• assinatura jornal

Notícias São José do Divino

24 de novembro de 2014

São José do Divino comemora sucesso da Festa do Leite

A 26ª edição da festa superou as expectativas da organização e da populção

Aconteceu no município de São José do Divino, distante 226 quilômetros ao norte de Teresina, a 26ª Festa do Leite, evento que já é tradição na região. A principal atração da festa é a competição entre vacas, novilhas e cabras, que ficam confinadas durante os quatro dias, passando por duas ordenhas diárias, seguido da pesagem. Ao final do evento é feito uma somatória e com a média, o animal que mais produzir é campeão. Este ano a premiação total da Festa do Leite somava aproximadamente 15 mil reais, entre dinheiro e produtos do meio rural.

A realização é feita em parceria com a prefeitura municipal e o Sebrae no Piauí, e por lá passam todos os anos milhares de pessoas entre produtores, empresários do ramo, patrocinadores e autoridades políticas, além de populares da cidade e de toda a região.

De acordo com o prefeito Zé Sena, a festa ultrapassou a perspectiva da organização e da população. âA expectativa foi cumprida, participou até mais gente do que esperávamos, nossa festa está muito organizada, e não sou só eu que estou falando isso, é a população, os visitantes que compareceram que estão elogiando muito nossa festa, e estamos trabalhando em cima disso para que a cada ano possa se tornar um evento ainda mais bonitoâ, disse o prefeito.

Entre as autoridades políticas que passaram pela festa durante os quatro dias de realização, está o capitão Fábio Abreu, eleito deputado federal nas últimas eleições. âEstamos fazendo esse percurso pelas principais cidades que obtivemos votação e nada melhor do que vir aqui durante essa festa, que é uma das principais da cidade. Pra nós, agora como parlamentar, é importante participar para ver quais são as necessidades para esse evento. Uma festa muito bem organizada, mas diante da organização temos que ouvir as pessoas, os organizadores, o prefeito, pra saber em que podemos ajudarâ, ressaltou Fábio Abreu.

Prefeitos de cidades próximas também prestigiaram o evento, a exemplo das prefeitas Ana Célia, de Cocal de Telha, Teresinha, de Batalha e do prefeito de Caraúbas, Manoel Pacheco. âA gente veio de Cocal de Telha para prestigiar essa festa em São José do Divino porque é uma linha que estamos usando no nosso município também, creio que festas, feiras, eventos como esse, só vêm coroar o trabalho realizado pelas pessoas e pelo poder público em parceria com a iniciativa privadaâ, destacou a prefeita Ana Célia.

Para patrocinadores como o senhor Everaldo, do Grupo Everaldo Gomes, a festa inspira cidades vizinhas. âPatrocinar essa festa é importante por conta do crescimento que ela vem tendo, é uma parceira bem próxima da nossa cidade, somos de Piracuruca, tenho esse vínculo com São José do Divino, e mais do que isso, esse evento motiva as cidades vizinhas, Piracuruca está em peso aquiâ, disse o empresário.

Francisco, que é secretário de Planejamento e Administração do município, e que foi quem coordenou a organização do evento, agradece a participação de todos estiveram na cidade. âQueria gradecer a todos os visitantes que abrilhantaram nossa tradicional Festa do Leite, já na 26ª edição. Nos últimos anos ela estava um pouco esquecida, mas a gestão trabalhou e conseguimos resgatá-la. Só quero mesmo agradecer por está coordenando essa festa no meu municípioâ, disse.

Todos os dias as atividades se iniciavam pela manhã e se estendiam até a noite, encerrando com atrações musicais no palco principal, na última noite de evento, a animação ficou por conta da banda Xé Pop.

VEJA FOTOS:

17 de novembro de 2014

26ª Festa do Leite e Feira Agropecuária de São José do Divino-PI

A festa do leite é o maior evento turístico-cultural e tradicional da cidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas â IBGE, no ano de 2011 e 2012, o município de São José do Divino (PI), produziu mais de 3.000.000 (três milhões) de litros de leite por ano, sendo assim o maior produtor do estado. O evento acontece de 20 a 23 de novembro, sendo uma realização da Prefeitura Municipal e SEBRAE, com apoio do SENAR.

A festa do leite é o maior evento turístico-cultural e tradicional da cidade,  visa promover, desenvolver e agregar valor a produção de leite, destacando-se a criação de bovinos e de caprinos, sendo este evento tão relevante ao município.

O foco principal da festa é a competição de animais na produção, durante quatro dias os animais ficam na área do parque, nesses dias durante a parte da manhã e tarde são feitas as ordenhas, no somatório dos quatro dias o animal que produzir a maior quantidade de leite é o campeão, tanto para a categoria de Vacas quanto a de Cabras.  A premiação é feita em dinheiro e em produtos utilizados nas fazendas,  diretamente pagas ao produtor dono do animal, outro foco do evento são os shows artísticos, com festas na área do parque, todas as atrações serão abertas ao público, o mesmo contará com desfile das ârainhas do leiteâ na categoria Adulta e Infantil, sendo essas obrigatoriamente filhas de produtores de leite.

Atrações confirmadas:

Quinta â     dia 20: Bandas Locais

Sexta â        dia 21: Forró Sakana

Sábado â    dia 22: Sobrinho e Forró Medonho

Domingo â dia 23: Xé Pop