• assinatura jornal

Notícias Picos

02 de maio de 2016

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Prefeitura de Picos inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Com o intuito de reduzir os riscos das complicações das doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade dos diferentes tipos de gripes, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesse sábado (30) o “Dia D” de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B A abertura oficial da campanha foi às 8h, na sede da Secretaria.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Imunização, é distribuir 17.126 doses, ao grupo prioritário, nessa 18ª Campanha que irá encerrar no dia 20 de maio. “A meta estabelecida pelo Ministério corresponde a 80% do público-alvo total, o município de Picos sempre superou esse percentual, então é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas”,  declarou o secretário José Venâncio (Dudé).

Fotos: Joel Fotografias

Fotos: Joel Fotografias

Esse ano, as doses serão destinadas a nove grupos prioritários, divididos em: pessoas idosas (com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade, e os funcionários do sistema prisional.

Joselita de Moura - Profissional de saúde

Joselita de Moura – Profissional de saúde

Uma das primeiras pessoas a tomar a vacina foi a profissional de saúde, Joselita de Moura. A dona de casa ressalta que é muito importante estar imunizado contra o vírus. “Desde quando comecei a trabalhar na saúde que eu toma a dose da vacina, isso tem uns 3 anos,  estou aqui com o objetivo de ficar protegida das complicações da gripe e eu recomendo a todos que fazem parte do grupo prioritário buscar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, defendeu.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

Sede da Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com a coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco, o município recebeu até o momento apenas 45% da vacina. Até o dia 04 de maio, o município deve receber as demais doses para atingir 100% da meta de vacinação “Estamos sempre em contato com o Ministério da Saúde e a equipe garantiu na próxima quarta-feira estaremos recebendo o restante das doses e assim daremos inicio a campanha na zona rural e logo em seguida o sistema prisional”, disse.

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Coordenadora de imunização, Valdivania Pacheco

Participaram da abertura oficial da campanha o prefeito municipal, Padre Walmir, o secretário municipal de saúde José Venâncio, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno, o Secretarii de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo de Sousa, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Silva, o O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo.

Prefeito Padre Walmir de Lima

Prefeito Padre Walmir de Lima

29 de abril de 2016

Prefeitura apoia e Projeto Cuca Periférica será inaugurado

Prefeitura de Picos apoia e Projeto Cuca Periférica será inaugurado

Ted Rap é Coordenador e sócio-fundador do Movimento Hip Hop de Picos, além de ativista social e cultural, que por mais de 20 anos tem buscado concretizar projetos que possam transformar a vida da comunidade do bairro Parque de Exposições onde reside desde os 8 anos.

Ele se emociona quando fala do mais novo projeto: “Me dói muito ver nossas crianças e nossos jovens, sem perspectiva e encontrando o caminho das drogas, por isso luto por políticas transformadoras. E o projeto Cuca Periférica é exatamente para dar uma direção a essa galera.”

O projeto, que tem o apoio do Prefeito Padre Walmir, deverá atender a 60 alunos em cada turma, em cursos de informática de três meses de duração.

Mas não apenas as crianças serão contempladas com a inclusão digital: “Nosso projeto atenderá de 8 a 80 anos. Nós desejamos estender a possibilidade de aprender informática a todos os que tenham interesse em desbravar esse novo mundo” diz Ted Rap.

As aulas serão ministradas por professores do Curso de Bacharelado em Sistema de Informações da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos, através de cursos de extensão, oferecendo conhecimentos nas áreas de web e informática básica e arduino.

A sala de aula funciona em um espaço cedido pelo prefeito Padre Walmir, dentro da Escola Municipal Maria Gil, antigo Caic, no bairro Parque de Exposições: “Nós percebemos a dimensão e a importância do Projeto Cuca Periférica enquanto um caminho novo para crianças e idosos trilharem e alcançarem conhecimentos e mudarem o seu jeito de ver o mundo, ampliar horizontes e intervir, quem sabe, futuramente, dentro da própria comunidade para melhorá-la cada vez mais. Nós estamos entregando uma sala reformada, climatizada e com computadores para que as aulas possam acontecer com maior produtividade e conforto” disse o Prefeito.

Sobre o apoio, Ted Rap disse ser essencial: “Essa gestão, através do Padre Walmir, tem estado aberta ao diálogo, o que é fundamental para realizarmos o projeto, porque o Padre entendeu que a contribuição para nossa comunidade é muito grande e que nós, sozinhos, jamais teríamos condições de tirar esse projeto do papel. Essa proximidade do Prefeito, que vem até a gente e conversa de igual pra igual mostra que não estamos sozinhos, que ele tem boa intenção em apoiar bons projetos. Eu acredito na vontade do padre de transformar a vida das pessoas para melhor” declarou Ted Rap.

A inauguração do espaço Cuca Periférica será realizada dia 02 de maio, segunda-feira, às 16 horas.

28 de abril de 2016

Prefeitura intensifica trabalho na Zona Rural

Prefeitura intensifica trabalho na Zona Rural através da Secretaria de Agricultura

A Secretaria  de Agricultura da Prefeitura de Picos tem intensificado o trabalho de atendimento às demandas das comunidades rurais do município, em especial, tem dado atenção redobrada à manutenção dos poços que abastecem essas localidades.

A Secretária Ana Paula Batista Silva, após receber a informação de um morador do bairro Altamira, Sr. Jocivaldo, na sexta-feira, dia 22, de que havia problemas com a tubulação do poço que abastece a comunidade, de imediato providenciou o material e a mão-de-obra para o conserto que foi realizado, restabelecendo o abastecimento às famílias.

“Nós estamos atentos às necessidades da população. Dentro do possível estamos buscando solucionar os problemas a partir de cada demanda, dando agilidade aos trabalhos e fazendo uma programação de atividades da secretaria para nos anteciparmos e podermos dar a manutenção necessária aos poços, porque sabemos da importância de ter água em casa e, em especial, na zona rural, para as famílias de agricultores” disse Ana Paula.

O Prefeito Padre Walmir, tem solicitado empenho para que mais benefícios sejam levados à zona rural: “Sabemos que essas comunidades necessitam de atenção permanente, com obras de estradas, manutenção dos poços e caixa d’água, entre outras coisas, e estamos trabalhando forte nesse sentido” disse o gestor.

Devido à grande área de abrangência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Secretária diz que conta com o apoio de moradores para identificar mais rapidamente qualquer problema para intervir com agilidade: “Esse exemplo do Sr. Jocivaldo, que nos acionou na sexta-feira, e que teve o seu problema resolvido já no mesmo dia, mostra que podemos e queremos estar perto das pessoas, por isso nossa Secretaria sempre esteve de portas abertas para receber as pessoas e agir rapidamente. Existem problemas, como nesse caso, que era apenas um cano danificado, em que podemos atuar de imediato, e estamos fazendo isso”. Disse Ana Paula.

A Secretária denunciou que algumas pessoas, porém, não se preocupam em preservar o patrimônio público e acabam prejudicando muitas famílias: “O cano do poço do Bairro Altamira só foi danificado porque um proprietário de terreno próximo tocou fogo no lixo e acabou por queimar os canos interligados ao poço. Já temos conhecimento que isso aconteceu por duas vezes e isso gera um custo de conserto para o município, de 500 reais. Nós temos 86 poços e precisamos estudar um meio de notificar essa pessoa para que ele não faça mais isso, para que sirva de alerta e esse problema não aconteça novamente” informou Ana Paula.

26 de abril de 2016

Prefeitura realiza atividades com pessoas em situação de rua

Prefeitura realiza atividades com pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou nesta segunda-feira (25) atividades com moradores de situação de rua. A ação aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Atendimento as pessoas com situação de rua  - Foto: Romário Mendes

Atendimento as pessoas com situação de rua – Foto: Romário Mendes

Com o tema “Pessoas em Situação de Rua da Cidade de Picos, Desvendando Sonhos, Resgatando Cidadania – Deixa Eu Te Abraçar”, o projeto foi desenvolvido em parceria com as alunas do 7º Período do curso de Serviço Social da Faculdade UNOPAR e na oportunidade foram realizadas atividades de oficina de beleza, bazar de roupas; um seminário; café da manhã e almoço para os presentes.

DSCN0055

A assistente social do CREAS, Ana Patrícia, informou que as atividades encerraram o projeto. “A atividade de hoje do projeto em execução está sendo desenvolvido em parceria com o Senac, que é o corte de cabelo e fazendo as unhas dos moradores de rua”, disse.

Para o Prefeito Padre Walmir Lima, são ações assim, através de atenção especial, de carinho e atendimento qualificado efetivo às pessoas que mais necessitam, que promovem cidadania inclusiva. “Sempre estaremos apoiando essas iniciativas”, pontuou.

DSCN0065

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, a SEMTAS já realiza esse trabalho com as pessoas em situação de rua. “Damos o apoio e suporte a essas pessoas em situação de rua e temos estagiários no CRAS, que hoje estão concluindo esse projeto realizando várias atividades com esse pessoal que tanto necessita do nosso apoio”, destacou.

DSCN0066

A supervisora acadêmica do projeto, Soniely Serafim Lima, afirmou que o as atividades só vieram a somar com as ações realizadas pela prefeitura. “A gente já trabalha com essas pessoas em situação de rua e as estagiárias da UNOPAR veio para somar com a gente nesse projeto, tornando um momento de socialização”, frisou.

13072170_1001777553236909_372311688_o

22 de abril de 2016

Instituto reabre inscrições para concurso da prefeitura

Instituto reabre inscrições para concurso da Prefeitura de Picos

Depois da sentença judicial determinando a realização do concurso público da Prefeitura Municipal de Picos, o Instituto Machado de Assis, organizadora, lançou retificação ao edital alterando a data da realização das provas e abrindo novo prazo para inscrições.

As inscrições do concurso público foram reabertas dia 20 e prosseguem até o dia  29/04/2016, por meio do site do IMA, nos termos do Edital anteriormente lançado.

As inscrições feitas anteriormente permanecem válidas em todos os seus termos, de forma que não se faz necessária nenhuma medida por parte dos candidatos já inscritos.

O Instituto Machado de Assis também informa que será divulgado no próximo dia 22/04/2016 (sexta-feira), Edital consolidado (com as modificações trazidas pelas Erratas e Aditivos até então publicados) bem como o Cronograma Atualizado com as datas de execução do certame.

Outra informação importante é sobre a data da realização das provas que também sofreram alteração. Para os cargos de Nível Fundamental e Médio: dia 29/05/2016; e para os cargos de Nível Superior e Cargos de Professor: dia 05/06/2016.

Para o Prefeito, Padre Walmir Lima, a realização do concurso, dentro de todas as exigências e normas legais e com o aval do Poder Judiciário, é importante para garantir a transparência em todas as suas etapas. ” Nós entendemos que o concurso é a maneira mais democrática e justa de ingresso no serviço público. Ficamos tranquilos pela maneira que está tramitando todo o procedimento, porque precisamos garantir a lisura e a transparência do concurso. Com a reabertura das inscrições outros candidatos também poderão participar e, com certeza, todos saem ganhando. Nós primamos pela seriedade desse concurso e por proporcionar oportunidade justa de ingresso no serviço público municipal a todos que assim o desejarem” disse o gestor.

CONFIRA O EDITAL AQUI 

19 de abril de 2016

Meio Ambiente promoverá Mostra Eco-Científica na Expo Picos 2016

Meio Ambiente promoverá Mostra Eco-Científica na Expo Picos 2016

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos – SEMAM, através do Departamento de Educação Ambiental, abriu as inscrições para a I Mostra Eco-Científica que apresentará trabalhos científicos durante a  2ª Expo Picos em alusão à Semana do Meio Ambiente 2016. O objetivo é estimular a produção e pesquisa científica com a temática ambiental.

A Mostra que tem como tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade” abrange as áreas de   Ciências Natuarais, Humanas, Sociais, Exatas e da Saúde, e o seu público alvo será acadêmicos de cursos de graduação devidamente matriculados em Instituições de Ensino reconhecidos pelo MEC.

DSCN0782

O valor da inscrição de trabalho será R$ 20,00 (vinte reais) para estudante e R$ 30,00 (trinta reais) para profissionais da área. Os certificados de participação no evento como um todo serão de 40 horas/aula sendo 30 horas/aula na modalidade extensão e 10 horas/aula na modalidade ensino. Para os que apresentarem trabalho irão receber um certificado adicional constando 04 horas/aula na modalidade pesquisa.

Os participantes que irão submeter trabalhos para avaliação deverão entregar uma cópia impressa e outra em CD (PDF) na sede da SEMAM até às 12h do dia 23 de Maio de 2016. A lista de divulgação dos trabalhos aprovados será disponibilizada no sítio eletrônico do município –www.picos.pi.gov.br. no dia 24 de Maio de 2016.

As inscrições para apresentação de trabalhos durante a Mostra Eco-Científica 2016 serão realizadas de 18 de Abril de 2016 a 20 de Junho de 2016 na sede da SEMAM, localizada no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no horário das 08h00min às 17h00min ou pelo sítio eletrônico do município – www.picos.pi.gov.br.

18 de abril de 2016

Pe. Walmir participa da aula inaugural do Pelotão Mirim

Pe. Walmir participa da aula inaugural do Pelotão Mirim

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, participou na manhã de hoje (16), da aula inaugural do Pelotão Mirim, no bairro Pedrinhas. A ação é desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, Polícia Militar, Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) e Prefeitura Municipal de Picos.

 Pe. Walmir participa da aula inaugural do Pelotão Mirim - Foto: Romário Mendes

Pe. Walmir participa da aula inaugural do Pelotão Mirim – Foto: Romário Mendes

O projeto, que tem como objetivo formar cidadãos e a prevenção socioeducativa, terá aulas aos sábados com a realização de oficinas de arte, esporte e cultura. O Pelotão Mirim está sendo coordenado pela professora Railda de Sousa.

O prefeito Padre Walmir informou que o projeto conta com o apoio da Prefeitura. “Estamos colaborando para um futuro melhor para sociedade, trabalhando hoje os nossos adolescentes e crianças. É um trabalho grandioso para o nosso município”, disse.

Pe. Walmir assegurou ainda que outras comunidades serão beneficiadas com o projeto. “Pelos menos três ou quatro comunidades irão receber o projeto e a nossa intenção é de cada vez mais expandir esse projeto”, garantiu.

DSCN0030 (640x480)

Idealizador do projeto, o vereador Wellington Dantas destacou a importância do Pelotão Mirim. Segundo o parlamentar, as crianças terão muitas atividades e se afastarão das ruas. “As crianças terão atividades de disciplina para que se mantenham firmes, coerentes e obstinados que o caminho para se seguir é o da cidadania”, pontuou.

DSCN0026 (640x480)

O Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) é parceiro do projeto e irá ceder as instalações do BEC para que sejam realizadas as atividades do Pelotão Mirim.

DSCN0024 (640x480)

15 de abril de 2016

Alunos participam de palestra de combate ao mosquito da dengue

Alunos participam de palestra de combate ao mosquito da dengue

Na tarde dessa quinta – feira (14) mais de 70 alunos, com idade entre 10 e 16 anos, do Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, localizado na Rua Projetada, Nº119, bairro Parque de Exposição, participaram do ciclo de palestras educativas com o tema Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus, abordando o combate aos focos do mosquito e os principais sintomas das doenças.

A iniciativa, encampada pela Secretaria Municipal de Saúde, é da FUNDAÇÃO BENILDE VASCONCELOS MOREIRA, que disponibilizou material de conscientização e sensibilização para prestar esclarecimentos sobre o assunto, levando para dentro das escolas, os panfletos sobre a importância da eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Participaram também da ação, a diretor da instituição Maria Ivanilda Teixeira, alem de professores e coordenadores.

Alunos, professores e equipe da Fundação.

Alunos, professores e equipe da Fundação.

“As informações aqui repassada para as crianças é uma maneira eficaz de multiplicar os cuidados, uma vez que eles podem passar para os pais, parentes e vizinhos o que aprenderam durante as palestras”, disse a a diretor da instituição Maria Ivanilda Teixeira.

A palestra foi ministrada pela equipe da Fundação Benilde Vasconcelos Moreira, que desde o inicio deste mês vem desenvolvendo ações programadas nas escolas e bairros do município. Durante as explicações, as palestrantes, Sandra Karielly, Conceição Portela e Layana Rufino, falam sobre os perigos que o mosquito aedes aegypt, podem acarretar na saúde, fazendo, inclusive, que o enfermo venha a óbito.

Fotos:  Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valério

“Estamos desenvolvendo está ação em várias escolas do município, com o intuito de orientar os alunos sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor do vírus da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, para que os mesmos sejam multiplicadores e possam nos ajudar nesta luta, finalizou a coordenadora Layana Rufino.

Equipe de saúde e educação.

Equipe de saúde e educação.

12 de abril de 2016

Zona Azul começa a funcionar nessa segunda-feira, 11

Zona Azul começa a funcionar nessa segunda-feira, 11

Após ser implantado de forma educativa, o projeto Zona Azul irá funcionar oficialmente a partir dessa segunda-feira (11). A regularização das vagas de estacionamento irá iniciar na região central da cidade, mas precisamente na avenida Getúlio Vargas.

Zona Azul começa a funcionar nessa segunda-feira (11)- Foto: Romário Mendes

Zona Azul começa a funcionar nessa segunda-feira (11)- Foto: Romário Mendes

O prefeito Padre Walmir Lima esteve reunido com os fiscais nessa sexta-feira (8), e acertou os últimos detalhes para iniciar o funcionamento do projeto.

Segundo o gestor municipal, o principal objetivo do projeto é melhorar o trânsito e democratizar as vias públicas. “A população só ganhará, pois terão um trânsito mais fluente, além de organizar o espaço urbano para que todos possam utilizar de forma igual”, pontuou.

Prefeito Padre Walmir reunido com os fiscais -Foto: Romário Mendes

Prefeito Padre Walmir reunido com os fiscais -Foto: Romário Mendes

Um dos fiscais da Zona Azul, Natalino Barros Bezerra, informou que os veículos que estacionarem na via terão o período de até duas horas para permanecerem no local. “O condutor de carro pagará o valor de R$ 1,60 por hora de permanência. Já o condutor de motocicleta pagará R$ 0,60 centavos, também por hora de permanência”, disse.

Ainda de acordo com Natalino, a Zona Azul irá funcionar de segunda a sexta-feira das 7h às 14h e no sábado das 7h ao meio-dia.

O funcionamento da Zona Azul será através de bilhetes, que irá controlar os horários de chegada e de saída dos veículos. “Os bilhetes serão vendidos no Centro Administrativo e pelos próprios fiscais da Secretaria”, informou Natalino.

08 de abril de 2016

Prefeitura realiza encontro com novos beneficiários do Bolsa Família

Prefeitura realiza encontro com novos beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (7), um encontro com os novos beneficiários do Bolsa Família em Picos. O evento foi realizado na quadra do Colégio Santa Rita.

encontro com novos beneficiários do Bolsa Família- Foto: Romário Mendes

encontro com novos beneficiários do Bolsa Família- Foto: Romário Mendes

Participaram do evento, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, o secretário estadual da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebêlo, o presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor e autoridades do município.

DSCN0157 (640x480)

Durante o encontro, as autoridades esclareceram aos novos beneficiários sobre novidades do programa. Em Picos, 16.441 famílias são inscritas no Cadastro Único, dados de dezembro de 2015. Em janeiro deste ano, já foram 978 famílias beneficiadas pelo programa, o que representa R$121 mil a mais, injetados na economia da cidade.

De acordo com a secretária Glória Saunders, o programa Bolsa Família traz muitos benefícios para a cidade de Picos. “O programa traz benefícios junto a educação, a saúde e a assistência social, porque para a família ter direito ao programa as crianças têm que frequentar a escola e ter de acompanhar o calendário de vacinação”, disse.

DSCN0153 (640x480)

Glória informou ainda que a Secretaria de Assistência Social possui uma equipe capacitada e humanizada para atender aos beneficiários do programa.

Segundo o secretário Henrique Rebêlo, o benefício em Picos chega em torno de R$ 1 milhão e 200 mil, totalizando no final do ano R$ 13 milhões na economia do município. “Os beneficiários estão recebendo hoje as informações necessárias para que elas possam ter agora essa ajuda”, destacou.

DSCN0170 (640x480)
O programa

Instituído em 2003, o Bolsa Família contribui para a superação da pobreza de duas formas: complementa a renda de famílias de baixa renda e acompanha, nas áreas de Saúde e Educação, as crianças, os adolescentes e as mulheres grávidas que recebem o benefício.

05 de abril de 2016

Prefeitura adquire mobiliário pra escolas da Rede Municipal de Ensino

Prefeitura de Picos adquire mobiliário pra escolas da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação adquiriu quase 2000 conjuntos de mesas e cadeiras para os alunos da rede Municipal de Ensino.

A aquisição do mobiliário se deu através dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE e está orçado e mais de R$ 340.000,00 reais.

“Nós estamos entregando, aos nossos alunos, quase 2000 mil mesas e cadeiras. Para mim é uma satisfação poder oferecer melhores condições para que o alunado de Picos possa aprender de maneira confortável e eficaz. Nosso desejo é proporcionar o melhor para a educação de nossa cidade”. Ressaltou Padre José Walmir de Lima, Prefeito Municipal de Picos.

Para Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos, a aquisição do mobiliário representa uma conquista. “Nós lutamos muito por esse mobiliário. Essa aquisição vai proporcionar uma maior comodidade aos nossos jovens. Estamos felizes com a conquista”. Lembrou a secretária.

Aos poucos as antigas mesas e cadeiras vão ser substituídas por esses mobiliários que serão entregues, pela Secretaria Municipal a partir desta semana.

A ação cumpre uma exigência do Plano de Ação Articulada, PAR e tem como objetivo dar maior comodidade e melhorar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A meta e substituir todo o mobiliário da Rede Municipal de ensino.

 IMG_20160331_141529952

04 de abril de 2016

Prefeitura é parceira do projeto “Educação para o Trânsito nos bairros”

Prefeitura de Picos é parceira do projeto “Educação para o Trânsito nos bairros”

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação firmou parceira com o 3° Batalhão de Engenharia e Construção, 3° Bec no projeto “Educação para o Trânsito nos bairros – Um pacto pela vida no trânsito de Picos.

O evento aconteceu na manhã deste sábado (02), na Escola Municipal O Éden, Bairro Coahb, e contou com a participação de coordenadores e funcionários da Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros, PRF, Polícia Federal e Militar, Samu, Departamento Municipal de Trânsito, Sest Senat, Senac, Sesi lazer de Picos, Uespi, Cerest, Auto Escolas de Picos e 3° Bec.

Essas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de conscientizar as comunidades e escolas a participarem de eventos educativos e conscientizar sobre a importância de obedecer e conhecer as leis de trânsito.

Tenente Cel Emerson Bezerra.

