• assinatura jornal

Notícias União

22 de agosto de 2017

FESTEJOS: OST, Coral dos Vaqueiros e Pe. Jardel animam noite de abertura

Programação foi aberta oficialmente pelo prefeito Dr. Paulo Henrique

Realizou-se ontem a noite de abertura dos Festejos de São Raimundo Nonato, em União. Após a missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, os participantes prestigiaram ainda na igreja a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, que apresentou um repertório musical emocionante.

Comandada pelo maestro Aurélio Melo, a Orquestra apresentou temas de filmes famosos como Star Wars e cantou clássicos da música nacional, fazendo ainda uma homenagem a Luiz Gonzaga. “É uma coisa linda de se ver, música para os nossos ouvidos. Começamos em grande estilo, a orquestra nos fez viajar no tempo”, disse a diretora executiva da Fundação José Benício Medeiros, Patrícia Costa.

Em seguida, o prefeito subiu ao palco cultural da Praça Barão de Gurguéia dando as boas-vindas ao público presente e fez a abertura oficial dos festejos. Posteriormente a Praça recebeu a apresentação do Coral dos Vaqueiros de União e do Padre Jardel e sua banda, que trouxeram um repertório animado de louvores em ritmo de forró.

Para nós é uma satisfação poder realizar esta programação durante os festejos. Sabemos que a cidade realmente tem se preparado para celebrar esses dias e esperamos que tudo ocorra dentro da tranquilidade. Temos um esquema de segurança em parceria com a polícia e desejamos a todos um ótimo festejo”, disse o prefeito.

21 de agosto de 2017

20 de agosto de 2017

SEMASC entrega cartões a 411 novos beneficiários do Bolsa Família

Durante evento realizado no Ginásio de Esportes, famílias receberam o benefício

Na manhã desta sexta-feira (18) a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC fez a entrega dos cartões de 411 novos beneficiários do Programa Bolsa Família em União. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes “O Pindungão” e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; da vereadora Eliane Costa; da secretária Martina Costa; do secretário de Desenvolvimento, Cleanto Silva e de toda a equipe da SEMASC.

Também estiveram participando do evento Brenda Sales, gerente da transferência de renda do Governo do Estado e Roberto Oliveira, coordenador estadual do Cadastro Único do Bolsa Família. Na ocasião, eles explicaram para os novos beneficiários os cuidados que devem ter a partir de agora para manter ativo o benefício.

Durante a solenidade o prefeito, Dr. Paulo Henrique também se pronunciou. “Toda a equipe da SEMASC está de parabéns por um trabalho de grande importância que vem realizando. Todos os beneficiários também estão de parabéns! Quero dizer que isso não é o suficiente, estamos trazendo opções de renda para complementar a renda das pessoas mais humildes de nosso município. Temos o projeto de um Centro Produtivo que será feito ali próximo ao Fenelon. Estive recentemente na Colômbia e fiquei impressionado com o trabalho social que é feito por lá e queremos fazer também aqui”, explicou.

Prefeito e secretária de Saúde se reúnem com profissionais de odontologia

Reunião realizada no SOS teve como objetivo tratar de reivindicações da classe

Na manhã desta quinta-feira (17) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e a Secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, participaram de reunião com a coordenadora da Saúde Bucal, Denise Leal e profissionais de odontologia que atendem no município. Esta é a segunda vez que os gestores se reúnem com a classe para trocar informações, ouvirem as reivindicações e acompanharem os trabalhos.

Na oportunidade o prefeito informou aos participantes que estava à disposição para ouvir e negociar as reivindicações da classe. “Me coloco mais uma vez a disposição de vocês. Recebemos o município com muitos problemas, mas estamos organizando toda a gestão. Sabemos da realidade de vocês e queremos oferecer melhores condições de trabalho, mas temos que fazer esses ajustes dentro do que é possível”, destacou.

A secretária de Saúde, Dra. Anne, avaliou de forma positiva o encontro. “Foi uma reunião muito boa, assim como também foi a primeira. Conversamos sobre as dificuldades que a classe enfrenta, discutimos em que a prefeitura pode estar ajudando, ouvimos as reivindicações, fizemos uma avaliação do PMAQ. Eles trouxeram reivindicações que são antigas, lutam por melhorias há muito tempo e estamos mudando este perfil, buscando a valorização dos profissionais e queremos que a odontologia se destaque em União”, frisou.

Os dentistas agradeceram a disponibilidade e elogiaram a postura dos gestores. “Estamos satisfeitos, o prefeito desde o início se mostrou acessível em nos ouvir e estamos aguardando algumas respostas. É uma negociação antiga, pois estamos a quase 10 anos sem reajuste. Tentamos com a gestão anterior mais não tivemos êxito e agora, com o Dr. Paulo Henrique, estamos sentindo as portas se abrindo”, destacou Laila, que atende no Bairro Beira Rio.

18 de agosto de 2017

I Seminário de Agricultura Familiar e Piscicultura é realizado

Evento é uma parceria entre a Prefeitura, O SEBRAE e a EMBRAPA através da Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o SEBRAE e a EMBRAPA, estão realizando desde ontem o I Seminário da Agricultura Familiar e Piscicultura de União. O evento que segue até hoje está sendo realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR).

Durante a abertura, o prefeito Dr. Paulo Henrique esteve presente e falou sobre a importância da realização do evento. “O nosso trabalho junto aos piscicultores e os agricultores está apenas começando. Estivemos na SDR, no SEBRAE e vamos trazer muitas outras parcerias para o nosso município. Queremos estar acompanhando e incentivando todos os agricultores e piscicultores de nossa cidade. Temos uma equipe preparada na Agricultura e tenho certeza que vamos colher bons frutos”, destacou.

O secretário de Agricultura, José Wilson, avaliou de forma positiva a parceria. “É um projeto muito bom onde estamos buscando envolver as pessoas e trazer mais conhecimento o que é bastante importante para o desenvolvimento do nosso município. A associação dos piscicultores foi renovada, já sabemos que temos um grande potencial na área e estaremos trabalhando para fortalecer isso cada vez mais. Neste seminário os piscicultores e os agricultores poderão conhecer várias oportunidades de parcerias para os seus negócios”, frisou.

SEMINÁRIO

Dentro da programação do Seminário, os participantes estão prestigiando palestras sobre os custos de se produzir no campo, palestras sobre a importância da participação do jovem na agricultura familiar e ainda palestras e capacitação sobre as práticas dentro da piscicultura. Dentro da programação também está sendo ofertado aos donos de bares e restaurantes aulas práticas (na Creche Tio Carlos Monteiro) sobre os cortes e preparação de peixes.

17 de agosto de 2017

SEMASC realiza entrega de kits de construção para famílias carentes

Kits fazem parte dos benefícios eventuais que os cidadãos tem direito

Na tarde de hoje a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) esteve visitando e realizando entrega de kits de construção para algumas famílias carentes na zona urbana de União. O prefeito, Dr. Paulo Henrique, e a secretária, Martina Costa, acompanharam as entregas.

Na etapa de entregas realizada hoje, foram beneficiadas: Maria de Fátima Rocha, residente na Rua Benedito Moura (Bairro São Judas); Raimundo Braz, residente no Loteamento Pierote e Maria Alves Costa Sousa, residente na Rua Santa Helena (Bairro São Judas).

“Os kits fazem parte dos Benefícios Eventuais que a Assistência Social garante aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Fizemos o cadastramento de algumas famílias, através dos CRAS e constatamos esta necessidade. Agora estamos visitando, realizando a entrega deste kit que é uma ajuda para garantir uma moradia mais digna e também conversando com essas famílias, explicando sobre os direitos que cada cidadão tem”, destacou a secretária Martina Costa.

Para Maria Alves, o benefício é de grande ajuda e veio na certa. “Há tempos eu tinha o desejo de melhorar a minha casa, pois no período da chuva sofremos muito. Outro dia mesmo eu estava comentando aqui sobre como iria fazer isso e agora veio essa ajuda que é muito bem vinda”, comentou.

BENEFÍCIOS EVENTUAIS

Assegurando o cumprimento do artigo nº 22 da Lei Orgânica Federal 8.742/93, que estabelece que a assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, a Prefeitura Municipal de União disponibiliza de benefícios eventuais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). Para ter acesso, o cidadão precisa dirigir-se aos Centros de Referencia em Assistência Social e buscar atendimento.

Prefeitura divulga programação cultural para os Festejos de São Raimundo

Atrações regionais e locais estão na lista de eventos que acontecem entre os dias 21 e 30 de agosto

Inicia na segunda-feira (21) e segue até o dia 31 de agosto as festividades em homenagem a São Raimundo Nonato. O festejo é o mais tradicional e mais aguardado pelos unionenses. Nesta época a cidade recebe milhares de visitantes e fiéis que vem de todos os lugares para o evento.

Para este ano, a Prefeitura Municipal de União preparou uma programação cultural diferenciada que trás artistas da terra e vários artistas regionais. Ao total, serão 09 dias em que a população que participará da programação religiosa, também poderá desfrutar de shows e apresentações culturais na Praça Barão de Gurgueia e no Parque Beira Rio.

Entre os artistas confirmados para os shows da Praça, nomes como: Soraya Castelo Branco, Top Gun, Vavá Ribeiro, Waldo e Felipe, Padre Jardel e Dandinha estão na lista. O Parque Beira Rio sediará o show da cantora Walkyria Santos que já passou pelas bandas: Magníficos e Solteirões do Forró. A cantora se apresentará pela primeira vez em União, após o lançamento de sua carreira solo.

Confira toda a programação cultural:

PRAÇA BARÃO DE GURGUEIA

21/08 – SEGUNDA-FEIRA
- Pe. Jardel e Banda
- Orquestra Sinfônica de Teresina
- Coral dos Vaqueiros de União
22/08 – TERÇA FEIRA
- Versante
- Cássio Bruno
23/08 – QUARTA-FEIRA
- Sebastião Cadete
- Waldo e Felipe
24/08 – QUINTA-FEIRA
- Chico Fogueteiro
- Vavá Ribeiro
25/08 – SEXTA-FEIRA
- Corpus Conti
- Top Gun
26/08 – SÁBADO
- Onofre Neto
- Dandinha e Banda
27/08 – DOMINGO
- Irla Milena
- Soraya Castelo Branco
28/08 – SEGUNDA-FEIRA
- Quântica
- Jô Ribeiro
29/08 – TERÇA-FEIRA
- Isaac do Acordeon
- João Claudio Moreno
30/08 – QUARTA-FEIRA
- Amanda Nattyele
- Léo Dias

PROGRAMAÇÃO BEIRA RIO

29/08 – TERÇA-FEIRA
- Forró da Mala – Participação de Glauber Rocha
- Walkyria Santos

*Outras atrações ainda poderão ser divulgadas nos próximos dias.

16 de agosto de 2017

Olimpíadas escolares movimentam escolas da rede municipal

Evento segue até sexta-feira (18) no Ginásio de Esportes

Realizou-se na noite desta terça-feira (15) a abertura da 3ª edição das Olimpíadas Escolares de União. O evento que atraiu milhares de pessoas e contou com a participação das escolas da rede municipal aconteceu, após as 18:00hs, no Ginásio de Esportes “O Pindungão”. O evento segue até sexta-feira (18).

Durante a abertura as escolas de União realizaram desfile, hasteamento das bandeiras e apresentações. A secretária de Educação, Edinalva Freitas, destacou o empenho das escolas na realização do evento. “É um evento que se tradicionalizou e que incentiva a prática dos esportes em nossas escolas. Nós da educação não temos medido esforços para estarmos sempre perto e acompanhando de perto o cotidiano nas escolas”, frisou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, saudou as escolas participantes e falou aos presentes. “Vejo aqui muitos jovens com um futuro maravilhoso, temos bons exemplos aqui. O esporte é uma coisa muito importante na vida de cada um de nós, é através dele e juntamente com a educação que podemos ter mais qualidade de vida. Quero dizer que estamos investindo muito na educação e tenho certeza que nossa educação será cada dia melhor, pois estamos trabalhando juntos e empenhados. Faremos adequações neste Ginásio e deixaremos ele apto a receber qualquer campeonato do Piauí”, informou.

O vice-prefeito, Lauro Nery, destacou a importância da prática de esportes que tem sido incentivada através das olimpíadas. “Parabenizo o trabalho da Secretária Edinava, esta mulher guerreira que tem trabalhado muito pela educação de nossa cidade. Parabenizo a todas as escolas envolvidas e quero dizer que o esporte deve estar envolvido sim em todas as atividades das escolas, pois o esporte é vida e União é terra de grandes atletas”, destacou. 

11 de agosto de 2017

SANTA HELENA: Equipe define últimos detalhes para entrega das casas

Em reunião na Caixa, equipe da gestão tratou dos detalhes finais e casas podem ser entregues ainda este mês

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de União em exercício, Lauro Nery; o procurador do município Pedro Costa e o chefe de gabinete, Sérgio Motta estiveram reunidos com a equipe do setor de habitação da Caixa Econômica, em Teresina. A principal pauta da reunião foi a definição de detalhes finais para a entrega das casas do Residencial Santa Helena aos respectivos donos.

De acordo com o gerente executivo de habitação, Gustavo Franco, o Residencial deverá ser entregue ainda este mês. “Estamos em tratativas finais para que a entrega seja realizada o mais rápido possível, ainda este mês. Cada casa vem com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e creio que atenderá a todas as famílias que vão residir lá”, disse.

O prefeito em exercício, Lauro Nery, fez avaliação positiva sobre a reunião. “Sabemos da pressa das famílias contempladas em receber as suas casas, muitas ainda pagando aluguel, mas quero dizer que estamos empenhados e que está muito perto a realização da entrega das chaves. Estamos acertando detalhes finais e creio que ainda este mês, através da CAIXA, estaremos realizando a entrega das casas”, destacou.

Em seguida, a equipe esteve fazendo uma visita ao Residencial e acompanharam de perto o trabalho da equipe que realiza a limpeza de todo o espaço. “O residencial está de fato concluído. Cobramos agilidade junto ao Ministério das Cidades sobre a confirmação da data para a realização da entrega. Estamos dependendo apenas desta confirmação que pode sair a qualquer momento”, destacou Lauro.

10 de agosto de 2017

07 de agosto de 2017

Em reunião, equipe define mudança de nível de servidores da educação

Secretária explicou como será realizado o procedimento

Na manhã desta sexta-feira (04), foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de União entre a secretária de Educação, Edinalva Freitas; o procurador do município, Pedro Costa e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de União. O encontro foi realizado com o objetivo de discutir a implantação da mudança de nível dos servidores e analisar a implantação de algumas reivindicações.

De acordo com a secretária, Edinalva Freitas, algumas das reivindicações já estão sendo atendidas e a mudança de nível também começará a acontecer. “Estamos reunidos discutindo e o que for de direito dos servidores será atendido, esta é uma vontade do nosso gestor. Algumas das reivindicações já estão sendo implantadas, como por exemplo, a ajuda de transporte aos servidores que não recebiam”, explicou.

Edinalva explicou ainda como será feita a mudança de nível dos servidores. “Após a análise, será dado um parecer favorável e de acordo com a documentação exigida estaremos implantando ainda este mês. Esta mudança de nível, infelizmente não atenderá a todos logo de início, mas grande parte dos servidores serão contemplados. Faremos a mudança proporcionalmente de acordo com o que estiver ao alcance da prefeitura também. Estamos analisando o que de fato é de direito e queremos estar buscando a valorização do seu trabalho”, destacou.

05 de agosto de 2017

CAIXA informou a prorrogação da primeira parcela de Residencial

Beneficiários do Residencial Santa Helena só precisam começar a pagar este mês

Esta semana a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL informou à Prefeitura de União sobre a prorrogação do vencimento do boleto da primeira parcela dos beneficiários do Residencial Santa Helena em União. 

O motivo do adiamento se dá por conta da não entrega das casas antes do prazo de vencimento da primeira parcela. A Caixa informou ainda que, quem já tiver realizado o pagamento,  o valor ficará como crédito para abater a próxima prestação a vencer.

A Prefeirura informa que está aguardando a liberação do Ministério das Cidades para divulgar uma data para entrega das chaves.

CONFIRA O COMUNICADO DA CAIXA À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA:


À Secretaria de Assistência Social de União


Senhora Secretária


1.            Informamos que a CAIXA prorrogou o vencimento do boleto referente a primeira parcela dos beneficiários do Residencial Santa Helena, localizado nesse município de União-PI, devido a não entrega do empreendimento antes do vencimento da primeira prestação.


2.            Os procedimentos operacionais já foram realizados e, caso algum beneficiário tenha realizado o pagamento, este valor ficará como crédito para abater a próxima prestação a vencer ou ser restituído em dinheiro ao beneficiários na agência da CAIXA, caso o mesmo prefira receber em numerário.


Atenciosamente


Reginaldo Rêgo de Carvalho


Coordenador – GIHAB/TE


Alvaro Gustavo da Silva Franco


Gerente – GIHAB/TE

04 de agosto de 2017

Lauro Nery toma posse como prefeito interino de União

Dr. Paulo Henrique informou que irá se ausentar por 05 dias uteis para realizar visitas técnicas na Colombia

Em mais uma etapa na busca pela realização de um projeto de grande alcance social para União, o prefeito Dr. Paulo Henrique, informou que estará se ausentando do município por 05 dias úteis. O gestor visitará as cidades de Medelín e Bogotá, na Colômbia, a serviço do município. Com isto, o prefeito realizou no final da tarde desta sexta-feira (04) a posse de Lauro Nery (vice-prefeito), que assume interinamente a prefeitura.

O gestor informou que o objetivo da viagem às duas cidades é para a realização de visitas técnicas aos órgãos ligados a segurança pública, saúde e assistência social das referidas cidades, que são referências na diminuição da criminalidade. “Todos sabem do nosso desejo de trazer para União um centro como o Compaz, de Recife (PE). É através deste projeto que concretizaremos ações preventivas ligadas a Saúde, Assistência Social entre outras... Por isto esta visita é de fundamental importância, iremos conhecer de perto como foi feito por lá”, destacou.

Durante a solenidade de posse o novo prefeito, Lauro Nery, falou aos presentes e disse que comandará o executivo com muita responsabilidade. “Quero dizer a vocês que recebo com muita responsabilidade este cargo. Me sinto preparado, desde que aceitei compor com o Dr. Paulo Henrique, eu firmei o compromisso de estar preparado para o que precisassem. Digo ainda que nos dias em que estarei à frente da prefeitura, darei continuidade ao trabalho do Dr. Paulo Henrique e sei que sua viagem é em busca de conhecimento, para trazer projetos para União”, destacou.

A solenidade contou com a presença dos vereadores: Orcivane Coelho, Alderico Cunha, Franklandy, Mascarenha e Eliane Costa. Também participaram do momento solene os secretários: Dra. Anne Costa (Saúde), Edinalva Guimarães (Educação), Marcílio Evelin (Administração), Sérgio Motta (Gabinete), Leonardo Meneses (Finanças) e Dr. Pedro Costa (Procuradoria Municipal).

Polícia Militar prende três acusados de roubo de câmeras

Acusado de roubo e receptação já possuem várias passagens pela polícia.

Na noite desta sexta-feira (04), a PM da 2ª Cia / 16º BPM de União, prendeu três homens, acusados de roubo e receptação de câmeras de monitoramento. Após prisão de dois acusados foram encontra  duas câmeras, todos foram levados pra delegacia e encaminhados para central de flagrantes em Teresina.

Fotos: Ossian Mello.

DE acordo com Capitão Luz, os acusados Anderson da Silva, o "Burrão", e o José de Sousa Silva, O "Bizica", estão sendo acusados de roubos das câmeras de monitoramento, já o acusado Tiago Nunes Sousa de 27 anos, por receptação das câmeras. 

Após prisão dos mesmos a Polícia Militar chegou até o local onde estavam os produtos. Com um dos acusados, foi encontrado duas pedras de crack. 

03 de agosto de 2017

Em solenidade, prefeitura empossa 42 professores aprovados em concurso

Concurso foi realizado em 2015, agora os profissionais foram convocados e lotados

Durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (03) no auditório da UESPI de União, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação empossou 42 professores que foram aprovados em concurso realizado no ano de 2015.

O prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, participou do evento e deu as boas vindas aos novos professores. “Logo que assumi, informei ao grupo dos concursados que estaríamos trabalhando e que chamaríamos. Hoje estamos cumprindo mais este compromisso que foi feito e acreditando no trabalho de vocês. Esse compromisso na verdade é com a nossa educação, esperamos que vocês possam contribuir bastante com desenvolvimento dela”, destacou.

A secretária de Educação, Edinalva Guimarães, falou sobre o evento. “Ver a felicidade destes professores é muito importante e gratificante. É uma conquista e uma meta do nosso prefeito que desde que assumiu a gestão vinha priorizando esta ação. Vamos renovar os contratos por 60 dias de alguns seletistas. Estamos felizes por participar deste momento especial para nós e para eles”, comentou.

Francisco Mendes, que foi aprovado, convocado e dará aula no povoado São Joaquim, falou sobre a satisfação da realização de um sonho.  “É uma luta que não vem de ontem, mas graças a Deus o Dr. Paulo Henrique nos escutou. Quando fui conversar com ele, lá atrás, eu vi no seu olhar o olhar de um homem... Falamos e ele garantiu que se estivéssemos dentro da lei, seriamos chamados. Na minha vida isso significa muita mudança e a gente vai poder compartilhar todo esse conhecimento que adquirimos nos estudos aos nossos alunos. Só temos a agradecer ao prefeito pelo trabalho e por estar tratando com seriedade a nossa educação”, destacou. 

OBRAS: Prefeitura incia recapeamento asfáltico de vias na cidade

Gestor e equipe estiveram acompanhando a obra no início da tarde desta quinta (03)

Teve início na manhã desta quinta-feira (03) o recapeamento asfáltico que vai atender várias vias em União. A obra está sendo iniciada pela Rua 15 de Novembro e faz parte da operação Tapa Buracos, que está sendo realizada no município, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras.

Ao total serão utilizados 480 toneladas de asfalto para a recuperação de ruas como a 15 de Novembro, Rua 7 de Setembro e Benedito Rego. Parte da Rua 15 de Novembro (trecho que vai da Rua José Moita até a Rua 7 de Setembro, passando por frente a U. E Murilo Braga) também receberá asfaltamento. Atualmente a rua não tem pavimentação e receberá asfaltamento pela primeira vez.

Durante o início da tarde o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o vice-prefeito, Lauro Nery; a vereadora, Eliane Costa; o secretário de Obras, Cícero Cunha e o chefe de Gabinete, Sérgio Motta, estiveram visitando o local e acompanhando de perto a realização dos trabalhos.

Gestor destacou que obra recupera trecho bastante movimentado da cidade. “Estamos recuperando este trecho, pois sabemos que há um fluxo muito intenso de trânsito, até porque quem vai pra Miguel Alves, pra Novo Nilo e pra alguns bairros de União passa por aqui. Isso é apenas o começo, é parte de um projeto que se estenderá por outras ruas da cidade”, destacou o prefeito.

O prefeito também elogiou a qualidade do asfalto que está sendo colocado. “Estamos vendo que é de qualidade e por isso mesmo vai durar bastante. Devo destacar ainda que esta obra, de grande importância está sendo feita logo no início de nossa gestão. Eu pedi a todos a compreensão e paciência e agora os trabalhos estão começando com força total”, frisou.