Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de União promoveu caminhada Rosa/Azul

Campanha alerta mulheres e homens para prevenção do câncer, respectivamente mama e próstata.

09/11/2017 21:43

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura Municipal de União em parceria com todas as secretarias realizou a   caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. Uma campanha de combate e prevenção do câncer de mama e próstata, que vem atingindo muitas pessoas.

A caminhada outubro/rosa tem como objetivo alertar a população da importância de se fazer exame e prevenir que o câncer de mama em mulheres e homens  e próstata nos homens. O câncer de próstata ainda é um grande desafio dos profissionais da saúde no sentido de conscientizar os homens da importância da  realização de exames para prevenção. 

O Prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou que quando o câncer já instalado, fica difícil a cura, por isso é importante a prevenção e essa caminhada é para alertar mulheres e homens a fazer a consulta preventiva ao  mastologista ou ginecologista e ao  urologista, respectivamente. Ele destacou que neste mês iniciará o urologista, já que  ginecologista mantem atendimento regular na secretaria de Saúde.  

A caminhada que contou com presença de secretários, vereadores e população, percorreu as principais ruas de União.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a previsão é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2017 o Brasil totalize 61,2 milhões de casos diagnosticados.

Fonte: ASCOM
Mais sobre: