• click
  • Anuário 2017
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Santa Cruz dos Milagres

11 de agosto de 2017

Santa Cruz dos Milagres sediará 3ª Romaria da Família neste sábado

Evento deverá reunir cerca de 5 mil pessoas que vem de todos os lugares

Acontece neste sábado (12), a 3ª edição da Romaria da Família no município de Santa Cruz dos Milagres (distante 195 km de Teresina). O encontro que é iniciativa da Pastoral Familiar abre a Semana Nacional da Família, que segue até o dia 19 deste mês. Para a terceira edição, a Romaria vem com o tema ‘Família, uma luz para a vida em sociedade’.

De acordo com Eduardo Medeiros, da Pastoral Familiar, o evento iniciará às 21hs e segue pela madrugada até as 05:00hs da manhã do dia seguinte. “É uma oportunidade dos grupos, pastorais, movimentos e famílias unirem-se em oração pelas famílias do mundo inteiro”, frisou. Este ano, a Pastoral espera a participação de cerca de 5 mil pessoas no evento.

O Assessor Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Jorge Alves é uma das presenças confirmadas no evento. Para animar o ambiente, terá ainda o show de louvor com o cantor Ulisses Lima, de Brasília. “Durante a programação também estaremos expondo temáticas como comunhão e fidelidade, religiosidade e piedade, eucaristia dominical, e a família como lugar da espiritualidade cristã, serão alguns desses temas, com o objetivo de suscitar a prática espiritual”, disse Eduardo.

Eduardo Medeiros explicou ainda que o evento vem com algumas novidades. “Teremos a parte de aconselhamento, onde o setor família estará realizando. Teremos ainda 15 padres com a parte de confissões. O evento acontece na véspera do Dia dos Pais, então é uma ótima oportunidade de estarmos todos no pé do altar do Senhor pedindo bênçãos para toda a família”, pontuou.

Programação

A programação tem início às 21h, com Show de louvor do cantor de Brasília, Ulisses Lima. Às 22:30h acontece a exposição do Santíssimo Sacramento seguida do Lucernário às 00:30h. Momentos de louvor e oração seguem por toda a madrugada e às 04:40h tem início a preparação para Santa Missa. Às 05:00h será a Missa de envio para a Semana Nacional da Família. De acordo com a organização durante toda a Romaria acontecem confissões e aconselhamentos familiares.

02 de janeiro de 2017

Cerimônia de posse prefeito Dr. Wilney e vice Sebastião,Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

Posse do prefeito Dr. Wilney Rodrigues do PR, do vice-prefeito Sebastião Minervino  do PTB, que assumiram o mandato para os próximos quatro anos aconteceu nesta tarde de (01/01/17), as 16 horas  na Pré-escola Mundica Portela a pós solenidade dos 9 vereadores no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz.Centenas de pessoas começaram a chegar cedo para participarem da posse do prefeito do qual confiaram seu voto.

Os eleitos participaram de uma missa de ação de graças as 9hs Novo Santuário e, as 15hs, a solenidade de posse dos vereadores na Câmara Municipal, em seguida a posse do prefeito Pré-escola.

Já empossado no cargo de prefeita, Dr. Wilney Rodrigues, fez seu discurso a gradecendo a Deus em primeiro lugar, ao povo, a quem lhe confiou o mérito, falou da responsabilidade e desafios que terá, mas com ajuda de todos e dos vereadores conseguirá realizar um bom trabalho E, parabenizou  cada vereador eleito e, independentemente de serem situação ou oposição,conta com apoio para o desenvolvimento de nossa cidade. 

Ex: prefeito Neto Minervino, também parabenizou a todos e falou resumidamente dos desafios que encontrou no inicio de sua gestão, pois nem mesmo as chaves recebeu, teve que arrobar as portas para entrar e fez questão de entregar todas as chaves nas mãos do novo prefeito e desejou uma boa administração e estará pronto para ajudar.

Vereadores também se pronunciaram demonstrando total apoia ao prefeito, até mesmo os da oposição se for para o bem da população contribuirão. Pela primeira vez os 9 vereadores estiveram juntos com prefeito desde a missa até a posse, isso demostrou que estarão disposto em ajudar a gestão. Confira!! 

Entrada do prefeito Dr. Wilney, acompanhado pelos vereadores.

Pai do prefeito Ney Rodrigues e ex: vice prefeito, fala da alegria da eleição de seu filho e agradeceu a todos que deram um voto de confiança e que ele irá honrar este voto. Disse Ney Rodrigues.

Prefeito ao lado do presidente da câmara Municipal.

Vice prefeito, Sebastião Minervino.

Manoel Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Ver. Ursulino.

Ver. Santo Neto.

Ver. Toim Minervino.

Ver. Vanderlei.

Ver. Bartolomeu.

Ver. Sebastião.

Queima de fogos.

Finalizou com a oração do Pai-Nosso.




01 de janeiro de 2017

22 de dezembro de 2016

Homenagem especial aos alunos NOTA 10! (CEMMP)Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

O Centro Municipal de Educação(CEMMP), realiza todos os anos uma homenagem especial aos alunos que se destacam na escola em relação à frequência e às notas em todas as disciplinas. A apuração dos resultados são obtidos através da soma de todas as notas de todas as disciplinas pela uma equipe de Coordenadores da secretaria, que realizam a estatística dos resultados. Neste serão premiados 50 alunos, começou com 10 alunos e este ano foram 50 alunos, desde Educação Infantil ao Ensino Fundamental. os dois primeiros lugares receberam um computador e os outros, tabletes, kis escolares, medalhas,  dentre outros.

Familiares,professores, diretores, amigos e autoridades se fizeram presente a esta solenidade de premiação do aluno nota 10.

Secretária Dulce, do qual tem feito um grande trabalho nesta área da Educação do município, reconhecido por todos, iniciou sua fala com um breve resumo sobre a educação, é fundamental para o ser humano, é o princípio para o sucesso e formação de todo cidadão. Portanto, essa é uma noite de vitória, pois temos a certeza de que durante estes 8 anos a frente da secretaria, nesta gestão de Neto Minervino, que finaliza dia 31 de dezembro, que fez o possível  e o que estava a seu alcance, juntamente com toda a equipe da secretaria e incentivamos os alunos das escolas municipais da sede e campo do Ensino Infantil e Fundamental a importância para a educação avançar e ser cada vez mais de qualidade em nosso município.

Esta premiação beneficia aquele aluno que se esforçou, que se destacou em seu respectivo ano de ensino e será uma espécie de espelho para outros alunos serem premiados. Disse a Secretária Dulce.

Finalizou agradecendo aos parceiros pelo apoio prefeito Neto, as demais secretarias, aos alunos, os pais e amigos e desejou um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

Em seguida Pe. Francimilson, supervisor de ensino.

Presidente da câmara Municipal de vereador. Reis Cardoso.


1ª dama Rosa Lina.


Prefeito Neto Minervino, falou de sua alegria em poder estar realizando todos os anos esta belíssima festa para os alunos nota 10, e que está saindo mais de cabeça erguida, pois tem certeza que contribuiu muito por este município e que tem certeza que seu sucessor dará continuidade este trabalho.

Agradeceu os alunos, os pais, professores, secretária Dulce,e todos que ajudaram direto ou indiretamente em sua gestão e desejo feliz natal e um 2017 de muitos sonhos e realizações. No final ainda sorteou R$ 500,00 para os 50 alunos nota 10.


 

Profº Antonio Melo, repassou como teriam feito as escolhas, não só pela nota passam por uma redação.

Ganhadora do computador.

Igor vencedor pela segunda vez, 2011 e 2016, 9º ano.

Davi, segundo lugar, um tablete. 






18 de dezembro de 2016

Secretária Mun. Assistência Social, realiza festa natalina.

Santa Cruz dos Milagres

A Secretária Municipal de Assistência Social(“SMAS”), na pessoa da Secretária Municipal,  Rosa Lina Rodrigues e do prefeito Neto Minervino e equipe do social, realizaram nesta nesta tarde(17/12/16), na Pré-Escola Municipal,a tradicional festa natalina para 3ª idade.

O serviço tem como objetivo dentre suas ações/atividades de Proteção Social Básica para os Idosos,o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para o idoso, acontece toda segunda e quarta ás 17:00 hs, no Centro de Convivência, no qual é ofertado atividade física(alongamento,dança, caminhada, etc.) aos idosos e pessoas com 45 anos de idade.

Importante ressaltar que a atividade física na terceira idade favorece ao idoso uma vida ativa mantendo sua capacidade funcional e autonomia física contribuindo com o seu processo de envelhecimento. Outros benefícios importantes são: melhora da velocidade de andar; melhora do equilíbrio; aumento do nível de atividade física espontânea; melhora da auto-eficácia; contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca; melhora da ingestão alimentar e diminuição da depressão.

Iniciemos a nossa festa apresentando um pouco da atividade física, que realizamos com os idosos.

Conselheiros do CMDI e do SMAS, estiveram presente e demais autoridades local.

Após a abertura feita pelo cerimonialista Milton César, paula Moura, Orientadora Social e presidente do Conselho do idoso, iniciou sua fala, falando sobre o serviço e agradeceu a todos os idosos, ao prefeito Neto Minervino e Rosa Lina, pela oportunidade dada e que a nova gestão der continuidade este.



17 de dezembro de 2016

Assembleia Paroquial do Santuário de Sta Cruz

Santa Cruz dos Milagres


Foi realizado nos dias (15 à 16/12), a Assembleia Paroquial,teve inicio às 18hs salão paroquial com a Oração presidida pela Ir. Teresinha. 

Após Reitor do Santuário Pe. Raniery Alencar, iniciou sua fala com uma breve apresentação, em seguida, falou dos projetos e sonhos que pretende realizar com ajuda de Deus neste Santuário. Falou também da parceria com a empresa Amex, da campanha dos romeiros está dando certo, a construção do Cruzeiro  e dos banheiros do Novo Santuário, dentre outras obras que pretende realizar para melhor acolher os romeiros. Falou da equipe que formará e levará ao Canindé, para uma formação de como criar a pastoral de acolhida aos romeiros. Pois, como Santuário, precisa acolher bem os romeiros. Finalizou agradecendo o apoio dos que já se dedicam a este trabalho evangelizador e pediu mais e mais apoio.

Outro ponto sobre o ano mariano, Pe. Valdiano, explicou a importância de Maria em nossa vida. Após conversas em grupos foi sugerido vários ideias para ser realizadas durante todo o ano de 2017.

Mãe de Pe. Valdiano.

Representantes das Pastorais, dá sugestões para o ano mariano.

Regina feliz por ter ganhado através de um sorteio a passagem para Aparecida e demais santuário.

E Luis, ganhou para Parnaíba.

Segundo dia de Assembléia, (16/12), muitas pessoas.Irmã Teresinha inicia com uma Oração.

Após Luciene fez a leitura da ata anterior e em seguida, um video do Encontro dos Santos. Após  Pe. Raniery, deu continuidade  fazendo um breve resume de seus 6 meses  a esta cidade, muitos desafios, resistências por parte de alguns referente aos festejos, mais normal o novo as vezes assusta. Disse ele. Está feliz com a comunidade, com as pastorais e reforçou que precisamos melhorar ainda mais, para melhor acolher os romeiros e comunidade local, já houve alguns avanços, principalmente as missas, são 8 a cada final de semana.

Após falou as irmãs da caridade de São Vicente de Paulo, que há 8 meses chegaram a esta cidade, da qual foram bem acolhidas e estão gostando de trabalhar com as pastorais e reforçou o que os padres falaram temos que melhorar ainda mais, pois vivemos em santuário, que recebe pessoas de vários lugares do mundo. Confira!!

14 de novembro de 2016

Tradicional encontro dos Santos, atrai milhares de fiéis, Sta Cruz.

Santa Cruz dos Milagres

Aconteceu nesta manhã de domingo do dia 13 de novembro em Santa Cruz dos Milagres, a tradicional romaria dos santos. lugar que apresenta ao romeiro um clima de espiritualidade e transcendência. Santa Cruz dos Milagres, fica a 180 km de Teresina, único Santuário reconhecido pelo vaticano e ocupa a 3ª romaria do nordeste. Calcula-se que, pelo menos cem mil peregrinos de todo lugar do mundo passa por este Santuário durante o ano. Pode dizer-se que não existe ninguém em toda região que ainda não tenha passado por aqui. Muita gente visitar a Santa Cruz, uns para agradecer as graças alcançadas, outros para pedir, são inúmeros depoimentos dos romeiros de graças alcançadas.

  A Romaria propriamente dita é uma atitude especifica de fé dos romeiros que veem para pedir ou agradecer os dons de Deus. Feita a pé, bicicleta, jumento, pau de arara, ônibus,etc.muitos ficam debaixo de árvores, lonas, dentro de carros, em fim, não existe obstáculo para estas pessoas.

E o encontro dos santos iniciou no ano de 1990, apenas com os padroeiros das cidades vizinhas. Pe. Davi Mendes(memória) foi o responsável por este grande evento, hoje atrai milhares e milhares de peregrinos que no segundo domingo de novembro, vem para o Santuário trazendo suas imagens de devoção.

Este ano com o novo reitor do Santuário Pe. Raniery Alencar Moura, que a 6 meses assumiu o Santuário tem dado continuidade aos trabalhos do novo Santuário. chegando aumentar o número de missas nos finais de semanas, dentre outras obras já iniciadas: 80 banheiros e cruzeiro de 15m de altura, todo iluminado.

O mesmo pensando na melhor forma de acolher os romeiros neste grande dia do encontro dos santos, juntamente com vice reitor Pe. Valdiano e equipe do Santuário, iniciou a procissão na entrada da cidade(posto de gasolina) invés da fazenda Galileia, local já estava pequeno para grande números de pessoas e carros e também era muito próximo do novo Santuário. E caminhar faz bem para saúde, precisamos caminhar afirmou reitor>

Após muita divulgação deu certo, as 4hs da manhã já havia padroeiros e muitos romeiros, iniciou a procissão as 5hs Santa Cruz trazida em um carro do corpo de bombeiros em seguida os padroeiros. Acredita-se, que foi o maior encontro de santos já visto no Santuário, aproximadamente 40 à 50 mil pessoas passaram por aqui neste final de semana. Seguimos pela Av. Teodoro Pereira do Bairro Lagoa, ao nascer do sol, que embelezou a caminhada. Moradores que  por problema de saúde havia  tempo não via a Santa Cruz,ficaram felizes em vê a Divina Santa Cruz passar pela primeira vez no bairro. Passou na frente da Igreja matriz, onde muitos fiéis esperavam e continuou até novo Santuário, onde encerrou com a Santa Missa as 6hs. As 9hs missa do encerramento do ano da Misericórdia com Dom Jacinto Brito. Confira!!!


Ministra Isabel, esperando na frente de sua casa.