Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Isenção da taxa do Enem 2023 pode ser solicitada a partir de hoje (17); saiba como

Prazo vai até o dia 28 de abril. Participantes também têm até o dia 28 para justificar a ausência no Enem 2022.

17/04/2023 10:10

A partir de hoje (17), está aberto o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificar a ausência na edição de 2022. Esse processo pode ser feito até o próximo dia 28 de abril, segundo o calendário do Inep. As solicitações podem ser feitas através da Página do Participante.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e/ou justificar a ausência na edição de 2022, o participante deve informar o número de seu CPF e sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefones válidos.


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quem pode solicitar isenção na taxa do Enem 2023?

  • Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023:
  • Participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Também tem 
  • O inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada
  • Quem tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
  • Participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda com inscrição no CadÚnico.

No caso de participantes com cadastro do CadÚnico, deve ser informado o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Quem pode justificar ausência no Enem 2022?

A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2023. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

É importante lembrar que a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante no período de 6 a 16 de junho.

Mais sobre: