Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Catalunha promove greve geral contra repressão de Madri

A Catalunha acusa o governo espanhol de intimidar os eleitores e evitar que eles votassem por meio de repressão policial que deixou mais de 800 pessoas feridas

03/10/2017 08:54

A região da Catalunha, que tenta proclamar sua independência da Espanha, amanheceu nesta terça-feira (3) em greve geral, em protesto pela repressão policial de Madri contra o plebiscito separatista votado no último domingo. Ao menos 52 estradas foram bloqueadas na Catalunha, o que gerou filas quilométricas de veículos. Os serviços de transporte público, como metrô, ônibus e trens, também registraram lentidão e redução de operações. Praticamente todas as escolas estão fechadas devido à falta de alunos e ao caos no transporte. Os portos de Barcelona e Tarragona também paralisaram suas atividades. 


Todos os moradores da região aderiram a Greve Geral. Foto: Reprodução/Twitter

A greve foi convocada pelos sindicatos UGT e CC OO, enquanto o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, pediu que a população “não se deixe levar por provocações” e participe de um “protesto cívico” contra a repressão de Madri. No último domingo, a Catalunha realizou mais uma consulta popular sobre sua independência da Espanha, apesar de todas as ameaças do governo de Madri de Mariano Rajoy de impedir a separação da região. De acordo com a administração da Catalunha, o “sim” venceu com cerca de 90% dos votos, mas menos da metade dos eleitores compareceu às úrnas, o que abriu um debate sobre a validade e representatividade do plebiscito.   

A Catalunha acusa o governo espanhol de intimidar os eleitores e evitar que eles votassem por meio de repressão policial que deixou mais de 800 pessoas feridas. No sábado, centros de votação e de contagem de votos foram interditados. Metade das 2.315 escolas que funcionariam como seções eleitorais foi fechada pela polícia.

Fonte: Isto É
Mais sobre: