Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recurso de R$ 10 milhões poderá ser liberado para a Uespi a partir do dia 20

Após reunião com o ministro da Educação Mendonça Filho, o reitor Nouga Cardoso afirmou que emendas para a Uespi serão priorizadas

11/01/2017 15:26

O Ministério da Educação vai analisar um pedido de liberação de emendas no valor de R$ 10 milhões para a Universidade Estadual do Piauí. Ontem, o reitor Nouga Cardoso Batista, junto com o governador do estado, Wellington Dias (PT-PI), e com o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), visitou o Ministro da Educação, Mendonça Filho. O encontro ocorreu em Brasília

O recurso é do Fundo Nacional de Educação e poderá ser liberado através de emendas da senadora Regina Souza (PT), do senador Elmano Férrer (PTB) e dos deputados federais Rodrigo Martins (PSB) e Assis Carvalho (PT), além do ex-deputado Nazareno Fonteles (PT).

A previsão é que o recurso seja liberado a partir do dia 20 de janeiro. O Ministro Mendonça Filho garantiu que iria priorizar as emendas para a Uespi e solicitou que o pedido fosse protocolado ainda nesta quarta-feira pela administração da Universidade.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, o encontro marcou uma importante agenda da UESPI na capital federal. “Essas emendas vão nos ajudar a implementar o Plano de Desenvolvimento Institucional da UESPI, que foi apresentado este ano”, afirma.

O recurso será destinado à finalização da construção do novo campus da Uespi em Oeiras, à ampliação da Universidade em Uruçuí, bem como à aquisição de equipamentos para os espaços acadêmicos e à construção de salas de aula e áreas de convivência em vários campi.

Outro ponto destacado na reunião foi a expansão do ensino à distância no estado, através da Universidade Aberta, da qual a UESPI faz parte através do NEAD. “Essa pactuação vai nos permitir as condições de ampliar o edital do MEC, algo em torno de 25% das vagas, e também garantir que o estado, com recursos próprios, possa fazer uma expansão do ensino superior, no modelo da Universidade Aberta, para algo em torno de 60 municípios”, garantiu o governador Wellington Dias.

Sobre essa expansão, também se manifestou o reitor Nouga: “É um grande avanço no ensino superior do Piauí, uma conquista dos piauienses e a UESPI tem a grata satisfação de poder levar essa política junto com o governo do estado”.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: