Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova aplicação das provas do concurso da PM-PI ocorrerá no dia 2 de julho

Nucepe vai contratar uma banca de fora do estado para executar a 1ª etapa do certame. As demais etapas permanecem sob sua responsabilidade.

23/05/2017 12:27

O coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, informou nesta terça-feira (23) que deverá ser realizada no dia 2 de julho a nova aplicação das provas objetivas do concurso destinado ao preenchimento de 400 vagas de soldado.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada ao meio-dia, no Quartel do Comando Geral da PM-PI. Na ocasião, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, também informou que o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) irá contratar uma empresa para executar esta primeira etapa do certame.


Nouga Cardoso, reitor da Uespi (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

Vinculado à universidade, o Nucepe foi bastante criticado depois que a Polícia Civil confirmou o vazamento de questões da prova aplicada no último domingo, o que resultou em seu cancelamento.

O órgão já entrou em contato com três organizadoras de concursos de fora do estado, e a promessa do reitor é que até a próxima semana a banca seja escolhida.

O coronel Carlos Augusto ressalta que apenas a elaboração da prova será feita por outra banca, permanecendo sob responsabilidade do Nucepe a realização das outras quatro etapas do concurso público. "Essa prova será elaborada por outra instituição, através de um convênio com o Nucepe, exatamente para acabar com essa suspeita. Por isso, nós tomamos a decisão de anular a aplicação que ocorreu no último domingo. Nós ressaltamos que a orientação do governador é para que a gente possa adotar todos os meios necessários para garantir a lisura do concurso", destacou o coronel Carlos Augusto.


Coronel Carlos Augusto, comandante da PM-PI (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

O reitor Nouga Cardoso ressaltou que, até o momento, a Polícia Civil não identificou a participação de funcionários do Nucepe no vazamento da prova que foi aplicada no último domingo. "O que temos, realmente, é a afirmação categórica [da Polícia Civil] de que os levantamentos realizados até aqui em nada implicam agentes públicos da Universidade Estadual do Piauí. A conclusão do inquérito é que vai apontar como ocorreu o vazamento das questões", afirmou o reitor.

Por: Cícero Portela e Nayara Felizardo
Mais sobre: