Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Logosofia é o tema de palestra desta quinta no Cine Teatro da UFPI

A logosofia, que significa "ciência da razão", visa explorar os campos do autoconhecimento.

30/08/2017 18:10

"Que futuro espera a humanidade". Esse é o tema da palestra sobre Logosofia que será ministada nesta quinta-feira, 31, pela médica oftalmologista e empresária Mariza Anzanello Fontes, da Fundação Logosófica, de Florianópolis (SC). O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 19h30, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Realizada pela Fundação Logosófica, a palestra faz parte da programação comemorativa dos 86 anos de atividades da Logosofia no mundo. Na oportunidade serão apresentados conceitos originais que possibilitam uma visão panorâmica da ciência logosófica aplicado ao tema "conhecimento de si mesmo". 

Ainda durante a palestra, será mostrado que um dos pontos importantes é a reflexão. Isto porque, apesar dos enormes avanços e progresso material, há tanto sofrimento, desesperança e falta de confiança frente ao futuro. Mariza Anzanello mostrará a importância decisiva que o conhecimento tem desempenhado na trajetória evolutiva da humanidade. Ela apresentará na ocasião um novo e inexplorado campo do saber voltado a preencher as mais nobres aspirações do ser humano.

Segundo Mariza Anzanello, a temática levará ao questionamento sobre qual futuro nos espera?, entretanto, isso remeterá à revisão de conceitos para que a pessoa comece a mudar. "A medida que vou me conhecendo, vou me aperfeiçoando, aprendendo a pensar e despertando na pessoa a capacidade criadora. Respondendo perguntas do tipo, por exemplo, por que estou nesse mundo, de onde viemos e para onde vamos?" 

Ainda de acordo com Anzanello, a Logosofia leva a pessoa a entender a importância do conhecimento, o conhecer de si mesmo. "A humanidade precisa compreender isso, cada pessoa deve se dar um chance de aprofundar-se no conhecimento de si mesmo, para que melhore. E a melhor forma de si conhecer é buscar fonte de conhecimento como a Logosofia", pontua a médica Ofalmologista.

Vale ressaltar, porém, que a Logosofia é uma ciência criada pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que significa "ciência da razão" e visa explorar os campos do autoconhecimento, com a proposta de emancipar o indivíduo ao focar principalmente na identificação, classificação e seleção dos próprios pensamentos. 

Sobre a palestrante, de renome internacional, é docente da Fundação Logosófica - entidade com finalidade educativa e cultural na difusão do conhecimento da ciência -, também subdiretora da Coordenação da Divisão Internacional de Logosofia, já tendo ministrado palestras em diversas cidades bra

Por: Luiz Carlos de Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: