Atendimento Móvel

Com o intuito de melhorar o atendimento já prestado com excelência pelo Samu, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal da Saúde implantou nessa quarta – feira, 22/06, uma nova modalidade de atendimento de urgência e emergência no Serviço de Atendimento Móvel, a motolância é uma motocicleta equipada com desfilibrador, equipamentos de traumatologia e remédios utilizados em primeiros socorros. A motocicleta é uma saída para o trânsito de Picos, chegando mais rápido aos locais mais difíceis para que o atendimento médico seja realizado.

Um serviço que, na avaliação da coordenadora do SAMU, Rosa Dantas, é imprescindível em locais onde a ambulância tem maior dificuldade de acesso. Segundo a enfermeira. a motolância é pilotada por profissionais capacitados em urgência e emergência, com habilidade em primeiros socorros. O objetivo é possibilitar maior agilidade e rapidez, garantindo melhor atenção ao paciente que esteja necessitando do apoio e dos serviços do SAMU.

Curso de condução técnica de motolâncias

Curso de condução técnica de motolâncias

“Seis socorristas do SAMJU participaram do curso de condução técnica de motolâncias, através do SEST SENAT, esses profissionais estão capacitados para  conduzir a motocicleta que integra a nova frota do Samu. A qualificação é obrigatória para condutores de veículos de emergência e caracteriza uma das exigências do Ministério da Saúde”, disse.

02

O profissional de enfermagem carrega na motolância os equipamentos e materiais necessários para o atendimento inicial, como oxigênio, suporte para manutenção das vias áreas, material de imobilização e medicamentos de emergência. Segundo o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé, o tempo médio ganho com o atendimento feito pela motocicleta pode ser de três a cinco minutos.

“Esse tempo garante que um cidadão em situação de paradas cardiovasculares, acidentes de trânsito ou vítimas de trauma sejam socorridos a tempo, estabilizando a vítima até a chegada da ambulância”, relatou.

13509825_1081065961987904_1805207876_o

22 de junho de 2016

Prefeitura lança programação do São João e concurso de quadrilhas

Prefeitura de Picos lança programação do São João e concurso de quadrilhas

A Prefeitura de Picos, investindo na preservação das tradições culturais de nossa gente, vem se esforçando para manter vivas as manifestações em datas festivas importantes, como aconteceu no final do ano passado com o Natal, depois com o Carnaval e, agora, nesse mês de junho e julho, com o São João.

Um grande arraial será montado na Avenida Beira Rio nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, inteiramente pensado para a confraternização das famílias de Picos e da região, resgatando essa festa bonita do calendário brasileiro que tanta ênfase tem na nossa região nordestina.

“Mesmo diante das dificuldades que todas as prefeituras enfrentam hoje, nós resolvemos fazer o evento junino, resgatando essa festa que remonta às nossas raízes de infância, tradição que devemos preservar e passar de geração em geração. Investimos em cultura por entender que um povo precisa manter sua identidade e transmiti-la aos novos cidadãos para que não se perca” disse Padre Walmir, Prefeito de Picos.

O evento envolve, na sua organização, várias secretarias e apoiadores, e conta com concurso de quadrilhas, que se inscreveram na Secretaria de Cultura e já ensaiam em ritmo acelerado para fazer bonito na primeira noite na Avenida Beira Rio.

Confira a Programação:

Dia 30 de junho: 

Concurso de Quadrilhas

  Cristiano Pipow

   Forró To na Farra

Dia 01 de Julho: 

Damara e Dina

    Osvando Barros

   Romin Matta

Dia 02 de julho: 

Robério Costa

                                Forró da Monarquia

   Chambinho do Acorden

20 de junho de 2016

Bairro Boa Vista é contemplado com o projeto “Educação para o Trânsito”

Bairro Boa Vista é contemplado com o projeto “Educação para o Trânsito”

Com a participação expressiva da população, o projeto “Educação para o Trânsito” contemplou, na manhã deste sábado (18), o bairro Boa Vista. A ação foi realizada na creche municipal Doroteia Cristo de Oliveira.

Projeto Educação para Trânsito no bairro Boa Vista - Foto: Romário Mendes

Projeto Educação para Trânsito no bairro Boa Vista – Foto: Romário Mendes

O projeto é uma idealização do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, em parceria com o SEST SENAT, UFPI, UESPI, SESI, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, SAMU, SENAC e a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e a Secretaria de Educação.

DSCN0699

Durante toda manhã foram realizadas oficinas e palestras educacionais, com o intuito de ensinar as crianças e reeducar os adultos ao comportamento adequado no trânsito, além de alertar quanto à prevenção de acidentes e punições.

DSCN0712

No final da ação, foi realizada uma peça teatral, simulando um acidente, cujo objetivo foi mostrar a realidade do dia a dia no trânsito picoense.

DSCN0761

O prefeito Padre Walmir Lima esteve presente na ação e reiterou a importância da educação no trânsito. “Nós estamos tendo a oportunidade nos últimos meses de estar realizando esse projeto. E eu fiquei feliz em ver as crianças sendo educadas nas oficinas e palestras. Estamos semeando para que amanhã possamos estar colhendo os bons resultados de uma boa educação no trânsito”, disse.

DSCN0735

O comandante do 3º BEC, coronel Emerson Bezerra de Lima, afirmou que a proposta é visitar os bairros da cidade, trazendo o tema trânsito por meio de brincadeiras, teatro, palestras e oficinas. “´É uma manhã muito agradável. As crianças estão aprendendo a atravessar uma rua no semáforo, os sinais de trânsito, sobre o uso do capacete e do cinto de segurança, ou seja, elas saem daqui sabendo muita coisa sobre o trânsito e levam esses ensinamentos para os seus pais”, pontuou.

DSCN0730

O policial rodoviário federal, Jorge Madeira, informou que a PRF realizou aulas com auxílio de vídeo infantis dando noções o que pode fazer no trânsito e o que não pode. “Essas crianças no futuro terão a noção exata de trânsito e que venham se tornar condutores de veículos conscientes “, frisou.

DSCN0715

Segundo a comandante do Corpo de Bombeiros, capitã Ana Cleia, a expectativa é que essas ações venham colher frutos. “Tem a participação de crianças e isso é importante, mas o que a gente quer é que os adultos compreendam isso, que os adultos coloquem nas cabeças que isso daqui é para vida, é questão de segurança e de saúde. Os números de acidentes são alarmantes na cidade e queremos que as pessoas se respeitam no trânsito e andem com cuidado”, concluiu.

DSCN0708

DSCN0725

DSCN0732

15 de junho de 2016

SEMAM faz encaminhamento de pneus inservíveis de aterro

SEMAM faz novo encaminhamento de pneus inservíveis do Aterro Controlado às usinas de reciclagem

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, solicitou a retirada de pneus inservíveis do Aterro Controlado, localizado nas proximidades das BR´s 316 e 020. A ação faz parte de uma parceria da SEMAM com a Associação RECICLANIP que fora pactuada ainda em 2014 com o objetivo de dar destinação correta aos pneus que atualmente geram transtornos ao meio ambiente.

Essa etapa da execução do serviço aconteceu durante toda essa sexta-feira 10/06. Foram retirados aproximadamente 242 m² de pneus inservíveis do Aterro Controlado de Picos. Os pneus fazem parte dos chamados resíduos sólidos, que, além de causarem dano ao meio ambiente, ainda servem de criatório para o mosquito transmissor da dengue.

20160610_075917

Retirada dos pneus do Aterro Controlado. Foto: Ascom

Os pneus serão encaminhados a usinas de reciclagem, de asfalto e incineração dando assim uma destinação ambientalmente correta de acordo com a Lei nº 12.305/2010 da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução CONAMA nº 416/2009 e o Decreto Municipal da Coleta Seletiva.

De acordo com Gláuber Silva a SEMAM vem há dois anos estimulando o reaproveitamento dos pneus por entender a sua capacidade de reutilização e os benefícios dessa ação ao meio ambiente. “Nós inclusive lançamos uma Resolução que disciplina o acondicionamento desses pneus na cidade. Essa é a quarta vez que nós trazemos a carreta da RECICLANIP a Picos e ao todo mais de 200 toneladas de pneus já foram encaminhadas para reciclagem”, acrescentou o secretário.

20160610_075928

Retirada dos pneus do Aterro Controlado. Foto: Ascom

A destinação adequada dos pneus é fundamental para o aumento da vida útil do Aterro Controlado de Picos, pois além do recolhimento destes resíduos promover a saúde pública, não permitindo o acúmulo de água e combatendo a proliferação do mosquito da dengue, também evita que estes materiais sejam levados para rios e córregos ou sejam queimados.