Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Palestinos são presos após conflito com direita anti-imigração em SP

Entre os presos está Hassan Zarif, proprietário do restaurante Al Janiah, no Centro.

03/05/2017 08:49

Homem é detido na Avenida Paulista, em São Paulo, após confronto durante protesto de contrários e favoráveis à Lei de Migração no Brasil na noite de terça-feira (2) (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)
Homem é detido na Avenida Paulista, em São Paulo, após confronto durante protesto de contrários e favoráveis à Lei de Migração no Brasil na noite de terça-feira (2) (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)

Seis pessoas foram presas, entre elas, palestinos, na noite desta terça-feira (2) após protestarem contra um ato dos movimentos Direita São Paulo e Juntos pelo Brasil na Avenida Paulista. Os grupos de direita faziam uma manifestação contra a Lei de Migração, aprovada no Senado. Cerca de oito pessoas ficaram feridas.

Entre os presos está o palestino Hasan Zarif, proprietário do bar Al Janiah, no Centro de São Paulo, e líder do movimento Palestina para Tod@s.

Eles foram encaminhados para o 78º Distrito Policial, nos Jardins. Segundo a página do Al Janiah no Facebook, a Polícia Militar impediu o acesso de advogados à delegacia. Dos seis detidos, dois foram liberados na madrugada desta quarta-feira (3). Os advogados afirmaram que demoraram quase cinco horas para ter acesso aos presos.

A PM ainda não explicou o motivo da detenção. Um amigo de Hasan, em vídeo gravado e postado no Facebook, disse que o sírio Nur, funcionário do restaurante, também foi detido, mas como estava muito ferido foi levado a um pronto-socorro.

“Aparentemente foi feita uma armação contra eles. Eles estavam na Avenida Paulista, no começo da noite, diante de uma manifestação de elementos ultradireitistas, que faziam um protesto contra a lei dos imigrantes, lei que é inclusive de autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB) atual ministro das Relações Exteriores", diz o vídeo.

"Esses elementos inconformados com essa lei promoviam uma manifestação de ódio e certamente incomodou o Hasan. Essas pessoas de ultradireita estão acusando Hasan e os militantes antifascistas de os terem agredido. O que pelo que conhecemos de Hassan, do Nur, e das outras pessoas, é uma completa mentira. Nur está bem, foi ferido no nariz", disse.

Segundo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o único dos detidos que não vai para audiência de custódia é o sírio, que é de competência da Polícia Federal.

Segundo o movimento Direita São Paulo, eles foram atacados enquanto protestavam na Avenida Paulista. O ato gritava contra a 'islamização do Brasil" e os manifestantes seguravam faixas escritas "Aloysio Nunes [minsitro das Relações Exteriores] traidor" e pediam pela "soberania".

Ponto a ponto

Saiba abaixo o que diz o projeto que segue para a sanção do presidente Michel Temer:

O texto regula a entrada e estada no Brasil dos migrantes e visitantes, e estabelece diretrizes para as políticas públicas voltadas para esse público;

O projeto prevê que os princípios da política migratória brasileira serão pautados pelos direitos humanos, repúdio à xenofobia, ao racismo e à não criminalização da imigração;

A proposta também estabelece que as políticas deverão levar em conta a igualdade com os nacionais e o acesso aos serviços públicos de saúde, de assistência e de Previdência Social;

Além disso, atualiza a legislação brasileira em relação ao asilo e também prevê medidas de proteção à pessoa apátrida;

O migrante que tiver em situação grave, poderá ter um prazo menor para apresentar a defesa, garantindo, assim, de forma mais rápida, a regularização.

Fonte: G1
Mais sobre: