Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escola retira livro de lista devido a um conto de Rubem Fonseca

Questionamento sobre a obra foi feito por alguns pais, que julgaram o conteúdo inadequado. O texto trata de classes sociais e narra uma cena de estupro

21/01/2017 12:57

O conto O Cobrador, de Rubem Fonseca, foi o motivo da exclusão do livro paradidático Leituras de Escritor, que seria indicado durante o ano letivo para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio das Irmãs.

A obra da Editora SM, organizada pela escritora Ana Maria Machado, reúne contos dos escritores clássicos Edgar Allan Poe, Machado de Assis, O. Henry, William Somerset Maugham, Saki, Francis Scott Fitzgerald, Mário de Andrade, Virginia Woolf, Clarice Lispector, Stanislaw Ponte Preta, Julio Cortázar, Rubem Fonseca, Gabriel García Márquez e Eric Nepomuceno.

O questionamento sobre a adoção do livro foi feito por alguns pais, que julgaram o conto de Rubem Fonseca inadequado para crianças de 12 anos. No conteúdo é narrada uma cena de estupro.

No texto, o personagem principal não quer mais ser manipulado e se opõe à sociedade capitalista, deixando transparecer a luta entre as classes sociais. O rico domina pelo dinheiro, enquanto o Cobrador, representante dos excluídos sociais, domina pela violência. No conto, o personagem entra em um apartamento, amarra a empregada, somente para que ela não o atrapalhe, e violenta sexualmente a dona da casa, numa demonstração de força e poder.

Em nota enviada aos pais, o Colégio das Irmãs informa que o livro foi excluído da lista, “em face de abordagem de questionável valor educativo”. A escola ainda se comprometeu em devolver o dinheiro para quem já tivesse comprado a obra.

O Portal O DIA entrou em contato com a escola e com a editora, mas não conseguiu o posicionamento das instituições, que pediram para retornar na segunda-feira (21).

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: