• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias União

25 de junho de 2017

23 de junho de 2017

Divulgada a programação oficial para o São João de União 2017

Evento terá duas etapas, a exposição de Luiz Gonzaga e o Festival de Folguedos

No início da tarde desta sexta-feira (23) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a diretora executiva da Fundação José Benício Medeiros, Patrícia Costa e Rogério Silva, idealizador do Acervo Itinerante de Luiz Gonzaga estiveram na Rádio Vanguarda FM concedendo entrevista. Na oportunidade eles anunciaram a programação oficial para o SÃO JOÃO DE UNIÃO 2017.

Este ano o evento ganhou uma marca e se dividiu em duas etapas, a primeira delas é a Exposição “Luiz Gonzaga em União”, que traz pela primeira vez o acervo do Rei do Baião para a cidade. A exposição será realizada no espaço Cibrazen e estará aberta para visitação pública entre os dias 26 e 30 de junho, de 09hs da manhã até 21hs.

A segunda etapa do SÃO JOÃO é a realização do XVII Festival de Folguedos de União, entre os dias 06 e 09 de julho, nas imediações da Praça Barão de Gurgueia. Serão 4 dias de festa com apresentações de Bumba Meu Boi, Reisados, Tambor de Crioula, apresentações das escolas municipais, quadrilhas de União e a inda a 12ª Etapa do Circuito Piauiense de Quadrilhas Juninas da Região dos Cocais (FEPIQ).

Para o gestor, o São João é uma oportunidade de valorizar e incentivar a cultura unionense. “Este ano teremos um São João jamais visto aqui em União, resgatando e valorizando várias vertentes da nossa cultura e trazendo boas atrações musicais. Teremos ainda a ainda a exposição do Luiz Gonzaga que é de uma riqueza cultural e histórica imensa para todo o Brasil, será um evento pra ficar marcado. Teremos ainda surpresas que estamos estudando para trazer para União”, destacou.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E MUSICAL

Quinta – 06/07

17hs – Procissão do Boi (saindo da Praça Gervásio Costa), Reisados e Tambor de Crioula

22hs - Show com Waldo e Felipe

Sexta – 07/07

19hs – Apresentações das escolas da rede municipal de ensino

22hs – Show com Gonzaga Lú e Trio Asa Branca

Sábado – 08/07

19hs – Apresentação com quadrilhas juninas de União

22hs – Show com Waldonys (atração nacional)

Domingo – 09/07

12ª Etapa do Circuito Piauiense de Quadrilhas Juninas da Região dos Cocais (FEPIQ)

Exposição com acervo de Luiz Gonzaga chega a União

Através da prefeitura, Reginaldo Silva, que foi amigo do Rei do Baião trás acervo para a cidade

Intitulada “Luiz Gonzaga em União”, a Exposição Itinerante que já percorreu diversas cidades e capitais do Brasil chega a nossa cidade. A exposição será aberta ao público e poderá ser apreciada entre os dias 26 e 30 de junho, de 09hs da manhã até as 21hs, no espaço em Frente à Cibrazem. O evento faz parte do calendário do SÃO JOÃO DE UNIÃO e toda a população é convidada a participar.

A Expozaga conta com cerca de 300 objetos pessoais do cantor. De gibão de couro a chapéus, óculos, fotografias, livros, artes plásticas, entre outros objetos do artista, fazem parte do acervo que é idealizado por Reginaldo Silva, que foi amigo de Luiz Gonzaga e é presidente da Fundação Vovô Januário, criada pelo cantor.

Além da exposição com os utensílios mais usados por Luiz Gonzaga, o idealizador do evento, Reginaldo Silva, participa proferindo palestras destacando fatos de sua convivência com o Rei do Baião, com apresentações musicais e vídeos sobre a obra e vida de Luiz Gonzaga.

A diretora executiva da Fundação Cultural José Benício Medeiros, Patrícia Costa, falou sobre a importância da exposição. “É um presente que a Prefeitura está trazendo para o povo de União. Será uma oportunidade única para troca de experiências e conhecimento sobre o Rei do Baião. Tenho certeza que o povo de União vai se emocionar assim como eu me emocionei quando visitei a exposição em Pedro II”, frisou.

Reginaldo Silva comentou sobre a satisfação de estar em União. “O trabalho é fruto de 12 anos de convivência que eu tive ao lado de Luiz Gonzaga, temos alguns convites para fora do país e nesta data eu optei por estar aqui em União. Estou feliz e emocionado, sei que o acervo vai impactar a juventude, as crianças.”, destacou.

21 de junho de 2017

Edinalva Freitas assume o comando da Secretaria Municipal de Educação

Nova secretária informou que está assumindo com o intuito de trabalhar pelo desenvolvimento da Educação

No início da tarde desta quarta-feira (21) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, empossou a nova secretária de Educação do município. A pasta agora será comandada pela professora Edinalva Freitas que já atuava como assessora da Secretaria.

O gestor comentou sobre a posse da secretária. “Sabemos que a educação é uma pasta que merece bastante atenção, merece esforço e merece um trabalho diferenciado. Queremos ver União crescendo, com bons índices no IDEB e se tornando referência no Estado. Então estamos colocando o nome da professora Edinalva para trabalharmos juntos e alcançar tudo aquilo que queremos para a educação do município”, disse o prefeito.

Ednalva agradeceu e citou como será o trabalho na pasta. “Pra mim foi uma surpresa, mas me sinto grata a Deus e ao prefeito Dr. Paulo pela confiança, pela credibilidade em me dar uma missão como esta. Sei que será um trabalho árduo, mas será gratificante e sei que poderei contar com o apoio de todos que fazem a equipe da Educação. Estou assumindo não pra um lado político, mas para trabalhar pelo desenvolvimento da Educação do nosso município”, frisou.

PT CONTINUA

O prefeito comentou ainda sobre a aliança com o Partido dos Trabalhadores. “A saída da ex-secretária se deu por motivos internos, administrativos. Não houve rompimento político, tanto que os funcionários serão mantidos, o secretário de Agricultura, Zé Wilson, também permanece. Eu pedi a eles a indicação de um novo nome para o comando da pasta, mas eles optaram por não indicarem e eu respeitei esta decisão”, informou.

19 de junho de 2017

14 de junho de 2017

Caravana da Cidadania leva serviços gratuitos à região de Novo Nilo

Outras comunidades receberão a Caravana da Cidadania em breve

Na manhã desta quarta-feira (14) foi a vez da comunidade Novo Nilo receber a Caravana da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). A ação foi realizada na Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa e contou com a colaboração de profissionais da SEMASC, Saúde, Educação e outras áreas.

Durante a realização da Caravana, a população conta com serviços de alistamento militar, vacinação, emissão de RG, junta militar, recadastramento do Bolsa Família e ainda participa de palestras e orientações sobre os direitos do cidadão.

A jovem Vitória Beatriz comemorou a oportunidade de emitir a sua Carteira de Identidade sem precisar se deslocar. “A caravana veio em boa hora, o povo aqui precisa muitos destes serviços e as vezes não tem a oportunidade de ir em busca”, frisou.

A dona de casa, Marinalva também destacou os benefícios do evento. “Fico feliz pelos jovens que não tinha documentos e agora estão tendo, nós que dependemos do Bolsa Família também contamos agora com esta facilidade de fazer o recadastramento bem aqui, perto de casa. Esta caravana está sendo muito boa para todos nós”, pontuou.

Outras comunidades

A secretária Martina Costa informou que pretende levar a Caravana a outras comunidades. “É um projeto importante que está sendo reconhecido pela população, pois os serviços, os direitos estão chegando até o povo. Iremos para o Divinópolis em breve e em seguida quero estar indo a outras comunidades levando a equipe para prestar serviços e orientações”, destacou.

13 de junho de 2017

12 de junho de 2017

Ações em alerta contra a exploração do trabalho infantil são realizadas

Equipe da SEMASC esteve em três pontos da cidade repassando informações

Com o objetivo de conscientizar a população e em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e membros do Conselho Tutelar realizaram ações educativas em três locais da cidade. As ações estratégicas aconteceram na manhã desta segunda-feira (12), na praça Gervásio Costa, no mercado municipal e nas imediações do Posto de Saúde da Vila Nova Conquista.

Durante as ações a população foi impactada com informações de conscientização por parte dos profissionais envolvidos no projeto. “É uma ação que estamos realizando em conjunto com o CRAS, CREAS, o conselho e temos total apoio da prefeitura. Estamos reforçando junto à população que lugar de criança é nas escolas e que a exploração do trabalho infantil é crime”, frisou a secretária Martina Costa.

A conselheira Jania Sousa considerou positiva a ação. “Muitas mães não tem consciência sobre a gravidade da exploração do trabalho infantil, elas não sabem que é crime e é proibido. Estamos conversando, conscientizando e vejo de forma muito positiva esta ação”, destacou.

PLENÁRIA

A SEMASC informa ainda que nesta terça-feira (13) será realizada uma plenária sobre o tema no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União (STTR), ás 08hs da manhã e toda a população é convidada.

09 de junho de 2017

06 de junho de 2017

Projeto Hábitos de Higiene e Saúde é realizado com educandos na APAE

Projeto Hábitos de Higiene e Saúde é realizado com educandos na APAE de União

Durante o mês de maio, a APAE de União trabalhou o projeto Hábitos de Higiene e Saúde. Na oportunidade, foram desenvolvidas aulas teóricas e práticas como: atividades escritas, peças teatrais, exposição de materiais para higiene pessoal e instruções sobre como utilizá-los de forma correta. Ainda durante o projeto, os participantes presenciaram uma palestra com o dentista e foi firmada uma parceria, onde os alunos terão atendimento adequado as suas especialidades no Centro Odontológico.

A culminância do projeto aconteceu no dia 31 de maio com a presença de funcionários, voluntários e amigos da APAE. Na oportunidade, foi proporcionado também aos participantes um dia de beleza e o desenvolvimento da valorização e autoestima aos educandos. Através destas atividades eles puderam estabelecer e vivenciar relações de hábitos saudáveis de higiene pessoal, organização do ambiente, interagindo com a família, escola, comunidade e com isso, certamente vão colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.

A equipe de professores e voluntários envolvidos no evento destacam que, em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-los em prática com regularidade. O projeto foi realizado com sucesso e teve aprovação dos participantes.

05 de junho de 2017

Equipe da SEMASC leva orientações para famílias na comunidade Veredas

Encontro contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique, e da secretária Martina Costa

Na manhã deste domingo (04), as mães da comunidade Veredas foram homenageadas com atividades especiais, almoço e distribuição de brindes. Na oportunidade a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC) levou orientações aos participantes e realizou distribuição de cestas básicas para famílias carentes. Ao total 27 mães participaram da ação, além da presença da secretária Martina Costa, do prefeito Dr. Paulo Henrique e outros servidores.

As mamães presentes e demais familiares da comunidade foram orientados sobre os direitos assistenciais que cada família tem. Na palestra realizada pelas psicólogas Lidiane e Denise, os participantes também foram orientados sobre o funcionamento do CadÚnico.

“Nosso trabalho tem sido realizado desta forma, indo de casa em casa, conversando e ouvindo as necessidades. Infelizmente muitas famílias carentes ainda não tinham informações sobre os direitos que tem e estamos esclarecendo estes e outros assuntos”, frisou a secretária Martina Costa.

MELHORIAS

Na oportunidade, o prefeito Dr. Paulo Henrique também conversou com os presentes e anunciou algumas ações para a comunidade. “Hoje o maior problema aqui é a energia. Estaremos conversando com a Eletrobras para colocarmos os postes necessários para que seja implantado um sistema de abastecimento digno”, pontuou.