Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moscou diz que EUA invadiram residências de consulado russo

O Ministério da Relações Exteriores da Rússia ameaçou retaliações à "invasão".

03/10/2017 13:29

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira (3) que autoridades americanas invadiram residências do Consulado da Rússia em San Francisco.
Moscou ameaçou retaliações à "invasão" que caracterizou como hostil e ilegal.
No fim de agosto, o Departamento de Estado americano requisitou à Rússia que fechasse o consulado de San Francisco até o dia 2 de setembro. Washington disse à época que a decisão foi tomada "no espírito de paridade" com as medidas de redução da equipe diplomática americana na Rússia impostas pelo Kremlin.
Funcionários russos deixaram o complexo onde funcionava o consulado em cumprimento à ordem americana, mas deixaram as áreas que eram usadas como residência trancadas.
Após a saída da missão diplomática russa, autoridades americanas ocuparam os setores administrativos do complexo, mas, segundo Moscou, entraram na área residencial na segunda-feira (2).


Rússia e Estados Unidos estão tendo impasses em sua relação diplomática (Foto Kremlin)

"Reservamo-nos o direito de responder. O princípio de reciprocidade sempre foi e continua sendo o pilar da diplomacia" disse a chancelaria em um comunicado.
Filmagens veiculadas na televisão estatal russa mostram o que seriam autoridades americanas rompendo cadeados em partes isoladas do complexo e entrando nas residências.
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que os "invasores" tomaram todas as instalações onde funcionava o consulado, incluindo a residência do cônsul-geral.
"Assim sendo, entendemos que os americanos, ao invadir nossos edifícios diplomáticos, concordaram de fato que suas missões na Rússia podem ser tratadas de forma semelhante", declarou a chancelaria.
A acusação russa ocorre um dia após o jornal americano "The Washington Post" divulgar que um advogado de Trump foi convidado para encontros na Rússia já numa fase avançada de campanha presidencial.
Nos últimos meses, Rússia e Estados Unidos têm trocado medidas retaliatórias de redução de pessoal diplomático.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: