Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Buscar renda extra é estratégia de teresinenses para driblar a crise

Mesmo com trabalhos formais, teresinenses escolhem outras ocupações para garantir maior tranquilidade fnanceira.

05/12/2016 06:42

A inflação acelerou durante os últimos meses do ano, o que de forma direta tem proporcionado uma pressão maior sob os orçamentos das famílias. Conter gastos e buscar formas de ganhar dinheiro extra têm sido o caminho escolhido por muitas pessoas para não deixar o período de instabilidade financeira de o País desequilibrar o orçamento. No entanto, mesmo com trabalhos formais, teresinenses escolhem outras ocupações para garantir maior tranquilidade financeira.

É o caso de Roberta Carvalho, a jovem tem como formação e ocupação formal o trabalho de nutricionista, mas é com a venda de acessórios que ela consegue complementar sua renda. “Desde a faculdade, trabalho com a venda de semijoias e, para mim, foi sempre uma forma de complementar a renda. Me formei em 2013 e continuei atuando dessa forma, além de levar os produtos para o trabalho, também ia na casa de clientes no tempo livre”, explica.

Dessa forma, a jovem confessa que a renda trazida pela venda dos acessórios, muitas vezes, chega a representar 50% do seu orçamento total. Assim, Roberta divide seu tempo entre o trabalho formal de nutricionista e as vendas de semijoias.

No entanto, o período de crise também influenciou as vendas, forçando que novas estratégias fossem adotadas para não perder a margem de lucro. “As vendas diminuíram bastante, mas hoje já temos a facilidade de ter máquina de cartão, que de uma forma ou de outra ajuda a segurar os clientes. E também variei um pouco na oferta de produtos, não mais só semijoias, mas também bolsas”, destaca.

Os trabalhos seguem paralelos, um não interferindo na execução do outro. Enquanto se dedica ao trabalho como nutricionista, apenas nas horas vagas oferta novos produtos a pretensos clientes. “Quanto mais gente conhecer, melhor”, finaliza.


Roberta Carvalho é nutricionista e nas horas vagas vende acessórios para completar a renda do mês (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

Empreender com cosméticos é tido como escolha simplificada

Apesar de não se tratar de produtos de primeira necessidade, a indústria de cosméticos cresce porque seu uso está intimamente relacionado ao desenvolvimento, aumento e manutenção da autoestima e autoconfança das pessoas. O ramo também é um dos mais escolhidos por pessoas que buscam uma renda extra, por ter produtos de fácil aceitação.

Há nove meses, a jovem Larissa Florêncio começou a investir na área almejando a complementação de sua renda. Estudante de uma faculdade particular, o trabalho como atendente de uma clínica não estava sendo suficiente para bancar seus custos.

“Comecei a fazer faculdade com a intenção de trabalhar e pagar a faculdade, mas logo vi que não estava dando só com o trabalho formal, porque tinha que pagar plano de saúde, dívidas, transporte, almoço; os gastos são muitos. Foi quando resolvi investir na venda de perfumes importados”, relata.

A jovem utiliza sua rede de contatos para a oferta e venda dos produtos. Amigos da faculdade, colegas de trabalho e familiares acabam por se tornar seu público alvo. “Já que tenho muitos amigos, muita gente também compra até para ajudar. As vendas têm se tornado uma crescente e, hoje, representa uma grande parcela do meu orçamento”, destaca.

Larissa confessa que o trabalho da venda de perfumaria e cosméticos chega a quase dobrar seu salário. Para ela, a iniciativa foi fundamental para a manutenção da sua qualidade de vida

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: