• Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Pimenteiras

10 de fevereiro de 2016

Bailes, corso e festa em praça publica agitam carnaval em Pimenteiras

Carnaval do Povo

O folião pimenteirense aproveitou a folia de momo para brincar e aproveitar todas as atrações carnavalescas que esse ano durou cinco dias. As ruas e bares da cidade foram bem frequentados pelos foliões que com muita alegria e criatividade fizeram desse carnaval um dos mais alegres da região.

A prefeitura municipal através da secretaria de cultura e demais secretarias montou uma grande estrutura na Praça do Abrigo. onde o folião se divertiu ao som das bandas Forró Filé Elétrico, Felipe e Banda Envolvente, Patente-Á e Forrozão Miragem. Nesta segunda-feira (8), a grande atração foi o corso que foi muito prestigiado ao longo do percurso. Ao som das Vingadoras (metralhadora), o folião se vestiu a caráter para o corso que premiou os melhores sendo o grande vencedor o carro Índios Pimentas.

O prefeito Venicio do Ó, acompanhado pela primeira dama Carmelina Castro, vice-prefeita Lucia Lacerda comemorou o sucesso do carnaval. “Estamos tendo um carnaval muito tranquilo como era de se esperar de nossa gente. Esse ano graças ao equilíbrio financeiro da prefeitura colocou cinco dias de festa, agradecemos as pessoas que nos ajudaram nessa organização que não foram poucas” disse.

Além das festas no Abrigo a prefeitura realizou o tradicional baile de carnaval dos idosos e para a criançada. Essa diversidade foi destacada pelo secretário de governo Alex Lacerda. “O pedido do prefeito Venicio do Ó e da vice Lucia Lacerda era para atender a todos os públicos e essa meta foi cumprida todos os públicos foram prestigiados” destacou.

Gean Lucas, secretaria de cultura foi o grande puxador o corso nessa segunda e claro estava muito feliz com o sucesso do carnaval como um todo. “Nossa felicidade é ver nosso povo feliz, vamos terminar nossa programação certamente com um resultado muito bom, agradecemos aos colegas secretários, nosso prefeito Venicio do Ó que resgatou mais essa comemoração no município, aos blocos, bandas, policia militar, conselho tutelar e ao publico em geral que deu um show a parte” finalizou.

02 de fevereiro de 2016

31 de janeiro de 2016

Prefeitura de Pimenteiras investe em hortas comunitárias na zona rural

Investimentos que mudam a realidade das pessoas

A Prefeitura de Pimenteiras, através das Secretarias de Agricultura e Assistência Social estão mudando a realidade das famílias das comunidades Torres e Boa Vista assistidas pelo projeto de hortas comunitárias. O projeto vem dando uma nova realidade as famílias que contam com mais uma renda para ajudar no sustento das famílias todas cadastradas no programa Bolsa Família do governo federal em parceria com o município.

De acordo com o secretário de agricultura, Reinaldo Paiva os recursos são do projeto são oriundos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) que repassa as prefeituras para investir em alternativas de renda dos beneficiados do Bolsa Família. O projeto é acompanhado de perto pelas secretarias de assistência social que define as famílias que se encaixam no projeto e pela secretaria de agricultura que faz todo o acompanhamento técnico necessário para o plantio.

Essa alternativa de renda é defendida pelo secretário de agricultura Reinaldo Paiva. “É um projeto importante, pois possibilita renda as famílias através da produção orgânica e acompanhamento social, orientamos também as famílias sobre a comercialização dos produtos que é vendido para a merenda escolar, através do PNAE e PAA, na feira e comércios locais” disse.

Ainda segundo o secretário a união entre os parceiros do projeto é fundamental para seu sucesso. “Temos na assistência social e na agricultura uma equipe comprometida e responsável com esses projetos sociais, além de um prefeito e uma vice que nos dá todas as condições de trabalho e um publico que está interessado em mudar suas realidades” finalizou. 

29 de janeiro de 2016

Saúde de Pimenteiras intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

A secretaria de saúde vem tomando uma serie de medidas com a intenção de combater os focos do mosquito

O Secretário de Saúde de Pimenteiras, Rayon Mota e sua equipe estiveram reunidos nesta quinta-feira (27) com a vice prefeita Lucia Lacerda, secretária de assistência social Ruty Gomes, secretária de administração Janaína Lacerda e a representante da Secretaria de Educação Jane Lopes, para tratarem de estratégias para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. 

A secretaria de saúde vem tomando uma serie de medidas com a intenção de combater os focos do mosquito, no entanto esse combate precisa ter a participação direta da população que pode ajudar tanto na limpeza de suas casas, como informando a saúde municipal sobre os pontos críticos de criatórios do mosquito que se reproduz em água parada.

A preocupação das autoridades é com o fortalecimento do mosquito que esse ano transmite além da dengue e febre chinkungunya e o Zika vírus responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no Brasil.

A saúde municipal vem realizando uma campanha publicitaria sobre os cuidados com o Aedes aegypti, além de intensificar as visitas às residências. A vice-prefeita Lucia Lacerda disse durante a reunião que a prefeitura dará todo o suporte a equipe de trabalho. Ela pediu que os agentes de saúde sejam insistentes na conscientização da população, especialmente naquelas residências, onde houver mulheres gravidas. 

28 de janeiro de 2016

Prefeitura de Pimenteiras divulga programação do Carnaval 2016

Forró Filé, Felipe e Banda, Patente A e Miragem no Carnaval de Pimenteiras

A Prefeitura de Pimenteiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura divulgou a programação que vai animar o carnaval pimenteirense de 2016. As atrações têm início no dia 5 de fevereiro e seguem até o dia 9 com a realização de festas em vários pontos da cidade com seu desfecho na Praça do Abrigo, onde a prefeitura municipal montará uma grande estrutura para receber os foliões e as bandas que animarão a folia de momo.

As atrações musicais são as seguintes: dias 5 e 6 Forró Filé Elétrico, dia 7 Felipe e Banda Envolvente, dias 8 e 9 Forró Patente A. O Forrozão Miragem abrirá todos os dias de folia. O Corso Pimenteirense será na segunda-feira (8), com concentração na Rua Presidente Médici em frente ao Colégio Dirceu. Esse ano a organização irá premiar os dois melhores carros alegóricos e a melhor fantasia. Denominado de “Carnaval do Povo”, o evento é mais um esforço da prefeitura municipal em prol da cultura local.

O prefeito Venicio do Ó afirmou que apesar da crise financeira em que vive o Brasil é importante que o povo pimenteirense brinque o carnaval com boas atrações e boa estrutura. “As dificuldades são muitas por conta da crise em que passa o país, mais não tenho duvidas que teremos o melhor carnaval da região e um dos melhores do estado. Além das atrações musicais e do corso, temos a vantagem da alegria do povo pimenteirense que contagia qualquer espetáculo” afirmou o prefeito.

O secretário de cultura Gean Lucas agradeceu o apoio dos blocos Os Kaba da Praça, Nanaê, Boca Quente, Movidos Pelo Álcool e Viva a Bagaceira, além dos folies em geral pela contribuição na montagem da programação. De acordo com o secretário esse ano cada bloco terá aproximadamente 150 componentes e a expectativa do publico será superior a 10 mil pessoas nos quatro dias de folia.

Ele ainda destacou o empenho da prefeitura na realização do evento. “O prefeito Venicio do Ó fez o máximo para que as manifestações culturais carnavalescas permaneçam fortes em nosso calendário de eventos. Agradecemos ao prefeito e as demais secretarias, assim como aos donos de blocos e produtores culturais pelo apoio na organização da programação” comemorou. a programação carnavalesca pimenteirense agradou aos pimenteirenses.  

“Parabéns ao Prefeito de Pimenteiras, Vinicius do Ó, pelas festas carnavalescas nos dias 6, 7, 8 e 9. É isso Prefeito, folia para o povão que não pode brincar noutro lugar. Pimenteiras sempre teve bons carnavais e não seria justo deixar passar essa data em branco. A Secretária de Cultura, a cargo do Gean Lucas Moura, continua resgatando as datas culturais do município, dando oportunidade aos meus conterrâneos de Pimenteiras de se inserir nesse contexto cultural” afirmou o senhor João Francisco Alexandrino Nogueira.  

05 de dezembro de 2015

Pimenteirenses realizam cirurgias da catarata em Picos pelo Olhar Brasil

Olhar Brasil

A Prefeitura de Pimenteiras continua desenvolvendo ações que buscam a melhoraria na qualidade de vida da população. Neste sábado (5), 30 pimenteirenses estão tendo uma nova oportunidade de voltar a enxergar por conta do programa Olhar Brasil, que está sendo realizado na UESPI de Picos, atendendo a pacientes acima de 60 anos de idade.  

Os pacientes, após se consultarem e sendo detectados problemas de cataratas são encaminhados ao centro cirúrgico para a realização das cirurgias que acontece em poucos minutos.

De acordo com a vice-prefeita Lucia Lacerda, que acompanha os pacientes, existe a possibilidade de cerca de 100 pimenteirenses passarem pelos procedimentos. “Temos 84 vagas, mais estamos trabalhando para esse numero chegar a 100 pacientes. Você não imagina a felicidade dessas pessoas ao voltarem a enxergar depois de muitos anos. Essa felicidade não tem preço” comemorou.