“Nós começamos agora o projeto piloto que, num primeiro momento, abrange os bairros Coahb, Paraibinha, Pantanal, Conduru, Jardim Natal e a Vila do 3° Bec. Ainda é um projeto experimental, mas a ideia é abraçar todos os bairros de nossa cidade. E a Secretaria Municipal de Educação é nossa parceira, desenvolvemos esse trabalho nas escolas de Picos, até por que essa conscientização deve começar ainda nos primeiros anos da vida escolar”. Lembrou o Tenente Cel Emerson Bezerra.

O ponta pé inicial foi dado e num primeiro momento 4 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do projeto: Escola Municipal Celso Eulálio, Francisco Jeremias, O Éden e Tia Celeste. As escolas municipais Acelino Araújo e a Creche Dorotea Cristo de Oliveira enviaram representantes para acompanhar as atividades.

Suziane Damasceno, de apenas 11 anos, estuda na Escola Municipal O Éden.

Para Rosilene Monteiro é fundamental o projeto ter o apoio da Secretaria Municipal de Educação. “A Seme Picos sempre incentivou ações que conscientizam a população sobre os riscos causados pela imprudência no trânsito e nós vamos continuar lutando para que nossas crianças aprendam, desce cedo, a importância de conhecer e obedecer às leis de trânsito”. Citou.

“O projeto visa unificar toda a Rede Municipal de Ensino e vai ser entregue em todas as escolas. Cada escola vai trabalhar o projeto conforme a realidade de cada comunidade. O importante é conscientizar”. Lembrou a Coordenadora do município, Ivane Araújo.

A pequena Suziane Damasceno, de apenas 11 anos, estuda na Escola Municipal O Éden, ela já sabe que é importante aprender as leis de trânsito. “Eu aprendo na escola as leis de trânsito, atravessar na faixa de pedestres, não andar de moto sem capacete, usar o cinto de segurança, isso é importante”.

O evento foi realizado durante toda a manhã. Várias oficinas, peças teatrais, palestras foram apresentadas aos professores, alunos e moradores do bairro.

02 de abril de 2016

Saúde de Picos realiza balanço positivo no mês da mulher

Saúde de Picos realiza balanço positivo no mês da mulher

Preocupada com a saúde da população feminina de Picos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, durante todo o mês de março, uma extensa programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi iniciada no dia 04 e encerrou no dia 31 de março.  As ações foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural, e tiveram como objetivo de promover a saúde e levar mais qualidade de vida à população feminina picoense.

Uma vasta atuação de equipes de profissionais prestaram orientações e atendimentos em todas as unidades de saúde durante todo esse período. As atividades desenvolvidas pelas equipes da Estratégia de saúde da Família – ESF, contaram com a parceria das equipes do Núcleo de Apoio a saúde da Família – NASF.

Mês da mulher

Mês da mulher

De acordo com o secretário de saúde, José Venâncio (Dudé), a campanha teve como principal objetivo despertar o público feminino para os cuidados com a saúde, pautados na prevenção e no tratamento do câncer de colo do útero e de mama. “As ações da campanha foram realizadas durante todo o mês, nas unidades básicas de saúde, com foco na prevenção e cuidados especiais à saúde da mulher”, destacou.

Secretário municipal de saúde, José Venâncio (Dudé)

Secretário municipal de saúde, José Venâncio (Dudé)

Foram realizados momentos de educação em saúde com sensibilização das usuárias sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, sensibilização sobre qualidade de vida, vida saudável, cuidados com a saúde bucal, dentre outros temas abordados. As Unidades de Saúde foram decoradas nas cores rosa e vermelha para receber o público feminino e realizaram outras ações como: solicitações de exames, e materiais educativos, palestras, ações educativas, oficinas, sorteio de brindes, momentos de beleza, solicitação e realização de exames e lanches.

Além dos serviços prestados diariamente por todas as frentes de saúde, foi desenvolvido para as profissionais de saúde, enfermeiras, médicas, assistentes sociais e demais servidoras, um momento de aprendizado e descontração na sede da secretaria municipal de saúde, no dia 08 de março.