• assinatura jornal

Notícias Picos

01 de abril de 2016

Secretaria de saúde esclarece atraso no pagamento de servidores

Secretaria de saúde esclarece atraso no pagamento de servidores

Em razão de notícia veiculada na data de 31/03/2016 onde trata sobre o atraso dos recursos para pagamento por parte do Município de Picos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

A cidade de Picos, assim como os demais municípios brasileiros, vem sofrendo com o atraso no repasse da verba do Ministério da Saúde referente a vários financiamentos de ações, dentre eles, os repasses que são destinados exclusivamente para o pagamento desses profissionais.  “Infelizmente, a Secretaria Municipal de Saúde não tem como arcar com 100% da folha de pagamento dos seus servidores, já que não se possui autonomia financeira e existe essa dependência das transferências dos recursos federais”, ressaltou o secretário municipal de saúde, José Venâncio (Dudé).

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, no ultimo dia 07 de março, o pagamento de repasse do PMAQ, referente ao mês de dezembro, foi pago às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O atraso de pagamento às unidades de saúde se deve, sobretudo, a um atraso inicial do Governo Federal. Todos os valores referentes aos repasses estão no site: www.fns.saude.gov.br

A mencionada Lei Federal n.º 12.994/2014, sancionada em 17 de junho de 2014 estabelece o piso salarial de R$ 1.014,00 (um mil e quatorze reais) para os ACSs e ACEs com jornada de 40 (quarenta) horas. Segundo o secretário, o município está cumprindo com o piso salarial do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).

 “Compreendemos a situação de cada um dos profissionais, mas, nós enquanto Secretaria Municipal de Saúde não estamos de braços cruzados diante da situação. Estamos acompanhando diariamente a movimentação bancária do Fundo Nacional de Saúde aguardando pela liberação dos recursos e só assim repassarmos os salários”, disse.

REAJUSTE SALARIAL

Na ultima terça – feira, dia 29 de março, o prefeito municipal de Picos, Pe. José Walmir de Lima concedeu reajuste salarial de 7% para os agentes comunitários de saúde (ACS). O anúncio do benefício foi feito pelo gestor durante reunião com representantes da classe, realizada no Palácio Coelho Rodrigues.

12923247_1010725272341394_1892259621734610056_n (1) okoko

Para a presidente dos ACS, Josenilda Nunes, o reajuste é uma conquista para a classe. “Lutamos pelo melhor para nossa classe, sempre queremos conquistar mais, porém esse aumento é um ganho considerável para nós. O prefeito se mostrou sensível à causa, nos recebeu e atendeu a um pleito, além disso combinamos novas negociações”.

31 de março de 2016

Prefeito concede reajuste a agentes comunitários de saúde

Prefeito concede reajuste a agentes comunitários de saúde

O prefeito municipal de Picos, Pe. José Walmir de Lima, concedeu reajuste salarial de 7% para os agentes comunitários de saúde (ACS). O anúncio do benefício foi feito pelo gestor durante reunião com representantes da classe, realizada terça-feira (29), no Palácio Coelho Rodrigues.

Na oportunidade, o prefeito também anunciou que, num segundo momento, serão discutidos o incentivo adicional e o cálculo da insalubridade de acordo com o salário base.

O prefeito Pe. Walmir Lima explicou que, mesmo com a dificuldade financeira enfrentada, o município não pôde se negar a atender os ACS. “Os agentes comunitários de saúde são fundamentais para o bom funcionamento da saúde do município. São pessoas que diariamente estão no trabalho de campo, junto as famílias, eles são os responsáveis pelos primeiros cuidados com a saúde do nosso povo e, por isso, precisam ser reconhecidos. Seja em dia de chuva ou de sol, eles estão firmes desenvolvendo seus trabalhos”, enfatizou o prefeito de Picos.

Para a presidente dos ACS, Josenilda Nunes, o reajuste é uma conquista para a classe. “Lutamos pelo melhor para nossa classe, sempre queremos conquistar mais, porém esse aumento é um ganho considerável para nós. O prefeito se mostrou sensível à causa, nos recebeu e atendeu a um pleito, além disso combinamos novas negociações”.

O reajuste salarial será implantado na folha de pagamento do mês de março, conforme o acordo firmado entre a categoria e o governo municipal e beneficiará 174 agentes comunitários de saúde.

29 de março de 2016

Trânsito Picos tem novas sinalização vertical e rotas de circulação

Trânsito Picos tem novas sinalização vertical e rotas de circulação

O trânsito de Picos, há muitos anos, tem sido alvo de reclamações, e a Prefeitura Municipal tem trabalhado para organizar e melhorar o fluxo de veículos na cidade, com a implantação de projetos de novas rotas de circulação de transporte de passageiros, mudanças de sentido de vias e, agora, também com a implantação de uma sinalização vertical moderna.

O Secretário da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana – STTRAM, Manoel Vieira, diz que as mudanças têm facilitado a circulação de veículos e a vida dos condutores: “Nós estamos trabalhando continuamente para implantar as mudanças necessárias para que tenhamos um trânsito mais organizado, fluindo com mais tranquilidade, inclusive nos momentos de pico. Seis ruas tiveram suas mãos fixadas em sentido único, entre elas a Rua Francisco Prota, a Coronel Antônio Rodrigues, a Olavo Bilac e a Francisco Pereira, conhecida como Rua do Cantinho. Outras estarão tendo o sentido revisto”, afirmou o Secretário.

Fazendo um balanço desses quase dois meses de implantação do sistema de estacionamento “Zona Amarela” que tirou as Vans e outros grandes veículos de transporte de passageiros do Centro da cidade, o Secretário explicou que, apesar de ser uma medida a princípio criticada pelos condutores das Vans, acabou se mostrando bastante eficaz.

“Nós conseguimos dar fluidez ao trânsito, não estamos mais presenciando aquele tumulto pelas ruas, está tudo mais calmo depois que as Vans passaram a usar os estacionamentos em frente ao Estádio, no Picoense Clube, na Praça João de Deus Filho e na Antenor Neiva. Foram mudanças necessárias e corajosas para organizar o trânsito e dar mais segurança e tranquilidade ao condutor e ao pedestre picoense, segundo determinação do Prefeito Padre Walmir”, disse.

Sobre a nova sinalização vertical, Manoel Vieira informou que, dos nove semáforos existentes na cidade, já foram trocadas cinco caixas elétricas de comando e oito grupos focais, sendo substituídos a sinalização antiga por uma mais moderna, utilizada em grandes centros, com contagem regressiva luminosa.

Sobre a sinalização horizontal, como faixas de pedestres e indicativas de estacionamento, Manoel Vieira esclarece que, mesmo depois de ter sido providenciada, logo no início da gestão do Padre Walmir, uma renovação de toda essa sinalização, existe uma deterioração natural provocada pelo tempo e pelas chuvas, mas que já há um processo licitatório sendo solicitado para que se possa refazer toda a sinalização.

28 de março de 2016

Prefeitura dá concessão de uso de prédio para Associação

Prefeitura dá concessão de uso do prédio da antiga UBS para Associação de Moradores

Durante a solenidade de entrega do consultório odontológico e das obras de melhorias da Unidade Básica de Saúde Cassiano Rufino da Silva, o Prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio (Dudé), o presidente da Associação de Moradores do povoado Coroatá, Joaquim Marcos e o representante da Associação Picoense de Comunidades – APICOS, Jânio Marcos, assinaram o termo de concessão do prédio da antiga UBS para a associação de moradores.

O prefeito Padre Walmir elogiou o trabalho da associação e demonstrou interesse em ajudá-los: “Este é um compromisso que assumi com os moradores da região, e hoje venho honrar essa dívida na presença da comunidade, nossos esforços estão sempre direcionados para o crescimento da cidade, tanto da zona urbana e rural “, afirma padre Walmir.

Assinatura do termo de concessão do prédio.

Assinatura do termo de concessão do prédio.

Durante a solenidade, os vereadores Zé Luis, Simão Carvalho e o secretário de administração, Filomeno Portela estiveram presentes e parabenizaram o prefeito pela iniciativa de colaborar com o desenvolvimento do povoado. O presidente da associação de moradores, Joaquim Marcos agradeceu a cessão do prédio e falou sobre as expectativas e objetivos com o novo espaço, uma vez que o local será palco de vários encontros e tomadas de decisões.

Presidente da associação de moradores, Joaquim Marcos

Presidente da associação de moradores, Joaquim Marcos

“É de grande importância, até por que o prédio não está sendo utilizado e com certeza nós assumindo a responsabilidade, nós vamos zelar por ele e vai ser de grande utilidade para associação, iremos realizar reuniões, traçar objetivos para adiquirir benefícios para a comunidade de Coroatá e lugares vizinhos, essa atitude do prefeito foi maravilhosa”, disse presidente da associação de moradores, Joaquim Marcos.

23 de março de 2016

UBS Coroatá conta com equipe de Estratégia de Saúde Bucal

UBS Coroatá conta com equipe de Estratégia de Saúde Bucal

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações no propósito de oportunizar os serviços básicos de saúde para atender a população com mais qualidade. Na tarde desta quarta-feira, dia 22 de março, foi inaugurada a implantação do consultório odontológico e as obras de melhorias da Unidade Básica de Saúde do povoado Coroatá, zona rural do município. O objetivo é aumentar o atendimento odontológico à comunidade com a ampliação dos serviços clínicos e também das ações de prevenção.

O consultório inaugurado é completo, onde serão oferecidos atendimentos odontológicos como: extração, raspagem de tártaro, restaurações, entre outros.

“A secretaria municipal de saúde, vem cumprindo o planejamento do Prefeito Padre Walmir em instalar um consultório odontológico em cada unidade que está sem oferecer esse serviço. Com a implantação do consultório de Coroatá, os moradores não precisarão mais se deslocar para o povoado de Fátima do Piauí, para serem atendidos”, destacou.

Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio (Dudé).

Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio (Dudé).

O consultório de Coroatá é o vigésimo sexto implantado no município. Desde o segundo semestre do ano passado, a Prefeitura vem promovendo mudanças no serviço de odontologia municipal e, atualmente, a população conta com 26 consultórios nos PSFs. Em todas as unidades, a média de atendimentos é de 10 pacientes por dia, sendo 8 agendamentos e 2 urgências e emergências, incluindo adultos e crianças.

Consultório Odontológico - Coroatá

Consultório Odontológico – Coroatá

A cirurgião-dentista Marta Costa, coordenador da equipe de Saúde Bucal, destacou os avanços na área odontológica no município. “Estamos contentes em conquistar mais esse espaço na área de Saúde Bucal. Tivemos grandes avanços no atendimento odontológico e  vamos continuar investindo para melhorar cada vez mais esse serviço à população de Picoense”, declarou.

IMG_0745

O secretário informou ainda que o próximo passo é a implantação de uma Estratégia de Saúde Bucal nas unidades de saúde dos povoados Cristovinho, Morrinhos, Estrivaria e Saquinho. “É um desejo nosso melhorar a saúde das pessoas e investir em qualidade de vida”, finalizou.