Os atendimentos continuam até a próxima quinta-feira (10) com expectativa de atender cerca de 5 mil pessoas e de realizar 1.800 cirurgias de catarata com pessoas da grande região de Picos, que abrange a região valenciana, onde Pimenteiras está inserida.

A equipe do HCOE da Bahia formada por dez oftalmologistas, um anestesista e trinta enfermeiros e auxiliares de enfermagem, são os responsáveis pelos procedimentos através do Programa Olhar Bem do governo federal e estadual. Os procedimentos são gratuitos e os custos com transporte e alimentação dos pacientes são custeados pela Prefeitura de Pimenteiras.  

25 de novembro de 2015

23 de novembro de 2015

Após serem ouvidos Zé Simão e Noêmia Barros retornam para Teresina

Justiça

O ex-prefeito de Lagoa do Sitio Zé Simão e a empregada domestica Noêmia Barros, acusados de matarem a ex-primeira dama de Lagoa do Sitio Gercineide Monteiro em fevereiro deste ano foram ouvidos nesta segunda-feira (23), pelo juiz Dr. Juscelino Norberto no Fórum Desembargar Arlindo Nogueira em Valença do Piaui.

A audiência de instrução começou às 10h e só terminou as 20h30, quando os acusados retornaram para Teresina, onde continuarão a esperar uma decisão da Justiça. A audiência levou muitos curiosos e familiares dos acusados ao fórum que apesar da aglomeração não houve nenhum incidente.

Antes da audiência havia uma expectativa pelo comportamento dos presentes durante a chegada dos acusados, mais o que se viu foram pedidos para a soltura dos acusados por parte das duas famílias. Outra curiosidade é que parentes de primeiro grau da vitima depuseram favorável ao ex-prefeito que chegou ao fórum algemado.

Após a audiência, os dois advogados Dr. Nazareno Thé (Zé Simão) e Dr. Dimas Batista pediram a revogação da prisão preventiva dos acusados, mais o Ministério Publico pediu vistas adiando uma possível decisão do magistrado, que agora espera um parecer do Ministério Publico que era representado pela promotora Debora Aguiar.

De acordo com os advogados, os dois acusados estão presos ilegalmente, uma vez, que o crime aconteceu em 10 de fevereiro desse ano e só agora eles foram ouvidos. Segundo o advogado Dr. Dimas Batista a Constituição assegura que nesses casos o acusado tem até 60 dias para ser ouvido. Já o advogado Dr. Nazareno Thé afirmou que a decisão de manter seu cliente preso é muito mais para dar uma satisfação à sociedade do que a realidade do processo exige. A reportagem ouviu os dois advogados.

18 de novembro de 2015

Assaltantes usam reféns em tentativa de assalto a Bradesco de Pimenteiras

Assalto

Assaltantes tentaram roubar na madrugada desta quarta-feira (18), a agência do Bradesco na cidade de Pimenteiras. O roubo não foi concluído, mais a ação causou terrorismo na cidade, uma vez, que os bandidos fizeram de reféns passageiros de uma Van que faz linha para Teresina, que passava no local na hora do assalto.

De acordo com informações, a tentativa do assalto se deu por volta das 2h da madrugada e foi feita por seis homens fortemente armados com escopeta, carabina e fuzis Ak 47 e explosivos.

Ainda segundo informações, dois dos seis assaltantes se deslocaram até a delegacia para monitorar a movimentação enquanto os outros quatro ficaram na agência tentando arrombá-la, inclusive usando os reféns como escudos humanos.

A tentativa fracassou devido à presença de uma guarnição da policia militar de Valença que fazia patrulhamento na cidade e sabia que o agencia tinha sido abastecida no dia anterior. Com a presença da policia começou a negociação com os assaltantes que para amedrontar fizeram um disparo que foi respondido pela policia. Na delegacia também houve troca de tiros.

A guarnição da policia militar comanda pelo cabo Vera gerenciou as negociações priorizando a libertação dos reféns, que aconteceu pouco tempo depois com o acordo entre as partes de libertação dos reféns em um determinado local monitorado pela policia. Após A libertação dos reféns, os criminosos fugiram no sentido de Parambu (CE) deixando os explosivos e instrumentos usados na ação. A policia de Parambu foi avisada e agora somam forçar com a do Piauí para localizar e prender os envolvidos. Em março desse ano a agencia do Bradesco de Pimenteiras tinha sido dinamitada em outra tentativa de assalto.