Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CGU apura fraudes em concurso da Prefeitura de Bom Princípio

Investigação aponta que pessoas ligadas ao prefeito da cidade foram aprovadas no certame, além do desvio de recursos para pagamentos a empresa de fachada.

14/12/2017 08:49

A Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou nesta quinta-feira (14) uma operação para apurar fraudes no concurso público promovido este ano pela Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí - a 333 Km de Teresina. As investigações apontam que pessoas ligadas ao prefeito Francisco Apolinário Costa Moraes, além de vereadores do Município, foram aprovadas no certame e posteriormente nomeadas, o que configura indícios de favorecimento. Entre as vagas disponibilizadas no concurso estão cargos para a área de educação e saúde, cujos vencimentos são custeados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Municipal de Saúde.


Leia também:

Família de prefeito e políticos passam em concurso e geram desconfiança 


Dentre os alvos das buscas estão as residências do prefeito Francisco Apolinário, e de mais cinco vereadores da cidade. Também há mandados de busca e apreensão na casa de um oficial da Polícia Militar, além dos proprietários da empresa Água Marinha Consultoria e Projetos LTDA ME.

Além das fraudes CGU, apura ainda possíveis desvios de recursos para pagamentos a uma empresa de fachada contratada para a realização do concurso. Segundo o órgão, foram identificadas evidências de que a empresa responsável pelo certame não apresentava capacidade operacional para tal finalidade. A entidade teria sido utilizada não só como fachada para a realização do certame, como também para oferta de cursos de capacitação em municípios da região Norte do Piauí, custeados com recursos federais, estaduais e municipais.

Ao todo, CGU está dando cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão em Bom Princípio, Parnaíba e Teresina. Participam da operação cerca de 40 pessoas, entre policiais covis, promotores de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE-PI) e auditores da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O Portal O Dia tentou contato com o prefeito de Bom Princípio, Francisco Apolinário, para comentar as investigações da CGU, mas as ligações caíram na caixa de mensagem. A reportagem também tentou contato com a Água Marinha Consultoria, mas ninguém foi encontrado para se pronunciar sobre o assunto. No site da empresa constam apenas as informações referentes ao edital do concurso da Prefeitura de Bom Princípio e uma publicação com o resultado final do concurso, mas a área é de acesso restrito aos candidatos.

*Erramos 

O Portal O Dia errou ao divulgar a primeira informação de que a operação da CGU apurava fraudes no concurso promovido pela Prefeitura de Bom Jesus. A investigação é feita na Prefeitura de Bom Princípio. A matéria original foi editada as 9h42min para correção da informação.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da CGU e da Polícia Civil
Mais sobre: