Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus anula concurso de agentes penitenciários e nova prova será realizada

Anulação corresponde à primeira etapa do concurso. Nucepe tem até 15 dias para apresentar novo calendário

13/01/2017 13:54

A Secretaria de Justiça do Piauí anulou a primeira etapa do concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de agente penitenciário. A etapa corresponde às provas escrita e dissertativa. A portaria com a decisão foi publicada ontem (12).

A anulação foi feita após parecer da Procuradoria geral do Estado, em razão da comprovação, pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), da prática de ilícitos por parte de candidatos que realizaram as provas.

A portaria determina que os candidatos inscritos terão seus direitos resguardados, podendo participar das novas provas objetiva e dissertativa, sem nenhum prejuízo. As demais etapas do concurso público serão mantidas.

Ainda de acordo com a portaria, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), entidade organizadora do concurso, terá o prazo de 15 dias para divulgar o novo Anexo I (Cronograma de Execução), com nova data de aplicação das provas e das outras etapas do certame.

A portaria aguarda publicação no Diário oficial do Estado do Piauí. O concurso é destinado à classificação de 400 candidatos (360 na ampla concorrência e 40 pessoas com deficiência). O salário inicial é de R$ 5.966,14. De acordo com a Secretaria de Justiça, 75 classificados serão chamados imediatamente.

Entenda

No dia 18 de setembro, quatro pessoas foram presas pela Polícia Civil durante a aplicação da prova, dentre as quais o advogado Evilásio Rodrigues de Oliveira, que já havia sido preso anteriormente, durante a Operação Véritas, acusado de ser um dos integrantes de uma organização criminosa que tentou fraudar o concurso do Tribunal de Justiça, em dezembro de 2015.

Segundo o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), duas pessoas foram presas por fraude comum, ao serem flagradas com "colas", e as outras duas por estarem com gabaritos, incluindo o advogado e Evilásio Rodrigues e uma mulher. 

Fonte: Sejus
Mais sobre: