Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário recebe agricultores para tratar de investimentos no Cinturão Verde

Secretário recebe agricultores para tratar de investimentos no Cinturão Verde

18/11/2016 10:24

Representantes de 16  comunidades que fazem parte dos municípios que compõem o Cinturão Verde, reuniram-se, nessa quinta-feira (17), com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; a diretora do Programa Crédito Fundiário da SDR, Patrícia Vasconcellos, e a diretora Ação Comunitária da SDR, Liz Meireles, para apresentar um diagnóstico sobre a execução do projeto.

O representante da Fafi-PI, Washington Leite, disse, durante o encontro, que todos os municípios do entorno de Teresina têm potencial de produção e sua proposta para o governo é o aproveitamento dos assentamentos do Incra e do Crédito Fundiário e um maior suporte com  manejo adequado e assistência técnica. “Com esse apoio, teremos condições, inclusive, de fornecer produtos para comercialização na Ceapi ”, avaliou Washington.

O presidente do Conselho Gestor, Antônio Cornélio, disse que o diagnóstico é uma etapa muito importante após a reativação da continuidade do projeto, iniciada pelo governo, por meio da SDR, no ano passado. “Estamos em uma fase decisiva, pois avaliamos como está o processo de execução  do Cinturão Verde neste momento e estamos apresentando ao Governo do Estado nossas prioridades. Esta reunião, para nós, é a confirmação do compromisso do secretário e de sua equipe, de tomada de  providências pelo governo para melhorar a estrutura do projeto” ponderou Cornélio.

Entre outras reivindicações, o grupo solicitou da secretaria, assistência técnica continuada e permanente, a  perfuração e equipação de poços e a regularização de áreas onde há beneficiários.

A diretora de Ação Comunitária, Liz Meireles,  disse que, entre os encaminhamentos, estão as reuniões estratégicas para atender as demandas, e que o secretário Limma, logo no início da reunião, demonstrou que o governo tem todo o interesse de atender agricultores dessas comunidades. “Esse levantamento nos dará condições de identificar onde temos que desenvolvercada ação da SDR de acordo com o projeto e priorizar áreas que precisam mais de assistência técnica, cerca de arame, energia e outras necessidades, como a patrulha mecânica, que será viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado Assis Carvalho”, pontuou Liz.

O secretário Francisco Limma recebeu o documento dos beneficiários do Cinturão Verde e disse que, a médio e longo prazo, o governo vai analisar e atender as prioridades: “Dentre os encaminhamentos desse encontro, inicialmente já posso adiantar que parte das solicitações dos agricultores e agricultoras do Cinturão Verde serão atendidas por meio do Progere, desenvolvido pela SDR, inclusive já estamos atendendo algumas comunidades de forma emergencial. Sobre a capacitação, sistema de irrigação e cercas, foi formada aqui uma comissão que, até o fim do ano, deverá apresentar projeto com orçamento para que possamos desenvolver as ações de forma organizada”, concluiu o gestor.

A comissão também se comprometeu a viabilizar reuniões estratégicas com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Eletrobras e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) para tratar das questões sobre Assitência Técnica, energia trifásica e regularização de terras.

Mais sobre: