Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PDT pedirá cassação de Jucá ao Conselho de Ética, diz senador

Para Telmário Mota, caso do ministro é mais grave que o de Delcídio. Em gravação, Romero Jucá sugere 'pacto' para barrar a Lava Jato.

23/05/2016 13:37

O senador Telmário Mota (PDT-RR) informou nesta segunda-feira (23) que o PDT pedirá ao Conselho de Ética do Senado a cassação do mandato do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Mota, que é o primeiro vice-líder do partido na Casa, argumentou que Jucá tentou obstruir o trabalho da Justiça.

Jucá, que foi nomeado ministro do Planejamento do governo do presidente em exercício Michel Temer, aparece em diálogo divulgado pelo jornal "Folha de S.Paulo" sugerindo ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um "pacto" para tentar barrar a Operação Lava Jato. As conversas ocorreram em março deste ano, mas as datas dos diálogos não foram divulgadas.

Na manhã desta segunda, Jucá disse que permanecerá no comando Ministério do Planejamento enquando gozar da confiança do presidente. Ele também afirmou que não tem “nada a temer” e que “não deve nada a ninguém”.

“Estamos vivendo uma situação extremamente delicada no país, que vive crise política, econômica, e mais uma vez um senador da República está envolvido em tentar obstruir o trabalho da Justiça brasileira. O procedimento do senador Jucá foi igual ao procedimento do senador [cassado] Delcídio [do Amaral] e isso está nos impulsionando a entrar com representação no conselho de ética contra o mandato do senador Romero Jucá”, afirmou.


Senador Telmário Mota (PDT-PR) (Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado)

Em seguida, Telmário Mota disse que a fala de Jucá é “mais grave” que a do senador Delcídio do Amaral, que teve seu mandato cassado neste mês, por tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato ao oferecer R$ 50 mil mensais à família de Nestor Cerveró para tentar convencer o ex-diretor da Petrobras a não fechar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF).

“A fala do senador Jucá é mais grave que do Senador Delcídio, porque o Delcídio queria proteger um possível delator. Romero quer parar a Operação Lava Jata. A propostA dele é neutralizar a Justiça brasileira, fazer um pacto para ela não cumprir com seu dever constitucional”, afirmou.

O G1 confirmou com a cúpula do PDT a intenção de entrar com representação no Conselho de Ética. A iniciativa de pedir a cassação do mandato de um senador no Conselho de Ética pode partir de um partido político com representação no Congresso Nacional ou da Mesa Diretora do Senado, de acordo com o regimento.

A data para apresentação do requerimento ainda não foi confirmada, mas há uma previsão de que ocorra nesta terça-feira (24).

Impeachment

Telmário Mota lembrou que Jucá assumiu a presidência do PMDB em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e disse que ele foi "o grande articulador" desse processo.

"É gravíssima essa posição dele e todo mundo sabe que o Romero foi o grande articulador desse impeachment. Ele assumiu o PMDB, conduziu esse processo de forma a chegar a essa celeridade que teve e agora está como ministro", disse.

Fonte: G1
Mais sobre: