Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uespi lança edital para concurso de professor; inscrições começam dia 6

A prova escrita acontecerá no dia 28 de janeiro. Uespi quer professores em sala de aula no segundo semestre de 2018; veja o edital

27/10/2017 11:47

Está lançado o edital do concurso que vai ofertar 197 vagas para professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no gabinete da reitoria do Palácio Pirajá. As inscrições para o certame começam no dia seis de novembro e vão até o dia 7 de dezembro. A prova escrita acontecerá no dia 28 de janeiro. O edital prevê ainda a prova didática e de títulos.


Ailma do Nascimento, presidente da Comissão Geral do Concurso para Docente Efetivo da Uespi (Foto: Andrê Nascimento/ODIA)

Segundo a presidente da Comissão Geral do Concurso para Docente Efetivo da Uespi e pró-reitora Ailma do Nascimento, a expectativa é de que todas as etapas do concurso estejam concluídas até o dia 18 de abril, aguardando apenas a homologação. “No segundo semestre de 2018, queremos esses professores já em sala de aula”, afirmou.

O concurso oferece vagas para todas as 26 áreas, com exceção do Centro de Ciências da Saúde em Teresina. Serão 182 professores contratados com 40 horas e 15 com 20 horas. “Embora esse número não seja suficiente para suprir todas as carências da Uespi, já vãos conseguir formar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de todos os cursos”, comemora Ailma.

O NDE é uma exigência constitucional que obriga os cursos a terem pelo menos cinco professores efetivos. Segundo a reitora em exercício Bárbara Melo, sem o Núcleo, os cursos ficam denegados, ou seja, recebem um prazo para se regularizar e, até que isso aconteça, ficam impedidos de ofertar novas vagas. Alguns dos cursos que não tinham o NDE completo estavam sem receber novos alunos desde o ano de 2015. "A realidade da Uespi hoje é de ausência desse número mínimo por curso. Agora, cada curso terá pelo menos seis professores efetivos," disse a Bárbara Melo. 


Edital 

Quadro de vagas por área 

Cronograma 


Pelo menos 13 cursos, distribuídos em diversos campi da Uespi pelo estado, apresentavam essa deficiência. A maioria dos cursos que estavam impedidos de ofertar vagas ficam em campi no interior do Piauí. "Em Oeiras, por exemplo, os cursos de Matemática, Pedagogia e Letras estão sem o número mínimo. Em Teresina, só o curso de Matemática do Campus Clóvis Moura", comenta a professora Bárbara.

Por: Nayara Felizardo e Andrê Nascimento (da Uespi)
Mais sobre: