• assinatura jornal

Notícias União

01 de dezembro de 2017

NOVO NILO: Saúde realiza ações preventivas em alusão ao Novembro Azul

Comunidade participou de palestra e campeonato de baralho

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde do Povoado Novo Nilo mais uma ação preventiva em alusão ao Novembro Azul. Na oportunidade a equipe de Saúde da Família, sob coordenação da enfermeira Margarete Rodrigues promoveu palestra sobre o câncer de próstata, ministrada pela Dra. Layane Cavalcante.

Durante o evento houve ainda campeonato de baralho com premiações e distribuição de brindes aos participantes. A ação também contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, da secretária de Saúde, Dra Anne Costa, da coordenadora da rede cegonha, Vizandra Santos e a coordenadora de tuberculose e hanseníase Carolina Braz, além de vários profissionais da Saúde e da comunidade em geral.

Para a secretária de Saúde, Dra Anne Costa, prevenir é a melhor solução. “Estamos felizes com os resultados deste projeto que vem sendo desenvolvido aqui pela equipe de Novo Nilo. Desta vez unimos a atividade lúdica e a parte preventiva em alusão ao Novembro Azul, para conscientizarmos sobre a importância da realização do exame da próstata tanto o PSA e o toque, evitando assim o câncer de próstata que infelizmente tem o alto índice no Piauí".

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, ressaltou os projetos que a gestão pretende desenvolver na região. “Sabemos que Novo Nilo, Divinópolis  e David Caldas são regiões grandes que merecem mais investimento e queremos trabalhar isto. Já solicitei ao pessoal da Agricultura um apoio para que possamos abrir um leque de opções de renda para as famílias. E sobre o evento é importante parabenizar mais uma vez a equipe da Saúde pelo empenho e pela dedicação que temos visto aqui, com a população de Novo Nilo”, frisou.

A enfermeira Margarete Rodrigues falou sobre as atividades realizadas dentro do projeto Amigos do Coração. “O projeto está sendo desenvolvido e atualmente atende 93 idosos. A horta comunitária vai começar a funcionar e muitos idosos, incentivados pelo projeto estão fazendo suas hortas em casa. A equipe da Academia de Saúde está promovendo aulas de zumba de segunda e quarta na quadra, nos demais dias tem aulas com o professor Manoel. Os idosos também estão tendo acompanhamento com fisioterapeuta e, além disso, iremos realizar um projeto voltado ao tabagismo, para que possamos levar mais pessoas a se livrarem do vício de fumar”, explicou.

30 de novembro de 2017

23 de novembro de 2017

13 de novembro de 2017

Atletas da V Olimpíadas Escolares recebem medalhes em União

Solenidade entrega de medalhas incentivou alunos a prática do esporte

Na manhã deste sábado (11), alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino do município de União, participaram da solenidade de entrega de medalhas da V Olimpíadas dos Jogos Escolares, a cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Paulo Henrique, Secretária de Educação Professora Edinalva Freitas, Secretário de Esportes Sr. França e vereadores Franklandy  , Mascarenha e Pedro Gomes.

O V Jogos Escolares contou com a participação de mais de 300 alunos da rede municipal de ensino, com as principais modalidades com voleibol, socyte, queimada e outros. Na ocasião houve a entrega de medalhas aos alunos destaques dos jogos e premiação para a escola que mais foi vencedora. 

A professora Edinalva Freitas, agradeceu o empenho dos professores e diretores de cada escola para que o evento acontecesse da melhor forma, reconhecendo que houve algumas falhas que serão corrigidas nas próximas olimpíadas. Agradeceu ainda o apoio e confiança total do prefeito Dr. Paulo Henrique, que acreditou no trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação.

O prefeito Dr. Paulo Henrique aproveitou a cerimônia para relatar que o ensino de União deverá passar por mudanças no ano 2018, mudanças essas que tem como objetivo de melhorar a educação do município e mostrar avanços nos resultados do IDEB, ressaltou que não é possível acontecer aprendizado em sala com multisseriado. Algumas escolas que serão nucleadas e as que já estão, serão todas climatizadas com ar condicionados.

09 de novembro de 2017

Prefeitura de União promoveu caminhada Rosa/Azul

Campanha alerta mulheres e homens para prevenção do câncer, respectivamente mama e próstata.

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura Municipal de União em parceria com todas as secretarias realizou a   caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. Uma campanha de combate e prevenção do câncer de mama e próstata, que vem atingindo muitas pessoas.

A caminhada outubro/rosa tem como objetivo alertar a população da importância de se fazer exame e prevenir que o câncer de mama em mulheres e homens  e próstata nos homens. O câncer de próstata ainda é um grande desafio dos profissionais da saúde no sentido de conscientizar os homens da importância da  realização de exames para prevenção. 

O Prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou que quando o câncer já instalado, fica difícil a cura, por isso é importante a prevenção e essa caminhada é para alertar mulheres e homens a fazer a consulta preventiva ao  mastologista ou ginecologista e ao  urologista, respectivamente. Ele destacou que neste mês iniciará o urologista, já que  ginecologista mantem atendimento regular na secretaria de Saúde.  

A caminhada que contou com presença de secretários, vereadores e população, percorreu as principais ruas de União.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a previsão é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2017 o Brasil totalize 61,2 milhões de casos diagnosticados.

25 de outubro de 2017

24 de outubro de 2017

União terá plano municipal de medidas socioeducativas

Reunião com equipes das Secretarias foi realizada na manhã desta terça (24)

Na manhã desta terça-feira (24) a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) sediou uma palestra sobre medidas socioeducativas, ministrada pela assistente social, Maria Verônica, da SASC. Na ocasião, estiveram participando do evento: representantes das secretarias municipais, representantes do Conselho Tutelar, e ainda a equipe da SEMASC.

Maria Verônica explicou que o objetivo do encontro também é para, em conjunto, ajudar e orientar o município na elaboração do seu plano municipal de medidas socioeducativas. “Com isso otimizaremos recursos e também o tempo. Com isso orientamos e expomos de que é um dever de cada um ajudar, pois este trabalho requer um trabalho em conjunto.”, explicou.

Para a assistente social, o encontro promove o engajamento de vários setores do município. “Este encontro é interessante, pois precisaremos de um trabalho em conjunto com as demais secretarias. As medidas socioeducativas servem como uma prevenção para que os atos infracionais realizados por jovens não se agravem”, explicou Maria Verônica.

De acordo com a assistente social, durante a execução das medidas, o adolescente é acompanhado através do CREAS e com isso tem oportunidade de conseguir bons resultados e repensar sobre suas praticas.

Maria Verônica aproveitou para elogiar o trabalho da equipe da SEMASC, em União. “Fizemos uma visita ontem ao CREAS e aos CRAS, percebemos que todos têm um envolvimento muito grande, uma equipe muito comprometida com a vontade realmente de fazer um trabalho de qualidade”, finalizou.

17 de outubro de 2017