Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Margarete autoriza centro cultural para São Raimundo Nonato

Margarete autoriza centro cultural para São Raimundo Nonato

16/01/2017 10:15

A governadora em exercício Margarete Coelho autorizou, nesse domingo (15), no município de São Raimundo Nonato, licitação para implantação de um centro de cultura e outras ações culturais para a cidade. A autorização ocorreu durante solenidade de Capacitação de policiais e comunidade em geral sobre o Programa Salve Maria.

De acordo com a chefe em exercício do executivo estadual, o município tem pedido parcerias e o Estado está pronto para realizá-las. "Estamos autorizando algumas obras. A primeira delas é a reforma, transformação e ampliação da antiga cadeia pública para que ali passe a ser um centro cultural multidisciplinar, onde teremos escola de sanfona, teatro e todas as manifestações culturais que existem em São Raimundo Nonato", disse Margarete. Ainda segundo a gestora, o espaço permitirá que os grupos culturais tenham um local para estudar, treinar e se apresentar.

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, ressaltou o empenho da governadora em exercício para trazer ações de Cultura para São Raimundo Nonato. “Margarete sempre nos cobra ações de cultura e hoje ela autoriza a 

Secult a fazer a licitação para transformação da antiga cadeia do município em um centro de cultura; autoriza o início dos estudos para o tombamento da catedral da cidade, o que irá contribuir para o fomento do turismo religioso no estado, dentre outras ações ", afirmou o gestor.

Por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Raimundo Nonato, a cidade irá receber um teatro. "O governador Wellington Dias quer levar teatros àqueles grandes centros urbanos e São Raimundo Nonato é a sede do território Serra da Capivara, que é composto por 18 municípios. A cidade vai doar um terreno e o Governo do Estado irá construir um teatro aqui para a região", ressalta a governadora em exercício.

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, comentou sobre a disponibilidade e sensibilidade do governador em atender as demandas do município. "O governador Wellington Dias, aqui representado pela governadora em exercício Margarete Coelho, sempre é muito sensível às nossas necessidades. Aqui, hoje, foi autorizado o tombamento da catedral, ação esta que irá contribuir para preservação da nossa história, lá estão sepultados quatro padres, entre eles Dom Inocêncio, que está passando por um processo de canonização. Também vamos receber um teatro e um centro de cultura", destaca a gestora.

O início de estudos para o processo de tombamento da Catedral de São Raimundo Nonato foi autorizado pelo Governo do Estado." Além de ter 150 anos, a catedral abriga as relíquias mortais de Dom Inocêncio, que foi um padre santo que habitou entre nós, catequizou aqui em São Raimundo Nonato e que já tem um processo de santificação completamente adiantado pelo Vaticano.  Por isso é importante que nos preparemos para essa santificação e que, com isso, aquela igreja se torne um importante lugar de manifestações religiosas", explica Margarete Coelho. 

Outra ação autorizada foi a retomada do Festival Interartes, evento que já trouxe muitos artistas e turistas para a cidade. Com isso, o evento voltará a fazer parte do calendário de eventos do Piauí. 

Salve Maria

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí realizou, nesse domingo (15), a capacitação de policiais civis e militares, advogados e comunidade em geral na Metodologia Investigatória na Perspectiva de Gênero com Foco no Feminicídio.

Governadora em exercício autoriza a implantação de centro cultural em São Raimundo Nonato e outras ações culturais para a cidade( Foto: Paulo Barros)

A solenidade foi realizada no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato.

Mais sobre: