Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

11 políticos são presos por compra de voto ou boca de urna no Piauí

Polícia apreendeu nove armas, entre revólveres, espingarda e pistola. Secretário Fábio Abreu, diz que apreensões não indicam formação de milícias

03/10/2016 12:47

A Secretaria de Segurança divulgou um balanço parcial do número de prisões envolvendo candidatos nas eleições municipais, devido a crimes como compra de votos e boca de urna. Ao todo, 11 foram presos e um foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimento. Todos estão em liberdade, após pagarem fiança.

Em Ribeiro Gonçalves, o prefeito Agamenon Pinheiro e o vice Cristovam Santos foram presos e autuados por compra de votos, mas liberados mediante pagamento de fiança. Em Fartura do Piauí, um candidato a prefeito foi conduzido à delegacia, ouvido e liberado em seguida. Em Barreiras do Piauí, um candidato foi presos e autuado por compra de votos. Os nomes não foram revelados pela polícia.

Já em Miguel Alves, Altos, José de Freitas e Sigefredo Pacheco, outros candidatos foram presos por compra de votos. Em Castelo do Piauí, o prefeito José Maia foi indiciado pelo mesmo motivo. Em Oeiras, um candidato foi preso fazendo boca de urna e responderá a processo em liberdade.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Ao todo, 52 pessoas foram conduzidas para delegacia, em ocorrências envolvendo 28 cidades do interior do Piauí. Além dos políticos, três pessoas foram presas por transporte ilegal de passageiros e 21 por compra de votos. Outras 16 pessoas foram ouvidas e liberadas em seguida.

A polícia apreendeu nove armas, entre revólveres, espingarda e pistola. Segundo o secretário Fábio Abreu, tais apreensões não indicam formação de milícias, como havia sido especulado. "Os policiais foram encaminhados com antecedência, apuraram as informações que eram repassadas, e isso fez com que as possibilidades de acirramento fossem contidas. Nós fizemos uma surpresa e acredito que as apreensões estão relacionadas a isso, até porque os presos não têm qualquer perfil de envolvimento com esses grupos de milícias", explica o secretário.

De acordo com o delegado-geral, Riedel Batista, todas as ocorrências policiais serão agora encaminhadas para a Justiça Eleitoral e ao Ministério Público, que vão analisar os processos e dar prosseguimento a ele. O GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), também está atuando nas investigações dos casos de crimes eleitorais e mais ocorrências com relação ao pleito ainda podem surgir, aumentando a estatística já apresentada.

Ocorrências do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros atuou na segurança das eleições com um efetivo de 69 militares e registou  41 ocorrências. Para o comandante da corporação, coronel Carlos Frederico, o número de chamados não fugiu ao que se enfrenta rotineiramente. Ele menciona um acidente automobilístico registrado em Beneditinos, em que uma pessoa veio a óbito,.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que houve uma reduzida também nos registros de foco de incêndio, muito comuns neste período do ano. Em Teresina, foram recebidos dois chamados de fogo em vegetação e terrenos baldios no domingo, e uma ocorrência de fogo em São Raimundo Nonato, que foi controlada com a ajuda da Secretaria de Meio Ambiente. "Do ponto de vista nosso foi uma eleição tranquila", finaliza o comandante.


Por: Nayara Felizardo e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: