Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Emater realiza seminário do Viva o Semiárido em São João do Piauí

Emater realiza seminário do Viva o Semiárido em São João do Piauí

05/08/2016 09:27

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realiza, no período de 03 a 05 de agosto, no IFPI de São João do Piauí, o Seminário de Avaliação e Planejamento do Processo de Elaboração dos Planos de Negócio do Programa Viva o Semiárido. O evento tem como objetivo avaliar o processo de elaboração e Assistência Técnica Sistemática (ATS) aos Planos de Negócio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) elaborados pelo Emater no primeiro semestre de 2016, bem como planejar o processo de elaboração para o segundo semestre.

A atividade abrange o Território Serra da Capivara e será destinado aos técnicos do instituto, da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) e Unidades Regionais de Gestão de Projetos (URGP’s/PVSA), além de gestores.

Em linhas gerais, estão sendo apresentados e discutidos a panorâmica da situação do processo de elaboração dos PN’s, exposição dos avanços e desafios no processo de elaboração dos PN’s, além dos procedimentos iniciais da Assistência Técnica Sistematizada aos Planos de Negócios, referente à implantação, aquisições, apoio gerencial e prestação de contas. Na oportunidade, os regionais de São João do Piauí, Oeiras e São Raimundo Nonato apresentaram as dificuldades encontradas e as sugestões para aperfeiçoar o andamento do programa no território.

Seminário do Viva o Semiárido em São João do Piauí( Foto: Ascom Emater)

De acordo com a técnica do PVSA, Lúcia Araújo, a parceria do Emater dentro do programa  foi construída desde os primeiros passos do projeto,  que foi fruto de um planejamento. “ Esta parceria é muito valorosa e viemos aqui no sentido de avaliarmos, construirmos juntos e revermos passos de continuidade”, disse Lúcia.

É da competência do Emater a elaboração de 70 Planos de Negócios, uma vez que 30 já foram concluídos e estão em fase de análise pela Diretoria de Combate a Pobreza Rural, para em seguida seguir para o comitê gestor. Ainda no mês de março, foram autorizadas as primeiras cartas consultas no município de Oeiras.

Para os agricultores do Piauí, é uma felicidade que os técnicos do Emater  já tenham  chegado até metade da meta estabelecida e que tal conquista é fruto do trabalho da equipe. “É prioridade nossa apoiar programas que busquem desenvolver  a agricultura familiar. Temos certeza que momentos como este que se realiza hoje irá melhorar mais ainda o desenvolvimento das ações do Emater no que compete ao Programa Viva o Semiárido”, disse o diretor-geral do Emater, Marcos Vinícius.

Seminário do Viva o Semiárido em São João do Piauí( Foto: Ascom Emater)

Além do diretor do instituto, participaram da abertura do seminário o diretor do IFPI de São João do Piauí, Walter Silva; os coordenadores regionais do Emater de Oeiras, São João do Piauí e São Raimundo Nonato; o coordenador da URGP, Genival Oliveira; o coordenador de Operações, Adalberto Nascimento; a diretora técnica do PVSA, Lúcia Araújo; e o diretor do Semiárido, José Vidal.

  • Compartilhe

Imprimir

Fonte: Ascom
Mais sobre: