Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Macri culpa Congresso da Argentina por impasse com Odebrecht

Empresa foi proibida de disputar licitações no país por 1 ano.

12/07/2017 16:11

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, culpou o Congresso nesta quarta-feira (12) pela falta de progresso em uma investigação de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht que vem assolando a América Latina nos últimos meses.

O atual governo argentino baniu a empresa de participar de licitações de novas obras públicas por um ano. Nesta quarta-feira, contudo, Macri disse que a Odebrecht será bem-vinda para voltar a atuar se o Congresso aprovar uma lei permitindo que o governo negocie um acordo de leniência com a empreiteira.

"No Brasil eles continuam a operar e poderiam continuar a trabalhar aqui no futuro, mas primeiro precisamos saber o que aconteceu no passado, e estamos impedidos devido à falta de um instrumento legal", disse Macri a repórteres.

Seu governo propôs um projeto de lei – que permitiria que as empresas fossem punidas por corrupção e também as habilitaria a assinar acordos de leniência em troca de colaboração com procuradores – que foi aprovado na Câmara dos Deputados em 5 de julho.

Mas Macri disse que uma cláusula essencial que permitiria os acordos de leniência foi retirada. "Por algum motivo (os parlamentares) preferem que a Odebrecht não fale", afirmou. A proposta pode sofrer novas emendas antes de ser votada no Senado.

Em dezembro a Odebrecht e a subsidiária petroquímica Braskem fizeram acordos com autoridades brasileiras, norte-americanas e suíças por uma multa recorde de US$ 3,5 bilhões. Nesse acordo, a construtora admitiu ter pago subornos a autoridades de 12 países, incluindo US$ 35 milhões na Argentina entre 2007 e 2014.

Mais sobre: