Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega chega ao Brasil

Policiais federais fizeram a segurança no aeroporto. Não houve protestos

23/08/2017 08:30

A ex-procuradora-geral da Venezuela Luisa Ortega Díaz desembarcou em Brasília pouco antes da meia-noite desta quarta (23) para participar de um encontro de chefes dos ministérios públicos dos países do Mercosul, que será realizado na sede da PGR (Procuradoria-Geral da República). Ortega viajou da Colômbia, para onde fugiu depois de deixar Caracas alegando perseguição da ditadura de Nicolás Maduro, que a destituiu. Ela chegou acompanhada pelo marido e dois assessores.

Ao desembarcar, Ortega não deu entrevista. Disse que falará durante o evento na PGR sobre a atuação da Odebrecht em seu país, a corrupção na Venezuela e sua situação após a destituição do cargo de procuradora-geral.

O secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR, o procurador da República Vladimir Aras, acompanhou a chegada de Ortega a Brasília. Policiais federais fizeram a segurança no aeroporto. Não houve protestos.

Segundo Aras, Ortega participará do evento na PGR como convidada da delegação brasileira, sem representar nenhum país. Isso porque, segundo o procurador, a Venezuela está suspensa do Mercosul devido à cláusula democrática vigente entre os países do bloco.

Destituída de seu cargo no dia 5 de agosto, Luisa Ortega e seu marido, o deputado Germán Ferrer, deixaram o território venezuelano e chegaram a Bogotá na sexta-feira (18). Na véspera da fuga, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), controlado pelo regime de Nicolás Maduro, havia decretado a prisão de Ferrer, acusado de liderar uma rede de extorsão a empresários.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: